Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BIBLIOTECA BRITÂNICA E GOOGLE


                      Os apreciadores da leitura digital podem comemorar. Em breve, 250.000 livros que fazem parte do acervo da Biblioteca Britânica estarão disponíveis no Google. A parceria foi anunciada nesta segunda-feira pelas duas instituições.


“Tornar pública uma das maiores coleções de livros do mundo demonstra que a Biblioteca está comprometida em garantir o acesso de todos à pesquisa”, afirmou a instituição britânica em comunicado oficial.
                 Os títulos, que abrangem um total de 40 milhões de páginas, foram originalmente publicados entre 1700 e 1870. Entre os primeiros itens a serem digitalizados estão panfletos feministas de 1791 sobre a rainha Maria Antonieta e um texto de 1775 que oferece um relato detalhado de um hipopótamo empalhado do príncipe de Orange. Uma vez digitalizados, os textos poderão ser consultados na íntegra, baixados e lidos por meio do programa Google Books.
                        A parceria entre Google e a Biblioteca Britânica é mais um passo da gigante da internet para a construção de um grande acervo on-line. Recentemente, a empresa anunciou parceria com a editora Brightsolid para digitalizar 40 milhões de páginas de sua coleção de periódicos, e já havia firmado anteriormente acordo com a Microsoft para digitalizar 65.000 livros do século XIX.
                     Dame Lynne Brindley, presidente da Biblioteca Britânica, comemora. “No século XIX, nossos antecessores ambicionavam assegurar que o conhecimento não ficasse restrito a pessoas que podiam frequentas bibliotecas particulares”, diz Brindley. “Com a parceria, podemos dar continuidade a esse pensamento.”
                        Todas as despesas do projeto serão custeadas pelo Google. As obras a serem digitalizadas não possuem restrições relativas a direitos autorais.

Acervo será aberto ao público, que poderá até baixar as 40 milhões de páginas.

 SOB A CHUVA FINA

Um comentário: