A MAIS PURA DAS FANTASIAS
by João Nunes
"Filme infantil brasileiro não é lá coisa tão comum.
Daí o interesse que desperta Eu e meu Guarda- Chuva, primeiro longa-metragem de Toni Vanzolini, que teve parte rodada em Paulínia e estreou ontem.
Eu e meu guarda-chuva teve a maior parte rodada em São Paulo, em especial no Colégio Sion, no bairro de Higienópolis
UM RITO DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA
O garoto Eugênio (Lucas Cotrim) usa um guarda-chuva como espada, numa luta com a figura do avô, projetada numa tela branca como num jogo de sombras.
A bonita imagem é a chave para ganhar o espectador no ato e fazê-lo entrar no mundo da fantasia.
Saberemos então, que o avô de Eugênio morreu e este é o primeiro drama a ser enfrentado no rito de passagem para a vida adulta.
O segundo: no dia seguinte começam as aulas numa escola nova.
No terceiro drama e coluna central do filme, instala-se a fantasia com o mistério envolvendo um tal barão Von Staffen, figura sinistra, cujo quadro está no hall de entrada da escola.
E Eugênio terá muito trabalho pela frente para salvar Frida (Rafaela Victor), por quem está apaixonado, ao lado do amigo Cebol (Victor Froiman), usando como arma o velho guarda-chuva do avô.
Vanzolini cria todos os recursos para que embarquemos na viagem de Eugênio: do colégio tenebroso a um avião cuja companhia se chama Pesadelo Air, passando por cidades geladas, como Estocolmo.
O clima de tensão e de graça, diálogos afiados, bom roteiro, elenco homogêneo e simpático, além de um ótimo trabalho de Daniel Dantas (o tal do barão), são a força do filme.
O resultado é qualidade, competência e singeleza.
----------------
FRASE DDA VEZ: "É melhor viver uma fantasia esplêndida que uma realidade cruel"
( Thiago Andrey ) ------------------
"Arte e vida se misturam.
ResponderExcluirFantasia e realidade se acrescentam."
Affonso Romano de Santana