Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

UMA ALDEIA 'FAUX' NO CORAÇÃO DE PARIS




CONHECENDO BERCY VILLAGE
Já fui para Paris, louca pra conhecer Bercy Village, um lugar que me encantei durante a pesquisa que fiz sobre lugares diferentes em Paris, pois, como desta vez, ficaríamos uma semana, haveria tempo suficiente para ir a lugares onde os turistas não vão, lugares frequentados pelos franceses. 
E me encantei ainda mais, quando lá chegamos !
O projeto de renovação urbana do distrito 12, próximo ao moderno Parc de Bercy e do Rio Sena, consiste em grande parte, de pequenos armazéns de vinho do século XIX que foram salvos da decomposição pela conversão em lojas e restaurantes. É um ótimo lugar para passar algumas horas.
E foi isso que fizemos: descobri este lugarzinho encantador, através da pesquisa que fiz antes de nossa viagem.

Seu projeto teve seu início em 1990, quando a cidade de Paris organizou um concurso de arquitetura para o projeto de remodelação. A empresa vencedora, Valode & Pistre, desenhou um plano que consistia em armazéns restaurados com modernos edifícios mais altos atrás.  
Em vez de transformar as ruas antigas de paralelepípedos em um centro comercial coberto, como os seus rivais queriam fazer, Valode & Pistre propôs deixar as ruas e fazer uma rede de toldos para proteger os visitantes do tempo.
 
Além das lojas super aconchegantes, há uma sala de cinema, galerias de arte, salões de beleza, e vários restaurantes e cafés. E também o Parc Bercy ao lado.
Foi construído no lugar das antigas caves e armazéns de Bercy. O local era um importante mercado e logística do vinho no século XIX e início do século XX.
O distrito de Bercy foi desenvolvido no final do século XX, com a abertura do Palais Omnisports de Paris-Bercy de em 1984 e a criação do novo edifício do Ministério das Finanças.
Bercy Village foi concluída em 2001 e agora tem trinta lojas e restaurantes. Um complexo UGC também está presente, a UGC Bercy .
É um subúrbio pertinho, que se alcança em menos de meia hora de táxi, a partir de Saint-Germain-des-Prés. Local adorável no 12ème arrondissement, este complexo de lojas de design, galerias de arte, grifes bacanas, bistrôs e bar à vins para todos os gostos e bolsos está instalado pertinho do Parque de Bercy e do Rio Sena. Restaurados, a sequência de chalés abriga lojas como a Alice Délice (chair 779), que só vende utensílios de cozinha de design, uma perdição para quem curte comer e cozinhar.
Posso garantir: perambular pelo chão de paralelepípedos (original) do Bercy Village e desfrutar de um comércio de primeiríssima, onde come-se, bebe-se e compra-se só do bom e do melhor, é um programão !
Uma rua de pedestres, cercada de casinhas em pedra branca, com bancos para uma pausa tranquila em plena Paris... ambiente de festa, com direito a programações musicais e arte de rua, ateliers... Vale conferir este lugar, para uma saída diferente e alternativa ! Um encanto parisiense !
 São 220 metros de rua apenas, com os trilhos ainda no mesmo lugar.
Exatamente como quando eles funcionavam, levando e trazendo os tonéis de vinho.
 Há os tradicionais jogos de madeira distribuídos pela rua, para que todos joguem à vontade, um entretenimento para crianças e adultos.
Bercy Village é um shopping a céu aberto, e hoje as linhas do antigo depósito dão um charme todo especial para os restaurantes e lojas. Para quem estiver em Paris e quiser umas poucas horas de descontração, beber um vinho, observar os parisienses, passe em Bercy Village. Os menus são variados a partir de 15 euros.
Nós simplesmente adoramos !

MAIS FOTOS DE BERCY VILLAGE:

O ARCO-ÍRIS E A DAMA DE PARIS
(foi a foto mais feliz que bati nesta nossa viagem de 2012 ! Fui presenteada por ela e pelas cores do céu !) 
 



2 comentários:

  1. Quanta coisa linda..delicia viajar por aqui admirando essa beleza preservada e criada pelo homem em harmonia com a natureza,obrigada Denise pelos lindos momentos.Amei!

    ResponderExcluir