Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PARECE BOBAGEM, MAS NÃO É !

 DICAS PARA ASSISTIR A UM CONCERTO
                Muitas vezes você deixou de ir a um concerto por ter dúvidas quanto à maneira de se vestir, como se portar e acabou perdendo um grande espetáculo. Vão aqui algumas dicas que, por mais simples que pareçam, irão ajudar muita gente.

1 – QUAL O PRIMEIRO PASSO
 
           Antes de mais nada procure se informar do horário do concerto. Chegue quinze minutos antes para escolher um bom lugar, bater um papinho com os conhecidos e ler o programa.

2 – “BATER UM PAPINHO”
 
          Conversar durante o concerto vai atrapalhar os músicos, a pessoa que está ao seu lado e a você mesmo. Afinal você veio escutar o concerto! Deixe isto para aqueles dez minutinhos anteriores, para o intervalo ou para a saída.

3 – QUE ROUPA VESTIR?
 
         Já se foi a época em que o uso de um terno ou uma roupa mais social era obrigatória. Hoje podemos ir ao teatro sem grande gala. Claro que todo mundo gosta de se arrumar melhor para sair, mas nunca deixe de assistir a um concerto por estar calçando um tênis ou vestindo um jeans. O importante é você estar lá!

4 – PRECISO ENTENDER TUDO?
 
       Claro que não. O fato de você estar lá já demonstra que você gosta de arte. Isso sim é muito importante. Mas se o seu interesse é aprender um pouco mais, procure ler em casa, antes do concerto, algum texto sobre os compositores e sobre as obras que constarão no programa. Hoje em dia você pode encontrar tudo isto na Internet. Caso não seja possível, naqueles minutinhos antes do concerto observe o programa atentamente. Normalmente o nome do compositor está colocado do lado esquerdo do programa, (às vezes com as datas do seu nascimento e morte) e do lado direito, o nome da obra.
Por exemplo:
VIVALDI, A
(1675-1741)
CONCERTO EM LÁ MENOR para violino e orquestra
Você já pode observar que vai ter um solista, no caso um violinista, que será acompanhado pela orquestra. 

5 – QUANDO DEVO BATER PALMAS?
 
           Logo abaixo da obra, você vai ler alguns nomes com: Allegro, Andante, Presto Adágio etc. Estes são os MOVIMENTOS da obra, quer dizer, as partes da música. Muitas músicas são compostas de trechos que tem começo e fim, mas que fazem parte da mesma música, como os capítulos de um livro. Você vai bater palmas só “no final do livro” ou seja, no final da obra, quando todos os movimentos foram executados. Entre um e outro movimento deve-se ficar em silêncio para não quebrar o clima do próximo trecho, uma vez que eles estão todos interligados.

Por exemplo:
VIVALDI, A
(1675-1741)
CONCERTO EM LÁ MENOR para violino e orquestra
Allegro
Largo
Allegro
Você vai aplaudir só depois do último Allegro que é o último movimento. Entre um movimento e outro aguarde em silêncio.

6 – POSSO LEVAR LANCHINHO NO CONCERTO?
 
           Para você comer uma pipoca, uma bala ou outra coisa com certeza fará barulho com a embalagem. Isto será ruim para as pessoas que estão ao seu lado e muito pior para os músicos, concentrados em oferecer ao público o melhor de sua interpretação. Além disto, você pode estar perdendo a melhor parte do concerto ao se preocupar com o que comer.

7 – OS MÚSICOS GOSTAM DE SER CUMPRIMENTADOS APÓS O CONCERTO?
 
             Com certeza! Preparar um concerto leva muito tempo. Para os músicos terem condições de estar se apresentando, sua formação deve ter começado na infância. Por isto será gratificante para ele ver você presente ao concerto.
Viu? Ir a um concerto de música clássica, ou melhor, dizendo, “erudita”, é um bom programa.
O Universo da música mexe com os nossos sentimentos, mesmo que não estejamos tão entrosados neste meio.
Você tem alguma dúvida? Gostaria de fazer alguma pergunta? Quer dar uma sugestão? Entre em contato conosco através da pagina “Contato”, que teremos o maior prazer em atendê-lo.

8 – QUAL A IDADE MÍNIMA PARA ASSISTIR AOS CONCERTOS? 

É recomendável levar as crianças ao concerto a partir dos 6 anos de idade.

SEM NINGUÉM... 

Um comentário: