Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ARTE NOS BUEIROS DO JAPÃO


TAMPAS DE BUEIROS  FEITAS COM  MUITA ARTE
O povo japonês é cuidadoso e gosta de valorizar os mínimos detalhes, não é? Daí as tampas de bueiros de lá serem assim tão caprichosamente decoradas.
Muito boa a ideia de aproveitar um espaço que é comum às ruas das cidades de todas as partes do mundo e decorá-los com arte, humanizando mais as vias que utilizamos no dia-a-dia.
                   No Japão, decorar as tampas de bueiro já virou um costume quase tão forte como ler quadrinhos de Mangá ou tomar saquê. De Tóquio a Yokohama, a técnica é usada para expressar hábitos da cultura japonesa, prestar homenagens e contar histórias.
                   Agora esta tradição está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo e cineasta Remo Camerot que se especializou em registrar a arte urbana pelo mundo. Divididas por cidades, as páginas mostram algumas das tampas de bueiro mais bonitas do mundo pintadas seja por uma iniciativa individual ou das prefeituras locais.
                  Drainspotting traz um mapa que localiza intervenenções artísticas deste tipo no país. Algumas contam histórias interessantíssimas de mitos locais e, ao contrário do que se pensa, a maior parte do trabalho feito nas tampas não se trata apenas de uma pintura, mas de uma escultura feita em relevo nos discos de ferro e, em seguida, preenchida com tinta – que neste caso, de acordo com Camerot, deve ser feita a partir da resina de árvores misturada ao pigmento para garantir uma durabilidade de cerca de 20 anos.
PAISAGEM PERFEITA

Um comentário: