Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

INÍCIO DE OUTONO EM CAMPOS DO JORDÃO

UM PEDAÇO DA EUROPA NO BRASIL

Para matar a saudade do tempo em que os filhos tinham a idade dos netos e que fomos a Campos do Jordão, resolvemos passar este fim-de-semana lá !


Campos do Jordão, é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira

Célio indo em busca de informações sobre nossa Pousada (Campos de Provence)

A cidade tem altitude de 1628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede.


A Pousada em que ficamos. (Alto Capivari - um bairro repleto de Hotéis e Pousadas, uns mais lindos que outros) (com piso do banheiro aquecido ! rsrs...)

Campos do Jordão é chamada de Suíça Brasileira, principalmente pela sua arquitetura de influência europeia e pelo seu clima frio

Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.


Tomando o café da manhã, em meio à natureza exuberante da pousada.

Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita

Em setembro, realiza o Festival da Viola. 

O outono começa a ensaiar seus primeiros tons de amarelo.

Campos do Jordão abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública. 

Também possui o Museu Casa da Xilogravura - o maior em seu tipo existente no país - e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto. 

Junto à fábrica do Chocolate Araucária, pode-se conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e visitar o Museu do Chocolate.

A Vila Capivari é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão. 

Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares. Comemos uma truta fantástica !

Fazer compras em Capivari também é uma atração imperdível. 

As mais diversas grifes  estão presentes nas ruas e shoppings da cidade.

Recentes tendências da  moda podem ser encontradas nas lojas e boutiques, com destaque para  malhas e artigos em lã fabricados na cidade. 

Também pode-se adquirir produtos exclusivos de Campos como chocolates caseiros, a tradicional cerveja Baden Baden, artesanatos e souvenirs.

Na temporada de inverno, feriados e finais de semana é possível conferir shows gratuitos e apresentações culturais na praça principal, ou simplesmente sentar para recarregar as energias enquanto aprecia a paisagem.

No Parque de Capivari tem o Teleférico que liga o parque ao Morro do Elefante, botes infláveis motorizados, praça de alimentação, artesanato, e o Trenzinho da Alegria que leva o visitante para conhecer diversos pontos turísticos da cidade.

É no centro de Vila Capivari que se concentra também grande parte da vida noturna.

Outono: é o  início das quedas significativas de temperaturas, portanto é necessário  trazer os casacos de frio para aproveitar o fim de tarde e noite, quando  há fortes ventos frios anunciantes do inverno. 
Vale ressaltar que  durante o dia, em locais de intensa sombra é necessário usar uma blusa,  devido à sensação térmica mais fria.

Temp. mínima (média): 9 °C
Temp. máxima (média): 21°C

A cidade tem se especializado  no  turismo de luxo: é endereço de algumas das melhores pousadas do  Brasil e  acaba de ganhar dois hotéis coerentes com seu porte, o Blue  Mountain e  o Le Renard. 

Um reformulado Araucária, restaurante do Grande  Hotel,  veio se somar à lista de endereços gourmet. É por isso que os  turistas  voltam sempre. 

E também para comer chocolates e fondues, tomar  chope  Baden Baden, curtir Festival de Inverno... e, principalmente, pelo  doce  prazer de ver e ser visto.

Fiquei impressionada com a quantidade de radares que foram colocados  na  Rodovia Dom Pedro. A impressão é que tem um radar a cada dez metros. 

Ainda temos os pedágios, que  não são poucos, com valores exorbitantes.

A vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a  vegetação de mata e a vegetação campestre. 

De um modo geral, ela se  apresenta profundamente modificada pela influência do homem.


Foto tirada em nossa pousada.

O pinheiro é a árvore-símbolo de Campos do Jordão, não obstante, o ataque criminoso do homem.

Foto tirada no caminho para nossa pousada.


 Foto tirada no caminho para nossa pousada.

O gênero Araucária, Juss., em "Araucarilândia", abrange  apenas 10 espécies de árvores, dispersadas em várias regiões da América  e da Austrália.

 Foto tirada no caminho para nossa pousada.


Foto tirada no caminho para nossa pousada.


Foto tirada na saída da cidade.

Campos  do Jordão desenvolve seu turismo através de iniciativas públicas e  privadas que movimentam a cidade durante o ano inteiro, através de  feiras, festivais, congressos, espetáculos, etc. 







Neste lugar, compramos uma folha da árvore símbolo do Canadá - Maple - em madeira. Vamos colocar o número de nossa casa sobre ela. Vai ficar legal !

PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS

Um  dos pontos mais famosos e lembrados quando se fala de Campos,  principalmente pelos mais aventureiros, é a Pedra do Baú

A formação  rochosa possui cume de 1850 metros de altitude, onde são praticados  diversos esportes radicais como saltos de paraglaider, escaladas, dentre  outros. Existem diversas outras opções de  picos.

- Morro do Elefante: 

Seu nome é devido à formação montanhosa, que se assemelha ao contorno  de um elefante. A entrada é franca e no cume do monte é possível ter uma  linda vista panorâmica da cidade. 

- Pico do Itapeva: 

É um dos pontos mais altos do Brasil com 2035m e apesar de estar  localizado no município de Pindamonhangaba, é considerado um dos  principais pontos turísticos de Campos do Jordão, pois seu acesso é  feito através desta cidade. No local há um pequeno centrinho comercial. No pico é possível observar até 17 cidades  do Vale do Paraíba como Lorena, Guaratinguetá, Aparecida do Norte,  dentre outras. 

 - Ducha de Prata:

Uma  ducha artificial com toda a infra-estrutura turística. A vista é linda !

As flores de Campos do Jordão !!! 

















Mais fotos de Campos do Jordão !

















Assim é Campos do Jordão !

EM ROMA
A foto foi tirada por mim em 2009.






4 comentários:

  1. Viva nosso Brasil.Temos de tudo um pouco aqui .Amei Denise.Vc e Célio estão lindos e deve ter sido muito gostoso .Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Que show de fotos, Denise! Vocês capricham mesmo! A máquina deve ser de primeirissima qualidade! Quanta beleza natural em Campos do Jordão!
    Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Já estive em Campos do Jordão mas, é sempre bom recordar. As fotos e a descrição ficaram ótimas! Que belo passeio vcs fizeram!

    ResponderExcluir