Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

TERRA X MARTE


TERRA E MARTE BEM PERTINHO

Na noite do dia 27 para 28 de agosto, o planeta Marte vai estar cerca de 55,7 milhões de quilômetros da Terra, oferecendo assim uma oportunidade única de observação.

O planeta vermelho se afasta às vezes até 400 milhões de quilômetros, mas no próximo mês vai estar mais próximo, o que pode facilitar o exame de sua superfície com telescópios potentes.

O grande período de afastamento entre os dois planetas se deve principalmente à complexidade da mecânica celeste, mais precisamente às especificidades das órbitas de Marte e da Terra. 

Enquanto nosso planeta leva 365,25 dias para dar uma volta inteira ao sol, Marte precisa de duas vezes este tempo (686,98 dias) para fazer o mesmo. 

Sendo assim, os dois planetas só se encontram do mesmo lado do sol uma vez em 780 dias.

Entretanto, todos estes encontros celestes não são equivalentes devido a pequenas diferenças e, afinal de contas, apenas uma vez em cada 79 anos Marte e Terra se encontram na mesma posição. 

A observação não vai se limitar a este instante histórico já que agosto inteiro será o mês do planeta Marte. 

Ao direcionar os instrumentos para a constelação de Aquário - no começo de agosto ou nas últimas duas horas antes do final do mês - 

bastará uma lente de 60 mm de abertura (um telescópio de 115 mm ou de 150 mm seria melhor) para fazer uma "viagem" inédita a Marte. 

VERMELHO VIVO

Um comentário: