Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS

relojes web gratis



Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão)

                              A tradicional Feira de São Cristóvão ganhou nova roupagem, mas a animação continua a mesma. O espaço de 34 mil metros quadrados oferece 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. 
                            De segunda a quinta, funciona apenas para almoço de comidas típicas, mas de sexta a domingo a programação é ininterrupta.
                       O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Paraíbas, é um Pavilhão para comércio de produtos nordestinos.
                          O prédio foi construído no final dos anos 50 e inaugurado em 1962, concebido como Exposição Internacional de Indústria e Comércio durante o governo Juscelino Kubitschek e foi empreendido pelo empresário Joaquim Rolla.
                      Projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, o Pavilhão, originalmente, foi uma das maiores áreas cobertas sem viga do mundo, com 156.000m². Para cobrir o Pavilhão desprezando o auxílio de colunas, foram lançados cabos de aço compondo uma superfície parabólica. A cobertura original era plástica e tinha uma refrigeração natural. A água era bombeada para os pontos mais altos e escorria para os mais baixos terminando numa espécie de cascata sobre dois lagos laterais, um sistema que ajudava a diminuir a temperatura ambiente nos dias mais quentes, bastante arrojado para a época. Anos mais tarde depois de um vendaval, a cobertura foi substituída por placas metálicas, que depois foram removidas.
                      Em 2003 o então prefeito Cesar Maia aproveitou o espaço abandonado do Pavilhão para abrigar a Feira Nordestina, que já há muitos anos funcionava na rua em volta do Campo de São Cristóvão, que era a maior aglomerado de tradições nordestinas fora do Nordeste.

                          No Pavilhão São Cristóvão, a cultura nordestina é manifestada nas suas mais diversas formas, destacando-se a música e a culinária. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. 
                          É um local para apresentação de shows musicais de ritmos nordestinos, onde destaca-se o forró, com apresentação de diversos grupos distribuídos em dois grandes palcos, nos quais, além dos artistas locais, periodicamentes se apresentam grandes nomes da música e cantores, conhecidos como repentistas, que utilizam o talento de improvisar versos para atrair ouvintes que freqüentam o local e contribuem voluntariamente em troca de algumas canções e versos, na sua maioria improvisados.
------------
FRASE DA VEZ:
 "A mais curta resposta é fazer." (George Herbert)
-------------
À ESPREITA
-------------

Um comentário:

  1. Que bela referência, amiga!
    É um espaço cultural delicioso em todos os sentidos!
    Quem vier ao Rio de Janeiro não pode deixar de visitar, preferencialmente passar uma tarde de sábado na Feira.

    Rogoldoni

    ResponderExcluir