Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

CANTANDO NO CINEMA


 RECITAL “CANTANDO NO CINEMA”
 
Na próxima sexta-feira, dia 30, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli da ACI (Associação Campineira de Imprensa, rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel.  3234.2591), a ABAL 'CARLOS GOMES' Campinas apresenta o recital “Cantando no Cinema” focalizando canções que ficaram famosas em filmes. 
Participam os cantores Marina Gabetta (soprano), Vera Bréscia (mezzosoprano), Roberto Tortorelli, Cesar Kalau e Alcides Acosta (tenores) e José Luiz Águedo-Silva (barítono), com Carlos Wiik ao piano. 
Entre as músicas que serão relembradas figuram temas de O Mágico de Oz, A Noviça Rebelde, Ghost, Suplício de uma Saudade, Escola de Sereias, Branca de Neve, Amor sem Fim (Endless Love), O Homem que sabia demais (Que será, será), Além da Eternidade, Forte Álamo, Romeu e Julieta (Love Story), Piaf e Mondo Cane (Mundo Cão).

O som, especialmente, a música está estreitamente ligada ao filme e à história que ele narra. Mesmo na época do cinema mudo os filmes eram acompanhados, ao vivo, por orquestras, conjuntos ou pianistas que acompanhavam, ao vivo, junto à tela, a ação mostrada na tela com música apropriada. Se a sequência do filme era de ação o trecho musical deveria ser rápido, forte e vivo. Já os momentos românticos se prestavam aos temas suaves e clássicos. 
Até hoje muitos filmes são lembrados principalmente por suas canções, como o Mágico de Oz (Somewhere over the rainbow), Titanic (My heart will go on), Luzes da Ribalta (Limelight), Piaf (Non, Je ne regrette rien), The Sound of Music (The Hills are alive) e muitas outras, de uma lista interminável de histórias. Relembrar essas melodias é o que pretende o recital da série “Encontros Musicais”

Entrada franca.
 DE CAMAROTE
 

Um comentário: