Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

DA VINCI

MURAL DE DA VINCI

 A imagem mostra a ação da sonda colocada na parede que pode esconder um afresco de Leonardo da Vinci

Cientistas e pesquisadores da área de artes afirmaram nesta segunda-feira que um afresco do mestre renascentista Leonardo da Vinci perdido há cinco séculos talvez ainda exista por trás de uma parede da prefeitura de Florença, na Itália.
O responsável pela descoberta é um projeto de alta tecnologia que usa minúsculas sondas de vídeo. "Com historiadores da arte e cientistas combinando evidência histórica e tecnologia, essa equipe de pesquisa solucionou um mistério de mais de 500 anos", afirmou Terry Garcia, vice-presidente da National Geographic Society, dos Estados Unidos, que financiou a pesquisa.
O projeto para encontrar o que ficou conhecido como o "Leonardo Perdido" é polêmico, em parte porque os pesquisadores tiveram de abrir diversos orifícios em uma obra existente e porque nem todos concordam que o afresco de Leonardo ainda esteja ali.
No início do século 16, os líderes de Florença encomendaram a Leonardo, então no auge da carreira, um enorme afresco celebrando a vitória da República de Florença sobre a milanesa em uma batalha ocorrida nas planícies de Anghiari em 29 de junho de 1440. Leonardo, que considerava a guerra uma "loucura bestial", retratou um grupo de cavalos e cavaleiros em uma luta furiosa.
ÁFRICA EM PRETO E BRANCO


Um comentário: