Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CASCA DE BANANA NA ARTE ?

relojes web gratis
ARTE  COM  CASA  DE  BANANA

GALERIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA TRAZ BANALLIGRAPHY

                    "Está em cartaz na Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas, a exposição Bananalligraphy - Caligrafia de Bananas - da artist plástica Maria Barbosa.
                     O trabalho, feito à base de cascas de banana, integra a série Manifesto do Paraíso, que a artista iniciou em outubro de 2000.
As obras podem ser visitadas até o dia 17 de dezembro.
                     Em Bananalligraphy, Maria Barbosa escreve com cascas de banana (pintadas e posteriormente desidratadas em forno de alta temperatura), um texto imaginário em homenagem ao índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, queimado por jovens da classe média-alta, enquanto dormia em um ponto de ônibus na cidade de Brasília.
                     Para realizar as letras desta caligrafia poética, ela desenha sobra as bananas-símbolos, usados na pintura corporal indígena brasileira.
                    Em seguida, as bananas são descascadas cuidadosamente, arranjadas em suporte metálico e levadas ao forno até secarem completamente.
                    Durante esse processo, as cascas adquirem uma cor escura, revelando o desenho realizado em tinta branca.
                    Suas formas finais, previamente determinadas, lembram a beleza da caligrafia chinesa.
                   Na série, segundo a artista, "as palavras e frases são escritas em forma de códigos - diferentes cascas correspondem a diferentes letras do alfabeto".
                   Nessa construção dos sentidos, Maria revela a importância da intenção artística e do uso da arte como linguagem.
                   A instalação, originalmente realizada com as próprias cascas de bananas desidratadas, foi reconstituída na Galeria da Escola Comunitária, por meio de fotografias, propondo um jogo entre a obra e o seu registro.
                Nascida no Brasil e radicada nos Estados Unidos, Maria é educadora do Maryland Teacher Artist Institute, órgão do Departamento de Educação do Estado de Maryland, além de integrar a equipe do John F. Kennedy Center of Performing Arts, em Washington, que oferece treinamento profissional para professores de todo território americano.
                Como artista plástica, ela cria instalações e livros de artista, que fazem parte do acervo de vários museus, como o National Museum of Women in the Arts, em Washington DC, Chicago Arts Institute e Getty Research Institute.
               Seu trabalho explora o trânsito das populações pelo mundo, a comunicação entre povos de línguas diversas, bem como os mal-entendidos gerados nessa tentativa de se fazer entender.
--------------
COMENTÁRIO DA DENISE:

ESPETACULAR !!!!!!!!!!!!
------
FRASE DA VEZ:

"Esforce-se por criar um ambiente criativo, em que possa pensar, trabalhar e relaxar para dar o melhor de si." (A. D.)
-------------
 QUE SONINHO...
 -------------

4 comentários:

  1. A criatividade não limites!!! Parabéns Maria Barbosa!!! Pude conferir a exposição e adorei. Parabéns também para a curadoria de Ana Helena Grimaldi e Tina Gonçalez.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a criatividade não tem limites !!

    ResponderExcluir