Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

YVOIRE - FRANÇA


A ALDEIA FRANCESA
Yvoire é uma aldeia francesa medieval fortificada situada junto ao lago Lemano e pertencete ao departamento da Alta Sabóia da região Ródano-Alpes. Está classificada entre as mais belas aldeias de França e é um destino turístico dos mais concorridos do Chablais Saboiardo. 


Desde 1959, tem sido incluída anualmente no contexto do Concurso das cidades e aldeias floridas da França, e está classificada nos primeiros lugares com a distinção máxima, quatro flores. Em 2002 recebeu a medalha de prata no concurso europeu das localidades floridas.
A situação estratégica entre o pequeno e o grande lago levou Amadeu V de Sabóia a iniciar desde 1306 os trabalhos de fortificação. Durante mais de meio século a aldeia tem um papel militar importante o que lhe vale a obtenção de regalias reais.
Aproveitando as disputas internas ao Ducado de Sabóia e para a enfraquecer militarmente, no século XVI os senhores de Berna incendeiam-na e destróem-na e o seu poder será afetado para sempre.


Os grandes trabalhos de reabilitação previstos na altura não tiveram seguimento e chegará até nós como uma bela aldeia de pescadores.


Em 2006 a população local festejou devidamente os 700 anos de existência do burgo com cortejo e festividades medievais.



 ESCALANDO MONTANHA 

3 comentários: