Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O HOTEL ASTRONÔMICO


NO CORAÇÃO DO CHILE - o único hotel astronômico do hemisfério sul

Essas construções meio lunáticas fazem parte de uma modalidade de hotéis: os astronômicos. Hoje no mundo, só existem 7 e esse por exemplo, é o único do hemisfério sul. Ele fica no mítico Vale do Elqui, a 500 quilômetros ao norte de Santiago, na região central do Chile.
 A falta de chuvas e o clima agradável durante todo o ano criaram as condições perfeitas para o turismo astronômico, onde os hóspedes podem se reunir para desfrutar de uma oportunidade única em observar o céu geralmente claro cheio de estrelas.

 
O nome Vale do Elqui tem inspiração no rio que desce da cordilheira até o mar. Por boas razões ganhou a fama de ser uma zona de singular energia, algo assim como um irmão sul-americano do Tibete. 

Muitas pessoas acreditam nisso e aproveitam suas quebradas e os pequenos povoados para encontrar a paz além de um benéfico clima mediterrâneo.
No hotel você encontra uma espécie de sete barracas ou cabines para 4 pessoas na forma de cúpulas geodésicas de PVC sobre uma plataforma de madeira. 
Dentro, algumas características próprias desse tipo de hotel, como grandes clarabóias angulares e telhados com plataformas de visualização, além de cúpulas motorizadas que possuem telescópios tipo CGEM equatorial alemães,

que permitem observar a lua, estrelas, galáxias e constelações com todo o conforto. 
Mas não é só do quarto que você irá apreciar o cosmos, você ainda poderá fazer cavalgadas noturnas "astronômicos", meditação e leituras de tarô. 

Interessantíssimo, não é ? Achei interessante a área verde ao redor do hotel. 
 Além das cúpulas geodésicas de PVC, existem outros tipos de construções um pouco mais “tradicionais”.
Recentemente o hotel encomendou para o fotógrafo americano James Florio, para criar um filme time lapse que documenta o dia e capta algumas cenas noturnas no hotel. 
O projeto levou mais de 6 meses para ser concluída e reúne mais de 23.000 fotos, e um arquivão de 300GB para as filmagens. 
NA CORDA BAMBA

2 comentários:

  1. É isso que dá não ter a marta Suplicy como Ministra do Turismo. Aproveita-se, ao máximo,as possibilidades de seu próprio pais! Liliana

    ResponderExcluir