Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MÚSICA PARA CRESCER






MUITOS AINDA USAM FRALDAS, MAS ACOMPANHAM ATENTOS O RITMO DO PIANO.ESSA CONCENTRAÇÃO SE ESTENDE PARA OS LIMITES DA CASA E DA ESCOLA, ASSIM COMO OS MUITOS OUTROS BENEFÍCIOS DA MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS, ENTRE ELES A COORDENAÇÃO MOTORA MAIS APURADA, A SOCIABILIDADE, A MAIOR CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E O EQUILÍOBRIO EMOCIONAL


by Henrique Beirangê

"(...)Sabemos que os ouvidos ficam mais treinados, a percepção rítmica mais aguçada, a coordenação motora e a sensibilidade musical mais desenvolvidas, mas o programa não se limita a isso.
As aulas desenvolvem um sentimento de sociabilidade nas crianças, deixam as crianças mais disciplinads e mais dóceis."(...)
(...) Os bebês que frequentam aulas de música apresentam um desenvolvimento motor mais apurado, principalmente no que diz respeito ao equilíbrio, à consciência corporal e à comunicação verbal.
"Do ponto de vista emocional, pesquisas apontam que o vínculo entre o adulto que participa das sessões de musicalização e o bebê se fortalece." (...)
"(...) Inúmeras pesquisas tem apontado que a atividade musical produz muitos benefícios para o cérebro. Algumas comprovam que o lazer musical ativa ao mesmo tempo várias áreas do cérebro, o que faria com que ele funcionasse "em rede". Nesse sentido, quanto mais cedo esse estímulo começar, isto é, ainda na idade de bebês, mais benefícios acarretará."(...)



(...)"Durante as aulas não há certo nem errado. O processo de ensino musical visa levar o aluno a construir uma noção interiorizada de música, por meio de exercícios rítmicos, melódicos e harmônicos nem grupo." (...)
As aulas são divididas em grupos por faixas etárias.
Na classe das crianças de 8 meses até os 2 anos e meio, os pequenos começam a ter os primeiros contatos com objetos de percussão infantis, ao som de músicas folclóricas e de canções infantis, a dispersão e a agitação parecem não existir dentro da classe.
As crianças, em muitos momentos, parecem extasiadas com a melodia do piano e o nível de concentração chama a atenção."



DEZ ANOS DEPOIS, ALUNOS MOSTRAM A VOCAÇÃO E BONS RESULTADOS NA ESCOLA

"Há dez anos, Vinícius e Olívia, de 11 anos eram dois dos bebês que formavam uma das primeiras turmas de ensino musical infantil.
Hoje, Vinícius já mostra destreza no violino, tocando Händel.
Olívia optou pela flauta transversal e não esconde que é fã do chorinho.

As duas crianças afirmam que a disciplina preferida na escola regular é a matemática e atestam dados de pesquisas internacionais que afirmam que alunos que recebem aulas de música, possuem resultados superiores nas disciplinas de exatas.



Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin, mostrou que crianças que aprendiam música obtiam resultados de 15% a 41 % superiores em testes de proporções e frações."
-------------------------
FRASE DO DIA:



"O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE." (Karl Mannheim)
-------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário