UM PEDAÇO DA EUROPA NO BRASIL
Para matar a saudade do tempo em que os filhos tinham a idade dos netos e que fomos a Campos do Jordão, resolvemos passar este fim-de-semana lá !
Campos do Jordão, é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.
Célio indo em busca de informações sobre nossa Pousada (Campos de Provence)
A cidade tem altitude de 1628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede.
A Pousada em que ficamos. (Alto Capivari - um bairro repleto de Hotéis e Pousadas, uns mais lindos que outros) (com piso do banheiro aquecido ! rsrs...)
Campos do Jordão é chamada de Suíça Brasileira, principalmente pela sua arquitetura de influência europeia e pelo seu clima frio.
Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.
Tomando o café da manhã, em meio à natureza exuberante da pousada.
Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita.
Em setembro, realiza o Festival da Viola.
O outono começa a ensaiar seus primeiros tons de amarelo.
Campos do Jordão abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública.
Também possui o Museu Casa da Xilogravura - o maior em seu tipo existente no país - e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto.
Junto à fábrica do Chocolate Araucária, pode-se conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e visitar o Museu do Chocolate.
A Vila Capivari é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão.
Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares. Comemos uma truta fantástica !
Fazer compras em Capivari também é uma atração imperdível.
As mais diversas grifes estão presentes nas ruas e shoppings da cidade.
Recentes tendências da moda podem ser encontradas nas lojas e boutiques, com destaque para malhas e artigos em lã fabricados na cidade.
Também pode-se adquirir produtos exclusivos de Campos como chocolates caseiros, a tradicional cerveja Baden Baden, artesanatos e souvenirs.
Na temporada de inverno, feriados e finais de semana é possível conferir shows gratuitos e apresentações culturais na praça principal, ou simplesmente sentar para recarregar as energias enquanto aprecia a paisagem.
No Parque de Capivari tem o Teleférico que liga o parque ao Morro do Elefante, botes infláveis motorizados, praça de alimentação, artesanato, e o Trenzinho da Alegria que leva o visitante para conhecer diversos pontos turísticos da cidade.
É no centro de Vila Capivari que se concentra também grande parte da vida noturna.
Outono: é o início das quedas significativas de temperaturas, portanto é necessário trazer os casacos de frio para aproveitar o fim de tarde e noite, quando há fortes ventos frios anunciantes do inverno.
Vale ressaltar que durante o dia, em locais de intensa sombra é necessário usar uma blusa, devido à sensação térmica mais fria.
Temp. mínima (média): 9 °C
Temp. máxima (média): 21°C
Temp. máxima (média): 21°C
A cidade tem se especializado no turismo de luxo: é endereço de algumas das melhores pousadas do Brasil e acaba de ganhar dois hotéis coerentes com seu porte, o Blue Mountain e o Le Renard.
Um reformulado Araucária, restaurante do Grande Hotel, veio se somar à lista de endereços gourmet. É por isso que os turistas voltam sempre.
E também para comer chocolates e fondues, tomar chope Baden Baden, curtir Festival de Inverno... e, principalmente, pelo doce prazer de ver e ser visto.
Fiquei impressionada com a quantidade de radares que foram colocados na Rodovia Dom Pedro. A impressão é que tem um radar a cada dez metros.
Ainda temos os pedágios, que não são poucos, com valores exorbitantes.
A vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetação campestre.
De um modo geral, ela se apresenta profundamente modificada pela influência do homem.
Foto tirada em nossa pousada.
O pinheiro é a árvore-símbolo de Campos do Jordão, não obstante, o ataque criminoso do homem.
Foto tirada no caminho para nossa pousada.
Foto tirada no caminho para nossa pousada.
O gênero Araucária, Juss., em "Araucarilândia", abrange apenas 10 espécies de árvores, dispersadas em várias regiões da América e da Austrália.
Foto tirada no caminho para nossa pousada.
Foto tirada no caminho para nossa pousada.
Foto tirada na saída da cidade.
Campos do Jordão desenvolve seu turismo através de iniciativas públicas e privadas que movimentam a cidade durante o ano inteiro, através de feiras, festivais, congressos, espetáculos, etc.
Neste lugar, compramos uma folha da árvore símbolo do Canadá - Maple - em madeira. Vamos colocar o número de nossa casa sobre ela. Vai ficar legal !
PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS
Um dos pontos mais famosos e lembrados quando se fala de Campos, principalmente pelos mais aventureiros, é a Pedra do Baú.
A formação rochosa possui cume de 1850 metros de altitude, onde são praticados diversos esportes radicais como saltos de paraglaider, escaladas, dentre outros. Existem diversas outras opções de picos.
- Morro do Elefante:
Seu nome é devido à formação montanhosa, que se assemelha ao contorno de um elefante. A entrada é franca e no cume do monte é possível ter uma linda vista panorâmica da cidade.
- Pico do Itapeva:
É um dos pontos mais altos do Brasil com 2035m e apesar de estar localizado no município de Pindamonhangaba, é considerado um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão, pois seu acesso é feito através desta cidade. No local há um pequeno centrinho comercial. No pico é possível observar até 17 cidades do Vale do Paraíba como Lorena, Guaratinguetá, Aparecida do Norte, dentre outras.
- Ducha de Prata:
Uma ducha artificial com toda a infra-estrutura turística. A vista é linda !
As flores de Campos do Jordão !!!
Mais fotos de Campos do Jordão !
Assim é Campos do Jordão !
EM ROMA
A foto foi tirada por mim em 2009.
Viva nosso Brasil.Temos de tudo um pouco aqui .Amei Denise.Vc e Célio estão lindos e deve ter sido muito gostoso .Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirQue show de fotos, Denise! Vocês capricham mesmo! A máquina deve ser de primeirissima qualidade! Quanta beleza natural em Campos do Jordão!
ResponderExcluirGostei.
Campos do Jordão é uma verdadeira jóia.
ResponderExcluirJá estive em Campos do Jordão mas, é sempre bom recordar. As fotos e a descrição ficaram ótimas! Que belo passeio vcs fizeram!
ResponderExcluir