Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

OPERA GARNIER


PALAIS GARNIER DE PARIS !
A Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera localizada no IX arrondissement de Paris, França. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo.

Construído em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde sua fundação por Luís XIV, em 1669. Sua capacidade é de 1979 espectadores sentados.

O palácio era comumente chamado apenas de Ópera de Paris, mas, após a inauguração da Ópera da Bastilha, em 1989, passou a ser chamado Ópera Garnier.
A Ópera foi projetada no contexto da grande reforma urbana de Paris no Segundo Império, liderada pelo prefeito da região parisiense, Georges-Eugène Haussmann. 
Para a sua construção, em 1859, Haussmann foi autorizado por Napoleão III a promover a limpeza de 12.000 m² de terreno. 
O projeto foi objeto de concurso público, em 1861, do qual foi vencedor o arquiteto Charles Garnier (1825-1898), que era então um profissional desconhecido, de 35 anos de idade, e que viria posteriormente a construir também a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco.
A pedra angular da Ópera Garnier foi colocada em 1861 e a construção teve início no mesmo ano. Entretanto a obra foi interrompida por numerosos incidentes, incluindo a Guerra Franco-Prussiana, a queda do Império francês e a Comuna de Paris. 
Outro problema foi o próprio terreno, extremamente pantanoso, o que implicou contínuos bombeamentos de água durante oito meses, antes que as fundações pudessem ser lançadas. 
Dizia-se que existia um lago subterrâneo alimentado pelo rio Grange-Batelière - hipótese sabiamente explorada pelo célebre romance de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera
Na realidade, o rio corre um pouco mais longe.
Depois de inúmeros contratempos, os trabalhos foram completados em 1874, e o Palácio Garnier foi formalmente inaugurado em 15 de janeiro de 1875, com a representação da ópera A Judia, de Halévy, e trechos de Os Huguenotes, de Giacomo Meyerbeer.
Quando a estação Opéra do metrô foi construída, havia receio de que a característica entrada das estações parisienses, de ferro fundido, em estilo art nouveau, pudesse conflitar com a fachada do Palácio. 
Como resultado, balaustradas em mármore foram empregadas.
O majestoso edifício tem área total de 11.000 m² (ou 118.404 ft²) e o imenso palco pode acomodar até 450 artistas.
O estilo é monumental. O prédio é ornamentado e ricamente decorado, com frisos de mármore multicolorido, colunas e muitas estátuas. O interior é também muito rico, com veludos, superfícies folheadas a ouro, querubins e ninfas. 
O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas, e uma segunda pintura do teto foi feita em 1964 por Marc Chagall.
Diz a lenda que a imperatriz Eugénia de Montijo perguntou a Garnier se o palácio seria em estilo grego ou romano, ao que o arquiteto teria respondido: "Ele é no estilo Napoleão III, Madame!"
O Palácio Garnier é um dos dois teatros que abrigam a Ópera Nacional de Paris, sendo o outro a Ópera da Bastilha.
A Ópera de Paris (em francês: Opéra de Paris) é a primeira companhia de ópera de Paris. 
Tendo seu nome oficial de Ópera Nacional de Paris. Foi fundada em 1669 como Academia de Ópera (Académie d'Opéra) e rapidamente se tornou Academia Reeal de Música (Académie Royal de Musique). 
A companhia produz suas óperas, primeiramente, no moderno teatro Ópera da Bastilha, inaugurado em 1989 e balés no antigo Palais Garnier, que foi inaugurado em 1875.
O palácio é servido pela estação de metrô Opéra.
A Ópera Garnier é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes de Paris.
A construção foi acompanhada pela abertura de uma grande avenida, a avenue de l´Opera, que ligava o castelo Tuileries, onde morava o Imperador, e a nova ópera. (O que resta  deste castelo hoje é o Jardins des Tuileries, pois ele foi incendiado durante os violentos dias da revolução francesa).
Para a construção desta avenida todo um bairro foi destruído e Haussmann foi e é ainda criticado por ter apagado os vestígios de um Paris mais antigo.
A Ópera de Paris é um prédio que reúne vários estilos, um pouco barroco, um pouco cópia do renascimento italiano. 
Em todo caso uma bela obra, com uma fachada decorada por esculturas que na época escandalizaram os puritanos e uma decoração  interior impressionante. A grande escada central é famosa pelo seu traçado, pelos mármores, pelas pinturas e mosaicos. 
A sala de espetáculos, mais impressionante ainda toda dourada e vermelha,  tem um teto que contrasta furiosamente com o resto do decor. O pintor Chagall aí pintou seus anjos e personagens leves e flutuantes.
Pode-se visitar a Ópera de Paris como se visita qualquer monumento. Não é preciso ir a um espetáculo para conhecer o interior. O ingresso  para visitá-la custa 8 euros e a ópera está aberta todos os dias das 10 às 17 horas. 
Desde a construção da moderna Opéra Bastille de Paris, em 1989, o majestoso Opéra Garnier agora é usado principalmente para apresentações de ballet. Também foi rebatizado oficialmente 'Palais Opera'.
Mesmo que o edifício tem uma capacidade inferior a 2200, a
edifício é um dos maiores teatros do mundo por área cultivada. É 172 metros de comprimento, 125 metros de largura e atinge uma altura de 73,6 metros (564 x 410 x 241 pés).  
A fachada é decorada com colunas de mármore rosa, frisos, grupos de esculturas e duas grandes estátuas douradas.

O interior do edifício Opéra Garnier é ainda mais impressionante do que o seu exterior. O mármore Grand Staircase tem uma altura de 30m/98ft ! O Foyer tem 54m e possui um teto de mosaico coberto e um grande número de lustres. É tão luxuoso que pode ser comparado com os corredores de Versailles .
Atrás do Grand Foyer e abaixo da cúpula de cobre verde está o ricamente
decorado auditório com veludo vermelho, querubins de gesso e folha de ouro.  
Lustre magnífico auditório pesa uma maciça seis toneladas. Sua grande teto foi pintado em 1964 por Marc Chagall. O estágio atrás do auditório é de 60 metros de altura (197 pés) e tem espaço para até 450 atores.
 A Ópera Garnier de Paris está localizado na Place de l'Opera, uma praça no 9 º arrondissement, a norte do distrito 2.


LUA CHEIA

2 comentários:

  1. Recebí por e-mail, de Angela de Tullio Bertuzzo:

    O L'Opera Garnier é, com toda a certeza, o monumento mais lindo e incrível que eu já vi. Valeu a pena ver e relembrar essa obra monumental. Para mim, supera Versailles. Grande idéia, Denise.

    Angela

    ResponderExcluir