Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

RESTAURO DE ÓRGÃO



relojes web gratis
Restauro do órgão da Catedral Anglicana de São Paulo

                       Dia 29 de novembro, segunda-feira, será realizado o evento que marca o início do restauro do órgão da Catedral Anglicana de São Paulo. 
                      Haverá uma palestra com a organista e especialista em organaria, Elisa Freixo, responsável pela curadoria técnica do projeto, com informações sobre a estrutura do órgão de tubos e suas características físicas, bem como explanação sobre o processo de restauro de um órgão. 
                      Ainda na ocasião haverá uma exposição de fotos que mostram o estado atual do órgão, que levou à necessidade do restauro. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, a produção geral é de Priscila Paes Música & Eventos e o patrocínio da Aliança Navegação e Logística. O evento é aberto ao público e gratuito. Informações no site: http://www.priscilapaes.com.br.
                             O restauro, será realizado pela empresa Sonoridade Organi, sob direção do mestre organeiro alemão Georg Jann, que tem sede na cidade Blumenau, estado de Santa Catarina. O órgão deverá ser desmontado no início de janeiro de 2011, seguindo para a oficina em Blumenau e retornando para a remontagem na Catedral Anglicana de São Paulo após o término dos trabalhos técnicos, quando será realizado concerto de reinauguração.
                      Esse órgão foi manufaturado na França, provavelmente em 1870. De propriedade da Catedral Anglicana de São Paulo desde 1905.

Georg Jann mestre organeiro, responsável pelo restauro do órgão 
                  Georg Jann nasceu em 17/01/1934 em Kalkberge na Alemanha. De 1948 a 1951 fez o aprendizado em organaria na firma Alexander Schuke, em Potsdam/Berlin. Tornou -se organeiro em 1951 e trabalhou em várias firmas de organaria na Alemanha, na Suissa e na Austria.
                     Em 1971 formou-se Mestre Organeiro e em 1975 estabeleceu-se na Bavária/Alemanha. Entre 1975 e 1995, Georg Jann construiu mais de 200 órgãos e restaurou mais de 30.
                     Em 1996 fundou em Portugal uma firma de restauro de órgãos e de construção de tubos para órgãos. Permaneceu nessa firma até 2006, quando mudou-se para o Brasil, deixando a firma nas mãos de um dos filhos.
                     Em 2009, fundou no Brasil a firma Sonoridade Organi Reparação de Órgãos, com sede em Rodeio/Blumenau, no Estado de Santa Catarina.
                     Desde a sua fundação até hoje, a firma Sonoridade Organi restaurou o órgão da Igreja do Espírito Santo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Blumenau/SC (instrumento da Firma Berner, de 1933), está restaurando o órgão da Igreja Evangélica Luterana de Joinville/Anita Garibaldi (instrumento da Firma Bohn/Alemanha, de 1967) e construiu um órgão de baú (portativo) para a UNESP (instrumento com 3 registros). Está confirmada a construção de um órgão para a igreja do mosteiro São Bento em Vinhedo/SP

Elisa Freixo – consultora técnica e curadora do projeto 
                       Elisa Freixo, organista que tem uma das mais importantes carreiras musicais na atualidade brasileira, vem desenvolvendo suas atividades através de um leque muito grande de opções.
                       Após ter terminado seus estudos no Brasil, como aluna de órgão e piano da Escola Superior de Música Santa Marcelina e após alguns anos de experiência profissional como organista da Catedral Evangélica de São Paulo, viveu quatro anos na Europa, parte desse tempo como bolsista do DAAD, departamento alemão de intercâmbio cultural. Estudou órgão e cravo, tendo cursado a Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha, a Schola Cantorum de Paris e o Conservatório Nacional de Rueil Malmaison, França, e visitado diversos cursos extra-curriculares destinados a temas específicos na Alemanha, França, Suiça e Espanha. Seus professores foram E.U.von Kameke, Guy Bovet e Marie Claire Alain - órgão e Gisela Gumz e Hughette Dreyfus - cravo. Nesse período realizou viagens de conhecimento a órgãos, cravos e fortepianos históricos em quase todos os países europeus.
                        De volta ao Brasil em 1982, vem se apresentando em inúmeros Concertos de órgão, cravo e fortepiano, e desenvolvendo uma atividade paralela como camerista. Seus concertos a levam a viajar regularmente pelo Brasil, América Latina e Europa, tendo se apresentado nos seguintes países: Argentina, Uruguai, Bolívia, Ecuador, México, Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália, Iugoslávia, Polônia, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia.
                       Como conferencista vem representado o Brasil em congressos internacionais de Organistas e Músicos realizados no Brasil e em Lahti - Finlândia, Montevideo - Uruguai, em Encontros de Musicologia Histórica em Curitiba - Pr, na Universidade de Sorbone em Paris, na Fundação Gulbenkian em Lisboa - Portugal. Contratada pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, é responsável pela série de Concertos ao órgão histórico Arp Schnitger da Sé dessa cidade, e por um programa de Concertos Internacionais, Concertos Didáticos e cursos para formação de público, além de dois concertos semanais dirigidos aos turistas em passagem pelas cidades históricas.
                          Gravou, a partir de 1985, 12 discos e CD's. Os primeiros discos de produção independente, foram dedicados a obras de J.S.Bach, F.Mendelsohn, Autores Românticos, e o último gravado ao órgão da Sé de Mariana. Seu primeiro CD, com o selo Auvidis-Valois francês, apresenta um repertório espanhol do século XVIII e recebeu um importante prêmio: o Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française, uma das distinções mais importantes do mercado fonográfico mundial.
                         Como professora, além do trabalho como elemento formador nos seus dois instrumentos, cravo e órgão, dá cursos sobre temas teóricos destinados a músicos e leigos. Tem diversos ex-alunos estudando ou vivendo hoje na Europa e USA. Lecionou nas escolas Santa Marcelina de SP, Universidade Mackenzie de São Paulo - Departamento de Teologia, Escola Livre de Música de Piracicaba e Escola de Música da UEMG entre outras.
                           Foi professora visitante da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde iniciou cursos de órgão e cravo, além de matérias teóricas ligadas ao estudo do Barroco. Dirigiu durante dois anos o Núcleo de Música do Instituto de Filosofia Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Arte e Cultura Barroca da Universidade Federal de Ouro Preto, MG entre 2006 e 2008.
                         Criou o Festival Semana de Teclados em Julho de 1996 em Mariana. Esse é um evento bienal que vem sendo promovido pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana com apoio institucional da UFMG, da UEMG ou da UniBH. As Semanas tem por objetivo a reunião de profissionais e alunos dos diversos teclados para um momento de discussão, cursos, apresentação de projetos de pesquisa, concertos, exposição de instrumentos, etc., e são o início da realização de um projeto que visa criar em Mariana um Centro de Referência para Estudos dos Teclados.
                         Preocupada com a falta de contato entre colegas brasileiros e latino americanos, idealizou e organizou os primeiros encontros de organistas, realizados em Mariana em 1991, 1992 e 1993, quando foi criada a Associação Brasileira de Organistas, que tem sua sede em Mariana.
                        Faz parte de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suiça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil, Portugal)
                       Graças a suas viagens constantes e ao seu contato com o movimento de restauro de instrumentos que está se desenvolvendo na América Latina, se dedica a criar um intercâmbio na área de restauro e construção de órgãos.Trabalha hoje como consultora de restauros e reformas de órgãos de tubos em todo o país.Trabalha igualmente em projetos de instalação de órgãos tubulares. Tem visitado freqüentemente países como México, Bolívia e Ecuador a fim de conhecer projetos semelhantes aos desenvolvidos hoje no Brasil. Trabalha no sentido de criar uma discussão entre organistas e organeiros ativos na América Latina, de forma que todos se ajudem mutuamente.

Catedral Anglicana De São Paulo
                          A história da Igreja de São Paulo remonta ao século XIX quando engenheiros ingleses vieram ao Brasil para construir a estrada de ferro entre São Paulo e Santos. A igreja original foi construida em 1873 perto da estação da Luz no centro de São Paulo. O atual prédio da igreja, na área de Santo Amaro, foi consagrado em maio de 1967, cuja pedra fundamental foi colocada no dia 24 de novembro de 1963. A igreja de São Paulo tornou-se membro da Igreja Anglicana Episcopal do Brasil (a 19º província da Comunidade Anglicana) em 1975. Em 1995, ela tornou-se a Catedral da Diocese de São Paulo.O que faz a igreja de São Paulo ser única, é que ela é uma das poucas Igrejas Anglicanas no Brasil que oferece os serviços em inglês e português.
                         A missão da igreja de São Paulo é proclamar o amor a Deus de acordo com a fé anglicana e promover um centro caridoso cristão para as comunidades que falam português e inglês em São Paulo. A igreja de São Paulo está aberta para todas as pessoas que desejam ter uma relação íntima com Deus. O Deão Atual é o Reverendo Aldo e seu ministro assistente é o Dom Glauco Soares de Lima. http://www.catedral-anglicana.org.br/
-----------------
FRASE DA VEZ:
"Um grande homem sem religião é um simples animal sem alma." (Daniel Defoe)
-------------
OFURÔ DE TIGRE

----------

Um comentário:

  1. a elisa freixo e uma otima organista. gostaria que colocassen mais cds dela nas lojas paulus livraria.

    ResponderExcluir