Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A ARTE DE CORES FORTES E MOVIMENTO S FORTES DE EGAS FRANCISCO


NOSSO AMIGO EGAS ! 
                         Artista plástico, desenhista, cenógrafo, Egas Francisco Sampaio de Souza, Egas, 68 anos, mas parecendo vinte menos, nasceu em São Paulo, de pais baianos, mas mora em Campinas desde os sete, sendo que já desenhava na infância - mais exatamente no quintal da sua casa, com carvão e lápis cera desde os quatro. 
                     Autodidata freqüentou cursos de pintura em Salvador-Bahia, no MASP, MAM e na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Mora em Campinas, mas passou temporadas em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e cidades da Itália, Áustria, Alemanha e Holanda por onde esteve em 1985/1986, 997/1998 e 1990 fazendo exposições com grande sucesso de público e crítica.
                    Reconhece influência de alguns mestres como Van Gogh, El Greco e Tintoretto na sua vasta obra - só na sua casa-atelier têm mais de 500 telas, sendo que cerca de 100 de grandes dimensões (mais de dois metros de altura) e mais de quatro mil desenhos e aquarelas, sem contar naturalmente as obras vendidas, doadas e presenteadas ao longo desses cinqüenta e seis anos - sua primeira exposição foi em 1960 na Livraria Macunaíma em São Paulo com apresentação de Maurice Capovilla - dedicados de corpo e alma ao seu trabalho.
                    Ao longo da sua carreira realizou importante trabalho como criador de um curso livre para engraxates e jornaleiros em 1953 quando ainda tinha quinze anos que ele ministrava nas praças e parques de Campinas, formou alguns importantes artistas que hoje estão espalhados pelo Brasil, que foram seus alunos e depois enveredaram para outras artes como teatro, desenho publicitário, arquitetura.
                   Realizou dezenas de exposições individuais e coletivas em várias capitais do Brasil e do exterior: em 1964 no Rio de Janeiro na Petite Galerie; Grupo Hoje, no MAC/Campinas, 1972; participou de duas no MASP: Trinta Anos de Arte Moderna, e a Coletiva Bosch em 1975 e uma individual na Aliança Francesa (SP), neste mesmo ano. Participou da Bienal de Artes Plásticas de São Paulo em 1976; de uma coletiva e uma individual no Paço das Artes em 1977/1978, outra na Fundação Cultural do Distrito Federal em Brasília, em 1979; Retrospectiva, no MAC/Campinas, 1982 entre outras.
                          Tem obras em importantes coleções particulares da Europa e da América e em acervos de museus e pinacotecas: Museu de Arte de Murcia (Espanha); Laboratório degli artisti (Udine, Itália); Pinacoteca Garcia Lorca (Granada, Espanha). “Amigos Del Arco” (Madri, Espanha).
                         Escreveram a seu respeito críticos, jornalistas e poetas brasileiros e estrangeiros: Paulina Kaz, José Geraldo Vieira, Maria José Pupo Nogueira, Ouirino da Silva, Fernando Leite Mendes, Mário Schemberg, Olney Krüse, Regis de Moraes, Pedro Manuel, Francesco Amato, Antonio de Santis, Fellice Ballero, Lino Lazzari, Luciano Perissinotto, Natale Zaccuri, Lucio Damiani, Domenico Cardoresi, J.Toledo, Alexandre dos Santos Ribeiro entre outros.
                    Em março de 2006 foi lançada a Associação de Amigos de Egas idealizada por alguns amigos de longa data do artista, que já tem entre seus sócios-fundadores: médicos, advogados, empresários, professores, administradores e artistas para justamente preservar e difundir sua obra.
                          Nesta entrevista Egas fala do seu amor pela pintura, pelos seus alunos, conta seu processo criativo, relembra suas dezenas de exposições ocorridas ao longo desses mais de cinqüenta anos, aqui no Brasil e em alguns países da Europa, de sua visão de mundo, suas preferências por artistas de todos os tempos, seu amor pela Itália e especialmente sua paixão por Salvador terra dos seus pais.


SOLITÁRIA E ENCANTADORA 

Um comentário: