Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARIS - MULHER

PARIS: CHARMOSA, FEMININA, ELEGANTE, ENCANTADORA...

Em homenagem ao 'Dia Internacional da Mulher', termino a postagem de hoje com uma cidade que considero muito feminina: PARIS !
 
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. 
A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. 
Como a antiga capital dum império estendido pelos cinco continentes, ela é hoje a capital do mundo francófono.
A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração duma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. 
Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte.
Ao fixar-se o poder real na cidade, sua importância econômica e política não cessou de crescer. 
Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.
No século XVII, ela era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa, cuja efervescência durante o Iluminismo lhe permite ainda hoje carregar o título de Cidade Luz; e no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. 
Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. 
As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da UNESCO.
Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. 
A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. 
Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e nela tendem a concentrar ao extremo todas as instituições. 
Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.
Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. 
Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase trinta milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.
Em 2007, a população intra-muros (dentro do limite dos antigos muros) de Paris era de 2 193 031 habitantes pelo recenseamento do INSEE. 
Porém, ao longo do século XX, a área metropolitana de Paris, se desenvolveu largamente fora dos limites da comuna original. 
A Grande Paris é, com seus 11 836 970 habitantes, uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia.
Com um PIB de US$813.364 milhões a Região Parisiense é um ator econômico europeu de primeira grandeza, sendo a primeira região econômica europeia.
Aos pés da Eiffel - 2009

Em frente ao Conciergerie - 2009

Ao lado no Museu Rodin - 2009

Paris é... Paris !! Eternamente bela !
 
FIÓTI DI PANDA

2 comentários: