Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TATU MÃE...TATU FILHO...


PARA O DIA DAS CRIANÇAS !

A MAMÃE TATU-GALINHA E SEUS 4 FILHOTES ESTÃO NO BOSQUE DOS JEQUITIBÁS, ONDE FICARÃO POR, PELO MENOS, UMA SEMANA.
A FAMÍLIA FOI ACOMODADA NUM TOCO.


                   O tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) é um tatu encontrado dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil. Tal espécie de tatu possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprimida, ger. com oito cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina. Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.


                                 Uma característica curiosa distingue o tatu-galinha das outras espécies: a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia. O nome "galinha" vem do fato do Dasypus possuir pelos parecidos com penas em suas patas. Ele pode chegar a 80 cm quando adulto e possui um casco conhecido como casco blindado que o protege contra os predadores.


                              Atravessa cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo. Se o rio é muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água. Este é um animal muito caçado pelo homem, o que vem reduzindo as populações em alguns locais em ritmo bastante sério.
--------------
FRASE DA VEZ:
"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a." (Goethe)
------------------

Um comentário:

  1. Eu digo mais: é possível mostrar amor pela criança amando também todas as coisas/pessoas que ela ama.

    ResponderExcluir