Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

AVIÃO PANORÂMICO ?



Avião com teto panorâmico em 2050

                      Uma inovadora concepção de avião com teto transparente pode finalmente terminar com as disputas pela poltrona mais perto da janela. Em substituição aos tradicionais assentos, o Airbus Concept Cabin prevê áreas personalizadas de recreação, teto e janelas panorâmicas. O projeto foi apresentado pela Airbus na Paris.  

                     A Airshow “Le Bourget”, uma feira que realizou-se na França e foi até 26 de junho. A empresa europeia aposta que até 2050 muitas ideias do modelo sejam colocadas em prática.
                       O protótipo oferece aos passageiros jogos, golfe virtual, sala de leitura e área de compras. Conta com uma estrutura inteligente formada por materiais totalmente biodegradáveis que imitam o esqueleto de um pássaro: os interiores das colunas e materiais de sustentação são porosos, de modo a aguentar a pressão, tornar o avião mais leve e assim reduzir a quantidade de combustível necessária para voar.
                        As janelas do avião seriam feitas com material biopolímero (compostos químicos orgânicos, como a celulose) e poderiam controlar a temperatura e a umidade interna da nave. Além disso, seriam capazes de ficar tanto opacas quanto transparentes. As poltronas se moldariam ao formato do corpo para garantir o conforto dos passageiros.
                            Embora a concepção apresentada pela fabricante seja uma espécie de aposta do que será possível no futuro, muitas das tecnologias propostas já existem ou estão em fase de pesquisa - como é o caso dos materiais inteligentes e estruturas porosas. A idealização segue a tendência atual da aviação de buscar alternativas que diminuam a emissão de gases, o consumo de combustível e até mesmo o barulho produzido durante o voo - e, claro, aumentem o conforto de quem viaja de avião.
CHOPP DUPLO

Um comentário: