Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

109 ANOS DO CCLA


relojes web gratis

RECITAL COMEMORA OS 109 ANOS DO CCLA
                  Para marcar os 109 anos de fundação do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) a diretoria, presidida pelo engenheiro Marino Ziggiatti, realizará nesta sexta-feira, dia 5, às 20 horas, um recital lírico na sede da entidade, localizada na rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567, com as sopranos Camila Titinger e Joyce Lima Martins, vencedoras da “Melhor Voz Feminina” e “Melhor Intérprete de CARLOS GOMES” no III Concurso Estímulo para Cantores Líricos, realizado em setembro durante o Mês de CARLOS GOMES. O recital terá árias de óperas gomesianas e de outros compositores, tendo acompanhamento ao piano de Chiquinho Costa.
                             Foto tirada por mim, em 2009, no Scala de Milão


                       O CCLA foi fundado em 31 de outubro de 1901 por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais, vinculados quase todos, na época, ao Colégio Culto à Ciência ou ao Instituto Agronômico. A instituição veio comprovar o pioneirismo de Campinas nos ideais científicos, republicanos e as tradições históricas, objetivos marcantes defendidos ao longo dos anos por sucessivas diretorias. Importante para o cenário cultural campineiro, onde figuram personalidades como ANTONIO CARLOS GOMES, Campos Salles, Francisco Glicério e inúmeros outros vultos, o CCLA foi constituído por nomes de intelectuais respeitáveis como Coelho Neto, João Nogueira Ferraz, João César Bueno Bierrenbach, Souza Brito, Henrique de Barcelos, José de Campos Novaes, Ângelo Jacyntho Simões e Carlos Edmundo Amálio da Silva. A instituição veio contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural da população de Campinas, nos seus mais variados setores.

                 Camila Titinger, que se apresenta no recital comemorativo do CCLA, nasceu em S. Paulo e atualmente estuda Canto Lírico na Universidade de São Paulo (UNESP-IA), com a professora Martha Herr. Fora da Universidade tem aulas de canto Lírico com Benito Maresca. Aos 10 anos, Camila Titinger foi a primeira cantora mirim selecionada pelo diretor de TV, Wilton Franco, para o elenco fixo do programa Gente Inocente, da Rede Globo. Em dezembro de 1999, apresentou-se com o Coral Infantil Eco, na peça Carmina Burana, no Teatro Municipal de São Paulo. Em março de 2000, cantou no III Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, e no mesmo ano, recebeu o prêmio de Revelação do Ano, na Fundação Cultural das Artes Nancy Miranda. Participou de programas como Raul Gil, Eliana, Serginho Groisman, Programa Livre, Hebe, Mais Você, Tele Apae e, em 2001, foi a revelação do Criança Esperança. Camila Titinger chegou a ser uma das doze semifinalistas entre mais de dois mil inscritos no V Prêmio VISA MPB – Edição Vocal, um dos maiores prêmios da MPB. Também atuou e cantou como integrante da peça O Vale Encantado de Oswaldo Montenegro. Por dois anos integrou o coro juvenil da OSESP – Sala São Paulo. Participou como protagonista no primeiro musical da PULSARTE, The Drowsy Chaperone (A Acompanhante Lesada) interpretando a personagem Janet Van De Graaf. No ano de 2009, Camila Titinger foi contratada para shows no Teatro principal dos navios Costa Mágica e Costa Romântica.
                Já o soprano Joyce Lima Martins, também paulistana, iniciou no canto lírico aos 17 anos, no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, sob orientação de Lenice Prioli. Atualmente, aperfeiçoa-se com Isabel Maresca, com quem estuda desde 2005. Integrou o Coral Jovem do Estado de São Paulo entre os anos 2004 e 2008, sob regência de Naomi Munakata e Nibaldo Araneda. Participou das montagens das óperas Nabuco, de G. Verdi, O Franco Atirador, de Carl Maria Von Weber, Così fan Tutte, de W.A. Mozart, Il Campanello di Notte, de G. Donizetti. Realizou concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpretando solos da Missa em DóMaior, de W.A. Mozart, em 2009. Participou dos Festivais de Música de Prados, MG, nos anos de 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008, onde atuou como solista e preparadora técnica do coral infantil. Obteve o 2º. Lugar no Concurso Art Livre de Canto, em 2008, e o 3º. Lugar no Concurso Maracanto, em 2009.

Entrada franca. 
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário