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segunda-feira, 11 de junho de 2012

NO TOPO DA EUROPA - JUNGFRAUJOCH



A MONTANHA JUNGFRAU
 Jungfrau (em alemão significa "donzela"), com altitude de 4158 m, é uma montanha dos Alpes Berneses, no cantão de Berna, Suíça. Do mesmo maciço montanhoso fazem parte outros picos como o Eiger - com a sua famosa vertente norte...
e o Mönch com altitude de 4099 metros. 
Ao sul da Jungfrau fica o Grande Glaciar Aletsch, que com comprimento de quase 24 km e área de 118 km² é o maior e mais longo dos Alpes e da Europa.
A Jungfrau situa-se ao sul do cantão de Berna, na zona do Oberland Bernês, dominando o vale de Grindelwald.
Foi escalada até o topo pela primeira vez em 1811 pelos irmãos Meyer, Johann Rudolf e Hieronymus da cidade de Aarau, em conjunto com os caçadores Alois Volker e Joseph Bortis. Hoje a subida é facilitada pela existência de um caminho-de-ferro de cremalheira, o Jungfraubahn que circula pelo interior da montanha até a estação de Jungfraujoch a 3454 metros, a mais alta da Europa. 
Pode ainda subir-se por ascensor mais 117 metros até o centro de investigação e terraço panorâmico de Sphinx, o edifício construído - a maior altitude do continente europeu (a uma altitude de 3571 metros), que é visitado por milhares de turistas que gozam vistas panorâmicas soberbas durante todo o ano.
O Jungfrau faz parte do sítio classificado como Patrimônio da Humanidade  pela Unesco " Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn", declarado em 13 de dezembro de 2001.
O Jungfrau é a terceira montanha mais alta dos Alpes Berneses, depois da Finsteraarhorn...
e da Aletschhorn, respetivamente a 12 e 8 km de distância. 
Visto o conjunto do lago Thun, ou de grande parte do Cantão de Berna, é a mais visível e mais próxima das montanhas do Oberland Bernês. As vertentes setentrionais, extremamente inclinadas, dão-lhe uma mítica reputação de inacessibilidade.
O "Jungfraujoch" é uma das atrações turísticas mais conhecidas da Suíça. Localizada a 3.454 metros acima do mar, a estação de trem é também uma maravilha da engenharia moderna.
 Foto batida de dentro de nosso trem...

O céu em Interlaken, cidade turística localizada nos pés dos Alpes suíços, começa a abrir às sete da manhã durante o outono. 
 Foto batida de dentro de nosso trem...

 Na estação de trem, dezenas de turistas já estão mais do que despertos e prontos com suas câmeras em mãos: ansiosos, eles aguardam a chegada do trem que os levará ao Jungfraujoch, a atração turística também conhecida como Topo da Europa, a estação de trem mais elevada da Europa, localizada a 3.454 metros acima do nível do entre duas das mais imponentes montanhas dos Alpes. 
A beleza da região fez com que a própria Unesco a declarasse patrimônio natural da humanidade.
 Na segunda parada, a 1.500 metros...

Quando o trem chega, a excitação é grande no grupo. Os turistas pagam caro para fazer o passeio, porém ele promete dar aos seus participantes a chance de se sentir como alpinistas. 
Em apenas algumas horas, eles estarão no cume das grandes montanhas sem correr o risco de despencar por um desfiladeiro ou enfrentar tempestades de neve.
Cenas do paraíso.
 Foto batida por mim, de um painel que havia lá no topo da montanha...

 Os turistas trocam de trem no pequeno povoado de Lauterbrunnen. 
Durante a viagem, o cenário visto pelas janelas é de sonhos: chalés típicos, pastos verdejantes, vacas com os típicos sinos dourados e, cobrindo todo o horizonte, a presença imponente das montanhas cobertas de neves eternas.
 Foto batida do trem durante nossa subida...

Para muitos turistas, esse é um pedaço do paraíso. Suas máquinas fotográficas são acionadas a cada segundo sem pausas. Ninguém quer perder as melhores imagens. 
 Foto batida do trem...

O penúltimo ponto chama-se "Kleine Scheidegg", na realidade uma bonita estação de esqui que, por estar a 2.320 metros acima do nível do mar, quase sempre está coberta de neve. 
Nesse local os turistas saltam e têm o primeiro choque ao vislumbrar o contraste do céu azul com o sol batendo na montanha Jungfrau.
  Foto batida do trem...

A viagem continua através de uma linha especial de trem que os levará até o cume. 
  Foto batida do trem...

Para subir a imensa parede, a locomotiva e as composições são do tipo "cremalheira", como foi dito anteriormente, uma linha ferroviária com trilhos dentados, no qual engrenam as rodas motrizes, também dentadas, das locomotivas, e utilizados em rampas muito fortes.
  Foto batida do trem...

Essa linha especial de trem, gerida pela companhia "Jungfraubahn", foi inaugurada em 1912. 
  Foto batida do trem...

A obra necessitou dezesseis anos de construção. Os operários e engenheiros, suíços e imigrantes, trabalharam nas mais adversas condições climáticas, com temperaturas médias de 8 graus negativos e correndo riscos provocados pelos raios, avalanches de neves e ventos com até 250km/h de velocidade, para criar um caminho de 12 quilômetros, abrir o túnel de sete quilômetros e montar a estação.

 Célio colocando os postais na estação, no topo da montanha.

Hoje em dia, o Jungfraujoch é um complexo moderno que inclui não apenas as duas paradas panorâmicas cravadas na pedra da montanha, mas também a estação com restaurantes, lojas, correio, museu e também instalações científicas como observatório, estações meteorológicas e de pesquisa.
Anualmente, meio milhão de turistas, mais da metade originários de países asiáticos, pagam até 172 francos suíços (US$ 131) para o trajeto entre Interlaken e o Jungfraujoch. 
 Na primeira parada, onde o trem dá uma parada de 5 minutos para as fotos

Diariamente, os trens carregam até quatro mil passageiros para o cume da montanha. 
Ao chegar na estação final, os turistas recebem o ar frio dos Alpes. Diversas placas mostram os caminhos a seguir. O Jungfraujoch é, na realidade, um complexo cravado dentro da rocha e do gelo.
Uma das primeiras paradas é o "Palácio de Gelo", uma galeria de túneis e câmaras escavadas diretamente na geleira do Aletschgletscher que, nos seus 24 quilômetros de comprimento, é a maior dos Alpes. 
Passear por ela é como estar num congelador. Porém mesmo as temperaturas abaixo de zero não tiram o ânimo dos turistas, sobretudo pelas estátuas esculpidas no gelo.
O passeio leva em média cinco horas. Como pontos de observação, o complexo alpino oferece uma plataforma, onde o cume das montanhas pode ser mais bem observado, e o "Sphinx", um prédio localizado a 3.571 metros acima do mar, o ponto mais alto do Jungfraujoch. 

Ele abriga não apenas a plataforma utilizada pelos turistas para tirar fotos, mas também um observatório especializado em astronomia, astrofísica e observação das radiações cósmicas.
 Olhem o que encontramos por lá !

Depois, a grande pedida é ver a neve. 
  Foto batida do trem...

Para uma grande maioria dos estrangeiros, essa é a primeira experiência de tocar os flocos brancos com os dedos.
Ao descer de elevador da estação "Sphinx", os turistas atravessam um túnel que os leva para fora da montanha. 
Lá eles podem caminhar durante 45 minutos por cima da geleira até alcançar um abrigo de montanhas, também o mais alto da Suíça.
  Foto batida do trem...

O passeio parece fácil, porém em poucos minutos a maior parte desiste. O ar rarefeito cansa o corpo. Para muitos, cada passo se transforma num martírio. 
  Foto batida do trem durante a descida...

Cansados, os turistas preferem fazer guerras de bolas de neve ou sentar-se para bronzear no sol.
 Foto batida do trem durante a descida...

Os poucos que alcançam o abrigo descobrem um lado mais folclórico da Suíça, sem a "high-tech" da Jungfraujoch. 
 Foto batida do trem...

No seu interior, o pequeno restaurante lembra um chalé alpino e serve de descanso para alguns guias de montanha, que depois das caminhadas, sentam-se para tomar um bom prato de sopa.
 Foto batida do trem durante a descida...

Depois de cinco horas de passeio, o trem volta a descer a montanha. 
 Foto batida do trem durante a descida...

Devido à mudança de altura, surge um outro efeito: o sono. A maior parte acaba cochilando até chegar à primeira parada.

As próximas 8 fotos foram batidas do trem durante a descida...
 Esta é aquela mesinha da foto de cima, onde o Célio está com a mão apoiada.


Esperando o trem para subir a montanha... uma experiência única... inesquecível... fantástica !

 JUST BEAUTIFUL
 

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