Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

QUEM QUER...FAZ !


Viganella, a vila italiana que trouxe o Sol para o vale
Viganella é uma pequena vila na Itália localizada no fundo de um vale profundo a cerca de 130 km ao norte de Milão. Tudo parece muito bem em Viganella exceto que a aldeia está localizada no lado errado de uma montanha íngreme. O vale é tão profundo que as montanhas circundantes lançam uma sombra sobre toda a aldeia bloqueando completamente o sol durante três longos meses durante o inverno. Em 11 de novembro o sol desaparece e não reaparece até 2 de Fevereiro. "É como a Sibéria.
Durante séculos, os moradores aceitaram seu destino, até recentemente, quando um engenheiro local e arquiteto veio com uma idéia brilhante: usar um espelho para refletir a luz solar para a vila.
 Em 2005, com o apoio da Pierfranco Midali, o prefeito de Viganella, 100.000 euros foram levantados e  a construção do espelho começou. Em novembro de 2006, o espelho de 40 metros quadrados, com peso de 1,1 toneladas, foi instalado na encosta oposta da montanha, a uma altitude de 1.100 metros. É claro, o espelho é muito pequeno para iluminar toda a cidade e foi direcionado para a praça principal de Viganella, em frente da igreja. O espelho é operado por computador que segue o caminho do sol durante todo o dia refletindo a luz solar para a praça da aldeia a meia milha de distância e iluminando uma área de 300 metros quadrados por pelo menos seis horas por dia.
Depois que o espelho foi instalado, uma mudança positiva aconteceu sobre o humor e comportamento dos habitantes. Pierfranco Midali, o prefeito dá um exemplo relacionado com a missa de domingo: no inverno, as pessoas costumavam ir para casa logo após o final da mesma, ao contrário do verão. Mas quando, graças ao espelho, o sol brilhou sobre a igreja e praça da aldeia, as pessoas querem ficar lá fora para conversar uns com os outros.
Viganellas  tem chamado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo desde que o espelho foi instalado há seis anos.
UM LONGO CAMINHO....

2 comentários: