Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

CURTINDO A EUROPA - A COSTA AMALFITANA



A INEBRIANTE COSTA ITALIANA
E A INESQUECÍVEL AMALFI
Café da manhã no hotel que ficamos no primeiro dia que chegamos a Amalfi - Hotel Residence - bem no centro de Amalfi, pois, chegamos um dia adiantado de nossa reserva no segundo hotel.

Outras fotos do Hotel Residence:


COSTA AMALFITANA

A Costa Amalfitana é um trecho de 60 kms do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno, servido uma estrada costeira que é uma passarela estreitíssima, esculpida, em boa parte, no precipício. 
 A Costa Amalfitana é esta grande península banhada pelo Mar Tirreno e que possui várias cidadezinhas, sendo que pelo menos três delas são imperdíveis, sempre com suas casinhas brancas no estilo Mediterrâneo, numa tipologia muito semelhante à da Grécia: 
Sorrento, Positano e Amalfi; elas são ligadas por esta fantástica estrada que serpenteia ao longo de imensos penhascos rochosos de um lado, e do estonteante azul do Mediterrâneo do outro, sempre com diversos mirantes ao longo de sua extensão, onde se contempla paisagens incríveis, que se impregnam na memória para sempre.
 São 60 kms de emoção e encantamento !
Ao longo da estrada, entre uma vista vertiginosa e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que escorrega pela encosta até a praia: Positano.
Já Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos – Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. 
As encostas das cidades de Amalfi, Positano, Ravello, Minori e Maiori reservam uma beleza de tirar o fôlego de qualquer viajante.
 Flores à venda pelo caminho...

Quando se chega aos destinos, o deslumbramento é uma sensação natural. 
Não se pode transitar com veículos dentro das cidades da Costa Amalfitana, a fim de se preservar o legado das construções de ascendência oriental.
A pequena Amalfi já foi o centro da mais antiga e uma das mais poderosas repúblicas marítimas da Itália.
 Esta foto de Amalfi, batí ao sairmos de barco para Capri.

Nas montanhas da rota, também estão plantados terraços de limoeiros, oliveiras, carvalhos e pinheiros. 
A Costa Amalfitana, esse pequeno paraíso, já foi palco de filmes como “007″, “Só você” e “O talentoso Ripley”.
O melhor período para visitar a costa é de maio a junho, que foi quando fomos,  e de setembro a outubro, já que durante o verão europeu o clima é bastante quente e as praias ficam bem cheias. 
Em Ravello e nas outras "comunas" - cidadezinhas - tudo rola na praça central da cidade. Durante o verão, que é quando acontecem os Festivais, todos os dias há eventos ligados à música, dança, artes visuais e outras manifestação que acontecem em espaços como a Villa Ruffolo, Villa Cimbrone, Auditório Oscar Niemeyer e o palco Belvedere, que fica suspenso parecendo quase flutuar na imensidão do mar.
 Um banho de mar em Positano no verão ou comer o melhor atum que já provei na vida, em um dos vários pequenos restaurantes em Cetara, é tudo de bom. 
Paramos aqui por 1 hora, porque a estrada para Amalfi estava temporariamente fechada, por causa de um deslizamento e achei estaq loja de roupas de linho, onde comprei um lindo conjunto.

Eu não me cansava de fotografar e o resultado está aqui... uma estrada encantadora e emocionante !
Minhas fotos dão uma boa ideia de como é todo o trajeto até Amalfi...

Estrada estreita, sinuosa, perigosa e que exige muita atenção e destreza do motorista...

Mas, de uma beleza de tirar o fôlego da gente... e estou mais do que acostumada com a costa brasileira, que conheço muito bem... uma paisagem diferente e tão bela quanto...
 Com paradas para apreciar a vista, quando a gente não conseguia resistir !...

Ou parava para comprar morangos e ir comendo na viagem, tão doces e macios !

Ou para apreciar as demais gostosuras que se apresentavam pelo caminho, que já era um paraíso !

São 60 kms de puro êxtase !...

Verdadeiros cartões postais...
Muitos turistas...de todas as partes do mundo...

Com dias belíssimos e um clima super agradável...

Cheguei a desejar que a rota não terminasse tão cedo, de tanta beleza !...

Minha câmera não parou um instante...

Com curvas perigosíssimas...

Passar uma temporada ali é se surpreender e entender um pouco a cada dia a paisagem, é um verdadeiro labirinto de belezas e surpresas, o cheiro e a beleza da primavera e até mesmo a calma com que os mais antigos produzem o limoncello, o delicioso licor de limão da região. 
A Costeira Amalfitana é isso, é a vida acontecendo devagar, sem pressa e isso tudo acontece embalado ao som suave da musica clássica. 
Aquela atmosfera incrível nos faz entender como orquestras inteiras sobem para tocar pertinho do céu.
Amalfi é o maximo para  passear à noite, descendo a encosta sinuosa e conta com boas opções de restaurante e lojinhas vendendo artigos turísticos, alguns muito interessantes.
Já escritores e artistas como Richard Wagner, Goethe entre outros já tinham descoberto a beleza indescritível deste lugar.
A maior atração das cidadezinhas é andar pelas suas ruas estreitas, tomar um café na piazza e ver a vida passar.  
Um passeio imperdível é dirigir por esta belíssima estrada parando nos vilarejos sem compromisso. Carro foi sem dúvida no nosso caso o melhor meio de transporte.
São 5 kilometros na horizontal ou 300 metros de escadas que separam Ravello e Amalfi, uma boa caminhada de 45 minutos para quem está em forma.
Os souviniers clássicos desta regiao sao as ceramicas e o licor de limone “Limoncello”
A famosa mozzarella de bufala vem também da regiao da Campania que é a provincia onde esta a Costa.

 AMALFI
Amalfi é uma comuna italiana da região da Campania, província de Salerno, com cerca de 5.421 habitantes. Estende-se por uma área de 6 km², tendo uma densidade populacional de 904 hab/km². 
 Em italiano existe uma expressão idiomática (um dito popular) que diz o seguinte: “tutto il mondo è paese!”.
Traduzindo, seria algo como “o mundo é feito de vilarejos”, que é utilizado quando se quer falar sobre a diversidade de costumes locais, onde quer que haja um italiano. 
Serve, também, para evidenciar uma característica de uma parte do mundo, numa tentativa de justificar um hábito ou costume.
Para entender e realmente integrar-se em um outro país é importante conhecer e reconhecer os hábitos do lugar
O problema é que na Itália cada cidade, vilarejo ou montanha é um país diferente. Viajando nessa península é imprescindível dar de ombros e se conformar dizendo “tutto il mondo è paese!”
A cidade de Amalfi – uma verdadeira pérola, é cheia de tradições, lendas, uma arquitetura tão interessante quanto antiga e uma gastronomia de fazer inveja.

As escadarias, os becos e a bela paisagem são marcas registradas que fazem da cidade o principal atrativo da Costa Amalfitana.
Muitas ruas levam à pequenas praças que são utilizadas para a venda de mercadorias, e a arquitetura da maior parte das casas é de origem moura.
O centro urbano da cidade ainda guarda muitos vestígios da época medieval, sendo por isso considerado um museu vivo, já que conserva grande parte da arquitetura e planejamento originais.
Muito ativa no comércio marítimo em séculos passados e antiga aldeia de marinheiros, há quem diga que ali foi inventada a bússola.
Além de igrejas e do mosteiro de São Benedetto, a cidade possui também o Museu do Papel, o Museu da Agricultura, com máquinas utilizadas nos últimos quatro séculos, o Museu Cívico e ruínas de moinhos. É uma terra de tradições antigas e muitos eventos culturais.
As antigas fortificações que serviam para proteger a cidade de ataques piratas, agora se transformaram em hotéis, restaurantes e até mesmo residências. 
Amalfi é uma mistura do velho é do novo, já que manteve muitas características milenares, mas se modernizou para atrair turistas.
Por ser uma região de grande beleza, com pequenas aldeias que se equilibram por cima de rochedos, com um mar azul-turquesa e um clima ameno, em 1997, a Costa Amalfitana foi declarada Patrimônio da Humanidade.
A gastronomia é fantástica. Frutos do mar, pasta caseira. É o mais característico produto da região: O Limone. O limão da costa amalfitana tem aroma e sabor muito especiais. Lembra o limão siciliano que é encontrado no supermercado, por aqui. Mas a casca tem cheiro mais acentuado e o cheiro é adocicado.
As casinhas coloridas na encosta, a vista do mar e a igreja central fazem a fama de Amalfi. 
Para chegar até a praia, desça pela ruelinha florida cheias de lojinhas de artesanato e roupas de linho.
A praia não é lá grande coisa, tem pedras e é preciso usar sapatilhas ou coisa do gênero para pisar. Mas Amalfi é bela pela paisagem e seu clima intimista.
No segundo dia em Amalfi, fomos para o outro hotel, que já havíamos reservado antes de viajar para lá e foi uma experiência inusitada, como quase todas as experiências e emoções de toda esta viagem:
O 'elevador' é uma plataforma que leva você através deste 'corrimão' ao lado direito da foto.
E ainda há esta outra opção: as escadas...

Ficamos com a opção 'elevador' e ainda me esforcei para bater esta foto !!...

O Hotel Le Palme - é um encanto e foi construído nas escarpas da montanha... então, o proprietário Salvatore usou toda sua criatividade do começo ao fim desta construção, a começar com um elevador 'sui generis' que levou 6 anos para ser aperfeiçoado, mas que funciona a contento, levando e trazendo os hóspedes que não querem usar as escadas para subir e descer os 345 degraus.
 Foi, com toda certeza, uma experiência surreal !
Descer as escarpas da montanha de elevador !
A vista, como não poderia deixar de ser, é estonteante !
O Tirreno - parte do Mediterrâneo -  lá embaixo e videiras, caramanxões de limone e flores, muitas flores pelo caminho.
 
E o elevador desce e sobe a meio por hora, dando-nos a oportunidade de ver tudo com muita calma e saborear cada minuto do trajeto.
Uma experiência louca !!!

Outras fotos do hotel:


 E pra subir !...


Lá vai o 'elevador' do Salvatore !...
Por entre as pedras...
O sonho do Salvatore se torna realidade !...
Foi por esta e muitas outras emoções e surpresas, que Amalfi ficou em nossos corações e sonhamos poder voltar mais vezes !...
Amalfi, até breve !
COLORIDAS
 








2 comentários:

  1. Querida Denise,
    Isso é que é sentir o verdadeiro gosto da Itália. Que você continuem assim, unidos, amando e viajando.
    Beijão
    Rosana

    ResponderExcluir