Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PARIS É PARIS !

OS ENCANTOS DE PARIS  -
parte 1
Bairro de Saint Michel - 2012
Paris é a capital e a maior cidade da França. Situada às margens do Sena, no norte da França, na região de Île-de-France. Paris romântica, emocionante, histórica. Paris vibrante, elegante, deslumbrante, uma das cidades mais lindas e charmosas que já conheci, histórica, moderna e fascinante.
Desta vez, ficamos em Paris por uma semana e por nossa conta, sem fazer parte de excursão nenhuma, o que já é uma glória !
Fomos onde quisemos, quando quisemos e pelo tempo que quisemos !
2012 
Paris é a capital cosmopolita da França e a mais visitada do mundo. Com 3 milhões de pessoas vivendo na cidade e mais 10 milhões em seus subúrbios (la banlieue) é uma das maiores cidades da Europa. Localizada ao norte da França, é conhecida como a "Cidade Luz". Tal reputação se deve talvez, por ser um dos mais bonitos e românticos lugares do mundo, cheia de história e mantendo uma vasta influência sobre a cultura, arte, moda, culinária e arquitetura.  
2012
As pontes de Paris, os monumentos, os museus, as lojas e hóteis deslumbrantes, todo requinte, o sotaque, os cafés, os vinhos...tudo em Paris é charme e elegância. O requinte e a sofisticação moram aqui.
2012

EIFFEL
 Não existe a possibilidade de falar de Paris sem começar falando de seu marco mais famoso: A Torre Eiffel. Foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa, esteve comemorando 122 anos em 2011. 
Em 2009 não ví a Eiffel acesa, mas desta vez ví acender ! E foi emocionante ! Coisa de cinema !  2012

 A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. 
Foto batida de dentro do Bateau Mouche - 2012

A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
Esta eu batí bem aos pés da Torre ! - 2012

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.
Esta eu batí de outra perspectiva - 2012

A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante. Apesar de ter três níveis só se pode ir até ao segundo nível.
Esta também foi tirada de dentro do Bateau Mouche - 2012

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. É uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Foto batida de cima do Arco do Triunfo - 2012

O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. 
Vista de trás de uma das pontes do Sena e a foto foi batida de dentro do Bateau Mouche - 2012

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou.
Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6 900 000 de pessoas.
-------------------
LOUVRE
2012
  
Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Construído em 1.190, foi uma fortaleza para os ataques dos vikings, na época do rei Felipe Augusto. 
2012

Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico)
O museu abrange oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo em 2011 8,8 milhões de visitantes.
Depois de quatro séculos e de várias reformas, inclusive a polêmica pirâmide de vidro, está agora mais completo do que nunca, com uma das mais importantes coleções do mundo !  
2012

É onde se encontra a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. 
2012

Em 2010 foi considerado o museu mais visitado do mundo. É emocionante, mas impossível visitar todas galerias num só dia. É preciso, no mínimo, 15 dias.
 2012

O Palácio do Louvre é uma estrutura quase retangular, composto pela praça do Cour Carrée e duas alas que envolvem o Cour Napoléon a norte e ao sul. 
2012

No coração do complexo, está a Pirâmide do Louvre, acima do centro dos visitantes. O museu é dividido em tres alas: a Ala Sully a leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.
2012

Em 1983, o presidente francês François Mitterrand propôs um plano o Grand Louvre a fim de renovar o prédio e transferir o Ministério da Fazenda, permitindo que exibisse todo o edifício. O Arquiteto I. M. Pei foi premiado com o projeto e propôs uma pirâmide de vidro para o pátio central. 
A pirâmide e seu átrio subterrâneo, foi inaugurada em 15 de outubro de 1988. A segunda fase do plano do Grand Louvre, La Pyramide Inversée (A Pirâmide invertida), foi concluída em 1993. A partir de 2002, o atendimento dobrou desde a sua conclusão.
-------------------

NOTRE-DAME
Esta foto é meu xodó... fui feliz ao batê-la ! A Notre Dame e o Arco-íris - 2012

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163 na idade média, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, rodeada pelas águas do Sena. Durante o espírito do romantismo, Victor Hugo escreveu, em 1831, o romance “Notre-Dame de Paris”, O Corcunda de Notre-Dame. 
2012

Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história trata de Quasimodo que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. 
Foto batida do Bateau Mouche - 2012

 2012

A ilustração poética do monumento abre portas a uma nova vontade de conhecimento da arquitetura do passado e, principalmente, da Catedral de Notre-Dame de Paris.
-------------------------

 ARC DE TRIOMPHE
Foto batida em cima do Arco - 2012
O Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais.
A foto que batí, tem como pano de fundo, a Champs Elysées - 2012

 Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido em homenagem aos soldados desconhecidos mortos na guerra, onde uma chama é acesa diariamente às 6:30 da noite. Iluminado fica um show ! Do arco partem 12 avenidas, uma verdadeira loucura para os motoristas. Localiza-se na praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida  famosa Champs-Elysées, por isso é um dos grandes marcos de Paris !
Por causa do intenso movimento, a gente atravessa a avenida até o Arco, por um túnel:
 2012

Iniciado em 1806, após a vitória napoleônica em Austerlitz, o Arc de Triomphe representa, em verdade, o enaltecimento das glórias e conquistas do Primeiro Império Francês, sob a liderança de Napoleão Bonaparte – seja este oficial das forças armadas, esteja ele dotado da eminente insígnia imperial. 
Painel gravado na pedra com os nomes dos soldados - 2012

A obra, no entanto, foi somente finalizada em 1836, dada à interrupção propiciada pela derrocada do império (1815). Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se, desde então, ponto de partida ou passagem das principais paradas militares, manifestações e claro, visitas turísticas.
2012

Diversos elementos arquitetônicos são dignos de detida e fiel observação. Trinta medalhões, localizados sob a bela cornija, fazem cada qual, referência a importantes batalhas travadas pelo exército francês, dentre as quais Aboukir, Ulm, Austerlitz, Jena, Friedland e Moscou. O friso, por sua vez, retrata a partida (fachada leste) e o retorno (fachada oeste) das tropas imperiais, visto que estas conflitaram em diversas regiões do continente europeu.
2012

Na fachada leste, os baixo-relevos aludem à batalha de Aboukir e à morte do general Marceau. À esquerda, situa-se o Triunfo de Napoleão. Este belo alto-relevo, de Cortot, representa a paz e a conquista napoleônica, alcançados pela celebração do Tratado de Viena (1810). Na alegoria, o imperador francês é coroado pela Vitória e reverenciado pela extinta Monarquia. 
 2012

À direita, situa-se a Partida dos Voluntários de 1792 (obra de François Rude), aptos a defender a recém-instaurada e revolucionária República. A liberdade, aqui, é representada pela guerreira e valente mulher, a comandar e a incitar o povo francês. 
Paris vista de cima do Arco - 2012

Na fachada oeste, os alto-relevos impressionam pela intensa carga emotiva. Verifica-se a submissão do povo ao Estado e a crença, pelos populares, na vitória das forças armadas.
 --------------

CHAMPS ELYSÉES 
Foto batida de cina do Arco do Triunfo e que mostra a Champs Elysées - 2012

A avenida mais famosa do mundo, Champs-Elysées, foi criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre, onde se encontra o famoso Arco do Triunfo. Toda arborizada, com vários cafés, restaurantes e lojas hoje em dia é um passeio obrigatório. Se estiver em Paris dia 14 de Julho aproveite a festa da Queda da Bastilha, com desfiles e fogos !
Foto da avenida, de outro ângulo, de cima do Arco do Triunfo - 2012

Com árvores de castanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo e com aluguéis que chegam a € 1,1 milhão por ano, por 92,9 metros quadrados de espaço, ela continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres. O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega.
Esta foto foi batida por mim, às 20:30 e ainda estava claro - 2012

A Avenue des Champs-Élysées é conhecida na França como La plus belle avenue du monde ("A avenida mais bela do mundo "). A chegada de lojas de redes globais nos últimos anos tem mudado notavelmente o seu caráter e, em um primeiro esforço para conter essas mudanças, a cidade de Paris (que tem chamado esta tendência de "banalização") decidiu, em 2007, proibir a multinacional sueca H&M de abrir uma loja na avenida. Em 2008, porém, a cadeia de vestuário estadunidense Abercrombie & Fitch conseguiu abrir uma loja.
 Finalmente, desta vez, consegui fotografar os cavalos alados da avenida, um de cada lado - 2012
 
2012
A avenida tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, iniciando-se na Place de la Concorde, junto ao Obelisco de Luxor, Museu do Louvre e Jardins das Tulherias, e segue a orientação sudeste-noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo.
Uma parte do belíssimo jardim que ladeia a avenida - 2012

O prolongamento para noroeste na direção do Grande Arco de la Défense é efetuado pela Avenida de la Grande Armée. Situa-se no 8º arrondissement de Paris, a noroeste da cidade.
-----------------

SAINT MICHEL 
Fonte Saint Michel - onde o arcanjo, com uma espada cuja lâmina ondulada representa a chama divina, submete o demônio pisoteando-o - 2012

Paris está dividida em 20 bairros (ou, arrondissements), cuja numeração de 1º a 20º está distribuída em forma de espiral, no sentido horário. No bairro de Saint Michel, está a mundialmente famosa catedral de Notre Dame.
 
Em uma das ruas do bairro, que eu adorei, cheio de artistas e intelectuais entrando e saindo das bookstores - 2012

Sinuosas ruas de paralelepípedos, flores adornada varandas e cinemas arthouse: tudo isto faz parte do charme do bairro Saint Michel. Ocupando a parte oeste do histórico Quartier Latin, esta é uma das áreas mais visitados de Paris. Aqui, você vai encontrar turistas tirando fotos em frente à fonte St. Michel e da catedral de Notre Dame, do outro lado do rio Sena. 

 
 2012

Com a Universidade de Sorbonne, o mausoléu Pantheon e vários cinemas de arte não muito longe, a área atrai multidões ecléticas de estudantes, intelectuais e turistas.
2012

Saint Michel é um bom lugar para bater perna em Paris. Visitar a praça do anjo, tirar a foto clássica junto à fonte e olhar em torno vendo o Sena e a Igreja de Notre Dame é um dos momentos de emoção da viagem a Paris. 
Ali tem arte...arte...arte... e o rio Sena de fundo ! - 2012

Junto da praça, o café Le Départ de Saint-Michel merece parada para um vinho. É lugar típico de turistas, na esquina do Boulevard Saint-Michel com o Sena.
2012

Da mesa tivemos uma bela vista do Palácio da Justiça, do outro lado da Ponte Saint-Michel, iluminado pelo sol que se punha.
Palácio da Justiça - 2012

Há muitas ruas interessantes para explorar por ali. Um destaque é a Rue Saint-Andrés de Arts, que começa na praça do anjo Saint-Michel e é uma caminhada perfeita para explorar lojas e cafés.
Na Andrés des Arts, encontramos a loja da Taschen, que merece uma visita. A Taschen é famosa por seus livros de boa qualidade, com ênfase nas fotos. Você encontra esses livros em todas as livrarias do mundo, no entanto, Paris é das poucas cidades onde há uma loja da Taschen. As ofertas de livros em liquidação são excelentes e geram gastos inevitáveis.(como os que fiz, louca por fotos como sou)
Imperdível 'aventura' !
----------------- 

OPERA GARNIER
Ao fundo, a grande Casa de Operas de Paris, majestosa e bela, riquíssima obra de arte e arquitetura ! - 2012

Onde lembrei-me de meu querido amigo Sebastião Teixeira...
Finalizada em 1875 a Ópera Garnier é um show ! Um passeio obrigatório, para quem aprecia maravilhosos ballets, concertos de esplêndidas orquestras ou óperas inesquecíveis ! As visitas durante o dia para conhecer o teatro também valem a pena, porque é o máximo ! A pintura do teto é maravilhosa, feita por Chagall ! O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. 
Inigualável ! - 2012

 A Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera localizada no IX arrondissement de Paris. Construído em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde sua fundação por Luís XIV, em 1669. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados.
O palácio era comumente chamado apenas de Ópera de Paris, mas, após a inauguração da Ópera da Bastilha, em 1989, passou a ser chamado Ópera Garnier.
 
2012
A Ópera foi projetada no contexto da grande reforma urbana de Paris no Segundo Império, liderada pelo prefeito da região parisiense, Georges-Eugène Haussmann. Para a sua construção, em 1859, Haussmann foi autorizado por Napoleão III a promover a limpeza de 12.000 m² de terreno. O projeto foi objeto de concurso público, em 1861, do qual foi vencedor o arquiteto Charles Garnier (1825-1898), que era então um profissional desconhecido, de 35 anos de idade, e que viria posteriormente a construir também a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco.
2012
 A pedra angular da Ópera Garnier foi colocada em 1861 e a construção teve início no mesmo ano. Entretanto a obra foi interrompida por numerosos incidentes, incluindo a Guerra Franco-Prussiana, a queda do Império francês e a Comuna de Paris. Outro problema foi o próprio terreno, extremamente pantanoso, o que implicou contínuos bombeamentos de água durante oito meses, antes que as fundações pudessem ser lançadas. Dizia-se que existia um lago subterrâneo alimentado pelo rio Grange-Batelière - hipótese sabiamente explorada pelo célebre romance de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera. Na realidade, o rio corre um pouco mais longe.
2012
 Depois de inúmeros contratempos, os trabalhos foram completados em 1874, e o Palácio Garnier foi formalmente inaugurado em 15 de janeiro de 1875, com a representação da ópera A Judia, de Halévy, e trechos de Os Huguenotes, de Giacomo Meyerbeer.
 Quando a estação Opera do metrô foi construída, havia receio de que a característica entrada das estações parisienses, de ferro fundido, em estilo art nouveau, pudesse conflitar com a fachada do Palácio. Como resultado, balaustradas em mármore foram empregadas.
 2012
O majestoso edifício tem área total de 11.000 m² (ou 118.404 ft²) e o imenso palco pode acomodar até 450 artistas. O estilo é monumental. O prédio é ornamentado e ricamente decorado, com frisos de mármore multicolorido, colunas e muitas estátuas. O interior é também muito rico, com veludos, superfícies folheadas a ouro, querubins e ninfas.
2012
O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas, e uma segunda pintura do teto foi feita em 1964 por Marc Chagall.
Diz a lenda que a imperatriz Eugénia de Montijo perguntou a Garnier se o palácio seria em estilo grego ou romano, ao que o arquiteto teria respondido: "Ele é no estilo Napoleão III, Madame!"
-------------------

MONT MARTRE  - SACRÉ COEUR
Na escadaria da Sacré Coeur - 2012

Montmartre é um bairro boêmio de Paris. "Montanha do mártir 'Mons Martis (" Monte de Marte "), que deve esse nome para o martírio de Saint Denis , que foi decapitado na colina a cerca de 250 AD. Saint Denis era o bispo de Paris e é a padroeira da França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação. 
O dia que escolhemos para ir até lá estava frio e chovia. Em 2009 também estivemos em Mont Martre, mas foi mais rápido e não fomos, como desta vez, à belíssima Catedral - 2012

Em 1133, passou para a jurisdição de monges beneditinos, que, ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho, atividade que permanece sendo exercida até hoje no local.
Graças à sua posição estratégica, Mont Martre foi, muitas vezes, centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar, contribuindo para criar um clima libertário.
2012
Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas e vendedores ambulantes. No ponto mais alto da colina, situa-se a famosa Basílica do Sagrado Coração.
Montmartre é também o cenário para vários filmes de sucesso.
 Simbolismo religioso do morro é pensado para estender-se à pré-história, como tem sido sugerido como um provável lugar santo, porque é o ponto mais alto na área.
2012
 Durante o cerco de Paris, em 1590, as colinas de Montmartre foram usados ​​por Henrique IV para colocar a sua artilharia onde pudessem disparar para baixo na cidade.  
2012

Montmartre foi o cenário do filme La Môme, (La vie en rose), que discorre sobre a vida da famosa cantora francesa Edith Piaf e os seus tempos nas favelas de Paris, e de Amélie, a história de uma jovem parisiense determinada a ajudar a vida dos outros e a encontrar seu verdadeiro amor. 
As escadarias da Rue Foyatier -
Pena que esqueci de ficar nesta foto, ficou tão bonita ! Mas fico tão ansiosa por bater fotos, que esqueço de ficar em algumas delas... a única foto que tenho de Mont Martre é a da escadaria da basílica - 2012

Também foi definido em Montmartre, a história de um jovem que acredita na verdade, beleza, liberdade e amor, e que se apaixona por uma cortesã famosa e também sobre a vida e amores perdidos do pintor Henri de Toulouse-Lautrec, que também teve lugar no distrito.
 O funicular e o Célio nele - 2012

Um funicular ferroviário, o Funiculaire de Montmartre sobe a colina do sul, enquanto o ônibus Montmartre circunda o morro.
Arte em Mont Martre - 2012 
Arte em Mont Martre - 2012

 Pablo Picasso, Amedeo Modigliani  e outros artistas pobres viviam e trabalhavam perto daqui, num edifício chamado Le Bateau-Lavoir, durante os anos 1904-1909. Compositores, incluindo Satie (que era um pianista em Le Chat Noir ), também viveu na área.
Subindo as escadarias da basílica - 2012

A basílica de Sacré Coeur é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica do Sagrado Coração foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca.
Modéstia à parte, achei esta minha foto linda !... rsrs - 2012

 Um dos monumentos mais visitados da França, a basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura. Uma torre serve de campanário a um sino de tres metros de diâmetro e de mais de 26 toneladas.
A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina e influenciou outros edifícios religiosos do século XX.
 Apesar do dia chuvoso e frio, achei esta foto linda também, pois, pegou bem Paris lá embaixo. Em 2009 não subi até a basílica e não pude bater esta foto, mas desta vez foi !! Que linda !! (Célio costuma dizer que eu faço o bolo, recheio, cubro, decoro, coloco as velas e assopro ! E ainda bato palmasrsrs...) Essa sou eu... 2012

A ideia de construir um templo dedicado ao Sagrado Coração surgiu depois da guerra Franco-Prussiana (1870), como pagamento da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury de erguer uma igreja caso a França sobrevivesse às investidas do exército alemão. O arquiteto Paul Abadie projetou a basílica depois de vencer um concurso com mais de 77 arquitetos, mas ele morreu em 1884, logo após o início da obra. 
2012
O estilo é marcado por influências românicas e bizantinas. Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com tres arcos, é adornado por duas estátuas de Santa Joana D'Arc e do Rei São Luís IX e o sino de dezenove toneladas (um dos mais pesados do mundo), refere-se à anexação de Saboia em 1860.
 2012
A construção começou em 1875 e foi concluída em 1914, embora a consagração da basílica tenha ocorrido apenas após o final da Primeira Guerra Mundial.
A pedra travertina dispersa cálcio constantemente, o que garante a cor branca da basílica mesmo com as chuvas e a poluição. 
 2012
O mosaico no ápice, chamado Cristo em majestade, é um dos maiores do mundo. A basílica possui um jardim para meditação, com uma fonte. O topo é aberto aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris. 
Um dia chuvoso e frio... 2012
Câmeras e outros aparelhos eletrônicos são proibidos no interior da basílica.

Mas na verdade, o melhor de Paris é para ser descoberto por cada um, por conta própria. Existem, é claro, roteiros básicos e pontos recomendados, mas nada se compara à experiência individual, ao prazer de descobrir um cantinho só seu, que não consta em nenhum livro turístico, em nenhum site. Descobrir Paris é entregar-se à cidade, da mesma forma como nos entregamos à uma paixão fulminante. Escolha um sapato bem confortável, saia de seu hotel bem cedinho, e vá caminhar pela cidade, simplesmente andar sem nenhum roteiro estabelecido. Caminhe sem pressa, vendo as lojinhas, as pessoas, entrando na padaria, na florista, passando por aquela galeria antiga, sentindo o clima e a atmosfera de cada bairro. Quando quiser variar, pegue o metrô e vá para outro lado da cidade. Montmartre, Ile de la Cité, Montparnasse, Trocadéro, Beaubourg, Passy, Quartier Latin, Bastille, République, Étoile, Denfert Rochereau, Place Pigalle, Luxembourg, Bercy Village, Defense, Marais, e uma infinidade de tantos outros lugares especiais. Paris é cheia de revelações em cada bairro, em cada rua, em cada esquina, e ser surpreendido por estas descobertas inesperadas talvez seja uma das coisas mais marcantes de um passeio a esta cidade maravilhosa. 

BANHO DE LUA

3 comentários:

  1. Recebi por e-mail do meu filho Rodrigo:

    Paris deve ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Recebi por e-mail, de minha amiga Riane Penchel:

    ENCANTO MESMO...SAUDADES DE LÁ AMIGA!

    ResponderExcluir