Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

KARLOVY VARY - REPÚBLICA TCHECA


SAÍDA DE UM CONTO DE FADAS
Karlovy Vary é uma cidade termal situada na parte ocidental da República Checa, na confluência dos rios Ohře e Teplá. Karlovy Vary é assim chamada depois que o imperador Carlos IV fundou a cidade na década de 1370. 
A cidade é historicamente famosa pelas suas termas.

A cidade também é conhecida pelo seu Festival Internacional de Cinema e pelo seu licor famoso Karlovarská Becherovka.

Karlovy Vary é uma cidade rica e destino popular para muitas celebridades e tem muitas belezas arquitetônicas.

Até à sua expulsão em 1945, a maioria de habitantes desta cidade falava alemão.
A cidade de Karlovy Vary foi cenário de vários filmes, tais como As Férias da Minha Vida com a atriz Queen Latifah e 007 - Cassino Royale estrelado por Daniel Craig com a gravação ocorrendo no majestoso Grandhotel Pupp, um luxuosíssimo hotel que conta com 228 quartos divinamente decorados, reconhecido mundialmente pela excelência dos serviços em hotelaria.
A cidade também é famosa pelo licor Becherovka. 
Este licor foi inventado por Jan Becher (daí Becherovka, ou seja, “do Becher”), na cidade de Karlovy Vary. 
Sua receita é um segredo guardado a sete chaves, e reza a lenda que somente duas pessoas sabem exatamente quais os trinta ingredientes da fórmula, e sua exata proporção. 
Verdade ou não, o fato é que já tentaram copiar a fórmula em outros lugares, e nunca conseguiram. 
Um fator dessa exclusividade, dizem os tchecos, é a água de Karlovy Vary, reconhecidamente diferenciada.
A culinária de Karlovy Vary é bastante requintada para atender os turistas de alto padrão que visitam a cidade, contudo o visitante tem à disposição numerosos bistrôs e quitandas com preços acessíveis que vendem os famosos biscoitos waffers gigantes, outra atração imperdível da cidade.
A cidade de Karlovy Vary também é mundialmente famosa pelos cristais da marca Moser de alta qualidade e pureza com o know-how dos melhores artesãos da Bohêmia.
A empresa é conhecida pela fabricação de taças finas, vidros decorativos (tais como vasos, cinzeiro, castiçal), presentes de luxo e diversas gravuras de arte. 
Devido à qualidade, Moser é um dos mais cobiçados cristais de decoração. 
A rainha da Inglaterra, Elisabeth II, e o Rei Juan Carlos da Espanha são clientes fieis dos cristais produzidos em Karlovy Vary.
Em 14 de agosto 1370, Carlos IV, Sacro Imperador Romano deu privilégios da cidade para o lugar que posteriormente foi nomeado após ele, segundo a lenda, depois que teve o poder aclamado cura das águas termais. 
No entanto, os assentamentos anteriores podem ser encontrados nos arredores da cidade de hoje.
Devido às publicações por médicos como David Becher e Josef von Löschner, a cidade desenvolveu-se uma famosa estância termal e foi visitado por muitos membros da aristocracia europeia. 
Tornou-se popular depois das linhas ferroviárias para Eger (Cheb) e Praga foram concluídas em 1870.
O número de visitantes subiu de 134 famílias na estação 1756 a 26.000 hóspedes anualmente no final do século XIX.  
Em 1911 esse número já havia atingido 71.000, mas a Primeira Guerra Mundial pôs fim ao turismo e também levou ao colapso do Império Austro-Húngaro em 1918 atrasado.
Apesar do direito à autodeterminação declarado em Woodrow Wilson's Quatorze Pontos, a população de língua alemã da grande Bohemia foi incorporada ao novo estado de Tchecoslováquia contra a sua vontade, em conformidade com o Tratado de Saint Germain.  
Como resultado, a maioria de língua alemã de Carlsbad protestou.  
Uma demonstração em 04 de março de 1919 passou de forma pacífica, mas depois de seis meses no que manifestantes foram mortos pelas tropas checas após algumas manifestações virou rebelde. 
Em 1938, a região dos Sudetos, incluindo Carlsbad, se tornou parte da Alemanha nazista de acordo com os termos do Acordo de Munique.  
Após a Segunda Guerra Mundial, em conformidade com o Acordo de Potsdam, a grande maioria do povo de Carlsbad foram expulsos à força da cidade por causa de sua etnia alemã. 
De acordo com a decretos Benes, sua propriedade foi confiscada sem indenização.
Antes disso, a Carlsbad Decretos de 1819 tinha associado a cidade com anti-liberal censura dentro da Confederação Germânica.
Desde a queda da União Soviética e o fim do regime comunista na República Checa, tem havido um aumento constante da presença empresarial russa em Karlovy Vary.
Ludwig van Beethoven, compositor, veio para tratamentos de spa. Ele e o poeta Goethe faziam caminhadas juntos, para o deleite da população local.
Fryderyk Chopin, compositor e seus pais se encontraram pela última vez durante um feriado em Karlsbad, agosto / setembro 1835.
 População: 

1930 - 54.652 
1939 - 53.339 
1947 - 31.322 
1991 - 56.291 (03 de março) 
2001 - 53.857 (1 de Março) 
2003 - 52.359 (1 de Janeiro) 
2008 - 53.708 

LUZ E TREVAS
 

2 comentários:

  1. Morar um pouquinho em cada lugar. Mas, e as raízes? Como sobreviveriam?

    bjs

    http://derepentecinquenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uma bela arquitetura ornada por paisagens que denotam o sabor da natureza.

    ResponderExcluir