A MONTANHA JUNGFRAU
Jungfrau (em alemão significa "donzela"), com altitude de 4158 m, é uma montanha dos Alpes Berneses, no cantão de Berna, Suíça. Do mesmo maciço montanhoso fazem parte outros picos como o Eiger - com a sua famosa vertente norte...
e o Mönch com altitude de 4099 metros.
Ao sul da Jungfrau fica o Grande Glaciar Aletsch, que com comprimento de quase 24 km e área de 118 km² é o maior e mais longo dos Alpes e da Europa.
A Jungfrau situa-se ao sul do cantão de Berna, na zona do Oberland Bernês, dominando o vale de Grindelwald.
Foi escalada até o topo pela primeira vez em 1811 pelos irmãos Meyer, Johann Rudolf e Hieronymus da cidade de Aarau, em conjunto com os caçadores Alois Volker e Joseph Bortis. Hoje a subida é facilitada pela existência de um caminho-de-ferro de cremalheira, o Jungfraubahn que circula pelo interior da montanha até a estação de Jungfraujoch a 3454 metros, a mais alta da Europa. 
Pode ainda subir-se por ascensor mais 117 metros até o centro de investigação e terraço panorâmico de Sphinx,
 o edifício construído - a maior altitude do continente europeu (a uma 
altitude de 3571 metros), que é visitado por milhares de turistas que 
gozam vistas panorâmicas soberbas durante todo o ano.
O Jungfrau faz parte do sítio classificado como Patrimônio da Humanidade  pela Unesco " Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn", declarado em 13 de dezembro de 2001.
O Jungfrau é a terceira montanha mais alta dos Alpes Berneses, depois da Finsteraarhorn...
e da Aletschhorn, respetivamente a 12 e 8 km de distância. 
Visto o conjunto do lago Thun, ou de grande parte do Cantão de Berna, é a mais visível e mais próxima das montanhas do Oberland Bernês. As vertentes setentrionais, extremamente inclinadas, dão-lhe uma mítica reputação de inacessibilidade.
O "Jungfraujoch"   é uma das atrações turísticas mais
 conhecidas da Suíça. Localizada   a 3.454 metros acima do mar, a 
estação de trem é também uma maravilha   da engenharia moderna.
 Foto batida de dentro de nosso trem...
O céu em Interlaken,   cidade 
turística localizada nos pés dos Alpes suíços, começa a   abrir às sete 
da manhã durante o outono. 
 Foto batida de dentro de nosso trem...
 Na estação de trem, dezenas   de turistas já 
estão mais do que despertos e prontos com suas câmeras   em mãos: 
ansiosos, eles aguardam a chegada do trem que os levará ao   
Jungfraujoch, a atração turística também conhecida como Topo da   
Europa, a estação de trem mais elevada da Europa, localizada a 3.454   
metros acima do nível do entre duas das mais imponentes montanhas dos   
Alpes. 
A beleza da   
região fez com que a própria Unesco a declarasse patrimônio natural   da
 humanidade.
 Na segunda parada, a 1.500 metros...
Quando o trem chega,   a 
excitação é grande no grupo. Os turistas pagam caro para   fazer o
 passeio, porém ele promete dar aos seus participantes a chance   de se 
sentir como alpinistas. 
Em apenas algumas horas, eles estarão   no cume 
das grandes montanhas sem correr o risco de despencar por um   
desfiladeiro ou enfrentar tempestades de neve.
Cenas do paraíso.
 Foto batida por mim, de um painel que havia lá no topo da montanha...
 Os turistas trocam de   trem no pequeno povoado de
 Lauterbrunnen. 
Durante a viagem, o cenário   visto pelas janelas é de 
sonhos: chalés típicos, pastos verdejantes,   vacas com os típicos sinos
 dourados e, cobrindo todo o horizonte, a   presença imponente das 
montanhas cobertas de neves eternas. 
 Foto batida do trem durante nossa subida...
Para muitos turistas,   esse é 
um pedaço do paraíso. Suas máquinas fotográficas são acionadas   a cada 
segundo sem pausas. Ninguém quer perder as melhores imagens. 
 Foto batida do trem...
O penúltimo ponto chama-se   
"Kleine Scheidegg", na realidade uma bonita estação de esqui   que, por 
estar a 2.320 metros acima do nível do mar, quase sempre está   coberta 
de neve. 
Nesse local os turistas saltam e têm o primeiro choque   ao 
vislumbrar o contraste do céu azul com o sol batendo na montanha   
Jungfrau. 
  Foto batida do trem...
A viagem continua através   de 
uma linha especial de trem que os levará até o cume. 
  Foto batida do trem...
Para subir   a 
imensa parede, a locomotiva e as composições são do tipo "cremalheira", como foi dito anteriormente,
  uma linha ferroviária com trilhos dentados, no qual engrenam as rodas 
  motrizes, também dentadas, das locomotivas, e utilizados em rampas   
muito fortes.
  Foto batida do trem...
Essa linha especial de trem, gerida pela companhia 
"Jungfraubahn", foi inaugurada em 1912. 
  Foto batida do trem...
A obra necessitou dezesseis anos
 de construção. Os operários e engenheiros, suíços e imigrantes, 
trabalharam nas mais adversas condições climáticas, com temperaturas 
médias de 8 graus negativos e correndo riscos provocados pelos raios, 
avalanches de neves e ventos com até 250km/h de velocidade, para criar 
um caminho de 12 quilômetros, abrir o túnel de sete quilômetros e montar
 a estação.
 Célio colocando os postais na estação, no topo da montanha.
Hoje em dia, o Jungfraujoch   é 
um complexo moderno que inclui não apenas as duas paradas panorâmicas   
cravadas na pedra da montanha, mas também a estação com restaurantes,   
lojas, correio, museu e também instalações científicas como 
observatório,   estações meteorológicas e de pesquisa.
Anualmente, meio milhão   de 
turistas, mais da metade originários de países asiáticos, pagam   até 
172 francos suíços (US$ 131) para o trajeto entre Interlaken   e o 
Jungfraujoch. 
 Na primeira parada, onde o trem dá uma parada de 5 minutos para as fotos 
Diariamente, os trens carregam até quatro mil passageiros para o cume da montanha. 
Ao chegar na estação   final, os turistas recebem o 
ar frio dos Alpes. Diversas placas mostram   os caminhos a seguir. O 
Jungfraujoch é, na realidade, um complexo cravado   dentro da rocha e do
 gelo.
Uma das primeiras paradas   é o 
"Palácio de Gelo", uma galeria de túneis e câmaras   escavadas 
diretamente na geleira do Aletschgletscher que, nos seus 24   
quilômetros de comprimento, é a maior dos Alpes. 
Passear por ela é   
como estar num congelador. Porém mesmo as temperaturas abaixo de zero   
não tiram o ânimo dos turistas, sobretudo pelas estátuas esculpidas   no
 gelo.
O passeio leva em média   cinco 
horas. Como pontos de observação, o complexo alpino oferece   uma 
plataforma, onde o cume das montanhas pode ser mais bem observado,   e o
 "Sphinx", um prédio localizado a 3.571 metros acima do   mar, o ponto 
mais alto do Jungfraujoch. 
Ele abriga não apenas a plataforma   
utilizada pelos turistas para tirar fotos, mas também um observatório   
especializado em astronomia, astrofísica e observação das radiações   
cósmicas.
 Olhem o que encontramos por lá !
Depois, a grande pedida   é ver a
 neve. 
  Foto batida do trem...
Para uma grande maioria dos estrangeiros, essa é a primeira   
experiência de tocar os flocos brancos com os dedos. 
Ao descer de elevador   da 
estação "Sphinx", os turistas atravessam um túnel que   os leva para 
fora da montanha. 
Lá eles podem caminhar durante 45 minutos   por cima 
da geleira até alcançar um abrigo de montanhas, também o   mais alto da 
Suíça.
  Foto batida do trem...
O passeio parece fácil,   porém 
em poucos minutos a maior parte desiste. O ar rarefeito cansa   o corpo.
 Para muitos, cada passo se transforma num martírio. 
  Foto batida do trem durante a descida...
Cansados,   os 
turistas preferem fazer guerras de bolas de neve ou sentar-se para   
bronzear no sol.
 Foto batida do trem durante a descida...
Os poucos que alcançam   o abrigo
 descobrem um lado mais folclórico da Suíça, sem a "high-tech"   da 
Jungfraujoch. 
 Foto batida do trem...
No seu interior, o pequeno restaurante lembra um chalé   
alpino e serve de descanso para alguns guias de montanha, que depois   
das caminhadas, sentam-se para tomar um bom prato de sopa.
 Foto batida do trem durante a descida...
Depois de cinco horas   de 
passeio, o trem volta a descer a montanha. 
 Foto batida do trem durante a descida...
Devido à mudança de   altura,
 surge um outro efeito: o sono. A maior parte acaba cochilando   até 
chegar à primeira parada.
As próximas 8 fotos foram batidas do trem durante a descida... 
 Esta é aquela mesinha da foto de cima, onde o Célio está com a mão apoiada.
Esperando o trem para subir a montanha... uma experiência única... inesquecível... fantástica !
 JUST BEAUTIFUL
 
































































 
 
Simplesmente lindo!
ResponderExcluirUm sonho maravilhoso, Denise
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