Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

A MAIS VELHA DE TODAS

A PLANTA MAIS VELHA DO MUNDO


Trinta mil anos atrás, um esquilo siberiano da espécie Urocitellus parryii coletou sementes e frutos de uma planta chamada Silene stenophylla  e os levou para sua toca subterrânea. O que aconteceu com o esquilo depois disso, não se sabe. Mas o material vegetal que ele coletou ficou preservado no solo congelado da tundra siberiana. E agora,  30 mil anos depois, cientistas russos descongelaram essas sementes e  frutos e trouxeram a planta de volta à vida no laboratório.  Literalmente.
Amostras descongeladas de tecido placentário extraído dos frutos da planta foram cultivadas em laboratório e induzidas a formar novas  plantas inteiras, num processo conhecido como organogênese (formação de  órgãos). Algo que é feito rotineiramente em laboratório para clonar  plantas agrícolas de interesse. Só que a planta, nesse caso, tinha 30  mil anos de idade. Imagine só!
As plantas clonadas se desenvolveram perfeitamente. Primeiro, foram cultivadas e propagadas in vitro, depois transferidas para vasos com terra, floresceram, foram fertilizadas, produziram sementes que germinaram e deram origem a mais plantas, e assim por diante. Segundo os  pesquisadores, essas plantas são “os mais antigos organismos  multicelulares vivos”.
A Silene stenophylla não é uma espécie extinta. Ela ainda existe, apesar de ter mudado um pouco de aparência (fenótipo) nos últimos 30 mil anos. Mas é certo que sementes e frutos de muitas espécies que não existem mais também estão preservados no permafrost siberiano (cuja camada de solo congelado pode ter centenas de metros de  espessura … a amostra usada no estudo estava “apenas” a 38 metros abaixo da superfície).
 Então, a princípio, nada impede que esse procedimento seja refeito para recriar alguma espécie extinta.
Sabe-se lá o que mais esses esquilos pré-históricos andaram guardando em suas tocas!
FRAGILIDADE
 

Um comentário: