Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CONDEPACC EM MEU LIVRO

relojes web gratis
SEMANA HALLOWEEN


Como meu livro já está na reta final, resolvi colocar os membros do Conselho da Condepacc que vetaram o projeto, assim como o veto no livro, a fim de perpetuar mais uma afronta de Campinas a CARLOS GOMES, uma vez que o que se pretendia era enterrar o filho do Maestro no "túmulo" do Maestro... não no "monumento" do Maestro, uma vez que isso não existe. Ninguém é enterrado em monumento e sim, em túmulo.
Além do mais, tenho certeza de que muita gente deste conselho não sabe nada sobre o Maestro, só conhece por cima, O Guarani e olha lá !
Portanto, aqui vai o que constará em meu livro. Prometo não me esquecer de ninguém:

página 8 - Diário Oficial do Município de Campinas Campinas, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CAMPINAS - CONDEPACC

ATA 386 - REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA


Aos 24 dias do mês de junho de 2010, com início às 10h15m, realiza-se no Planetário - Parque Portugal - Portão 07, a trecentésima octogésima sexta reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas - CONDEPACC, na ausência do presidente Arthur Achilles Duarte de Gonçalves assume os trabalhos o vice-presidente Marcelo Alexandre Juliano e com a presença dos seguintes conselheiros: Ricardo Luiz Bueno Ferrari, titular do Gabinete do Prefeito - Hélio Carlos Jarretta, Octacílio Dias de Almeida, titular e primeiro suplente da Secretaria Municipal de Urbanismo - Cláudio Natal Orlandi, titular da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura - Rosana Guimarães Bernardo, titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano - Valéria Murad Birolli, titular da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e da Cidadania - Daisy Serra Ribeiro, Antonio Henrique Felice Anunziata, titular e primeiro suplente da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) - Mirza Maria Baffi Pellicciotta, suplente do Conselho Municipal de Turismo - Sérgio Galvão Caponi, titular da Academia Campineira de Letras e Artes - Nathanael de Almeida Leitão, suplente da Academia Campinense de Letras - Orlando Rodrigues Ferreira, titular da Associação Campineira de Imprensa - Welton Nahas Cury, titular da HABICAMP, João Manuel Verde dos Santos, titular da Associação Regional de Escritórios de Arquitetura - AREA - Cristiano Ortiz Spinosa, titular do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI - Américo Baptista Villela, suplente de Museologia - Roberto Baldin Simionatto, titular da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas - Olga R. de Moraes Von Simson, titular do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas - IHGGC - Adriana Flosi, titular da Associação Comercial e Industrial de Campinas - ACIC - Herberto Aparecido Guimarães, conselheiro emérito. 


 ORDEM DO DIA: a - Relatório (...)

(...) O Conselho INDEFERIU por unanimidade a solicitação de translado dos restos mortais do filho de Antonio Carlos Gomes para ser sepultado no
Monumento Túmulo Carlos Gomes à Praça Bento Quirino, pois o local é um Monumento e não jazigo, orientando para que seja encaminhado ao Cemitério da Saudade.


Nada mais havendo, o vice-presidente Marcelo Alexandre Juliano agradece a todos e encerra a reunião, da qual eu, Rita de Cássia Barthasar de Paula, transcrevo a presente Ata, que deverá ser aprovada pelo CONDEPACC. 

Campinas, 24 de junho de 2010. 386.5

Campinas, 14 de setembro de 2010

ARTHUR ACHILLES DUARTE DE GONÇALVES
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA
PRESIDENTE DO CONDEPACC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
---------------- 
COMENTÁRIO DA DENISE: 


Como eu já esperava, pois, sou campineira e conheço bem este povo daqui, meu projeto de tentar trazer os restos mortais do filho de CARLOS GOMES pra junto do pai, não foi aceito pela CONDEPACC.
Argumento: "...o monumento é uma homenagem da cidade ao maestro e não à sua família."

E eu digo: pelo visto, não conseguiram fazer a leitura certa do sentido de tudo: a intenção é homenagear CARLOS GOMES, trazendo pra junto dele seu filho, por quem CARLOS GOMES tanto lutou para impedir que a tuberculose o vencesse e o levasse e que morreu dois anos depois do pai.
Quanto à família "paralela", pois, o maestro não teve netos, esta tem apenas que sentir-se presenteada por ter "seu sangue correndo nas veias". E, por ter "seu sangue correndo nas veias", deveria ter feito muito por ele e não o fez.

Só quem conhece profundamente a vida de CARLOS GOMES, sabe que era o único filho (havendo também uma filha - Itala, que está enterrada no Rio de Janeiro)que acompanhou passo-a-passo a vida do pai, que veio ao Brasil várias vezes com o pai e que fez muitos esboços de cenários das óperas do pai. Isso, quase ninguém sabe.

Ninguém está querendo conspurcar o Monumento de CARLOS GOMES, a propósito, pra quem não sabe, CARLOS GOMES foi enterrado, quando chegou de Belém do Pará, no jazigo da família Ferreira Penteado, POR CARIDADE, POR FAVOR, "QUEBRA-GALHO", porque sua cidade não arrumou um pedaço de chão pra ele repousar.(teve um mes pra arrumar, uma vez que o corpo do maestro levou este tempo pra vir de Belém pra cá. E só veio, porque Campinas pediu, pois, eles o queriam LÁ !)
Este pedido de Campinas, não foi um pedido de amor, foi puro interesse: era o corpo do famoso compositor que, a partir deste momento já não incomodava mais: estava morto e como tal, passava a interessar e muito a partir de agora. E Campos Sales, muito ordinário,  mandou que colocassem o corpo do Maestro em qualquer navio mercante que viesse para cá, como se fosse um pacote, tendo sido imediatamente contrariado por Lauro Sodré, que disse que o Maestro só viria em um navio de guerra ou não sairia de Belém.

Campinas soube reclamar o corpo do maestro, mas não providenciou um lugar decente para ele repousar. Coube, mais uma vez, aos amigos do maestro fazê-lo.

Aos que votaram sem entender nada sobre a intenção: o que se pretende é ENTERRAR as cinzas de Carlos André Gomes no TÚMULO da família, ou seja, no Monumento-TÚMULO do maestro campineiro (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES.
Será que é tão difícil de entender isto ?
Um túmulo é um túmulo, seja embaixo daquele Monumento, seja no Cemitério ou seja apenas uma cova rasa. (e olhe que, se não fosse a família Ferreira Penteado, ele teria esperado o famigerado "Monumento-Túmulo" numa COVA RASA.

Tem outro detalhe a esclarecer: a família não tem nada com este projeto em questão, aliás, a família nem sabia disso até hoje. É um projeto meu, pois, surgiu quando estive no Cemitério de Milão e senti muita tristeza por ver que até isso foi negado a CARLOS GOMES. Coube na época, ao país, este gesto de reconhecimento por tudo o que ele fez pelo Brasil.
Mas não, enterrou-se um brasileiro, filho do Compositor das Américas...na Itália.
Isto só prova que o Brasil não respeita seus expoentes.
Tem outra... não quero banda, nem orquestra, nem alarde, não.
Só pretendo fazer justiça: O Brasil, São Paulo, Campinas não encheram a boca para apregoar aos quatro cantos do mundo que os filhos de CARLOS GOMES eram italianos?
Para quem não sabe, CARLOS GOMES os naturalizou BRASILEIROS !
E como brasileiro, filho legítimo do ilustre filho de Campinas (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES, Carlos André tem mais é que estar aqui, ao lado do pai.

Os mais agnósticos diriam: pra quê trazer o filho pra cá ? Já estão mortos mesmo !

Respondo: por RESPEITO... por AMOR... por CONSIDERAÇÃO... por REMISSÃO de todos os pecados cometidos contra ele !!!!!!!!!!!!!

Às vezes acho que não querem abrir o túmulo, de medo do que se pode achar por lá... afinal não vê manutenção faz tempo !!!! Será que é isso ?
Se é tão importante assim para Campinas, não se conspurcar o Monumento-Túmulo do maestro, para trazer para junto dele, no Túmulo DELE, seu filho; se CARLOS GOMES passou a ser tão importante assim, por que está sendo depredado a olhos vistos e ninguém se mexe ?

Este é um exemplo de como se deve cuidar de um "cidadão ilustre".
Pra quem não sabe, Ghislanzoni foi o libretista de óperas de CARLOS GOMES e seu amigo íntimo.
Nascido nesta cidade, LECCO, onde CARLOS GOMES construiu sua casa - Villa Brasilia.

Mas sabem usar o nome de CARLOS GOMES pra festa junina, pra pano de fundo de discurso político... pra encher o peito lá fora e dizer "Sou de Campinas, terra de CARLOS GOMES !

E tem outra coisa: não preciso de permissão de CONDEPACC nenhuma para enterrar Carlos André no Cemitério da Saudade.
---------------

A propósito de CARLOS GOMES, fui apresentada ao vereador Sebá Torres, durante o casamento do Fábio Bizachi na sexta-feira e conversamos longamente sobre o assunto: VERBA PARA A SEMANA/MES DE CARLOS GOMES.
Sebá é uma pessoa muito simpática e prometeu-me tomar sérias providências para que esta verba saia este ano, já que nos anteriores, não aconteceu.
Portanto, estou retirando dois nomes daquela lista-negra: Vereador Aurélio Cláudio e Vereador Sebá Torres.
Aguardemos...
---------------
FRASE DA VEZ:

"O homem paciente vale mais que um general que venceu muitas batalhas." (Bíblia)
-------------
FOTO PACIÊNCIA
-----------------




2 comentários:

  1. Querida Denise,
    Parabéns pelo blog. Quanta coisa boa.
    Parabéns por tua luta por Carlos Gomes.Ele merece.
    Como você mesma postou foto e frase sobre a paciência, essa deve ser a virtude que a levará a alcançar seus ideiais. Complemento da frase:
    "Uma grande obra se faz com paciência"
    Muita luz em teu caminho.
    Com carinho
    Rosana Montero Cappi
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. "Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir