Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ACIMA DE QUALQUER PEQUENEZ

Minha opinião: Monalisa transcende quaisquer "descobertas" ou "teorias" posteriores a ela. Seus pesquisadores são humanos, Leonardo era um "especial", safra única. Monalisa é  obra de gênio... e como tal... acima de nossas limitações humanas.

Modelo da 'Mona Lisa' era homem, dizem pesquisadores


No Louvre, a Gioconda é constantemente cercada pelos visitantes

                         Leonardo da Vinci usou um jovem assistente como modelo para sua Mona Lisa, asseguraram pesquisadores italianos especializados no esclarecimento de mistérios artísticos. 
                                                               Leonardo da Vinci

               Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros.

                                                            Gian Giacomo Caprotti

                   Segundo Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes. Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de São João Batista e Angelo Incarnato com o nariz e a boca da Mona Lisa
                    Segundo este pesquisador, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos da Gioconda uma minúscula letra L de Leonardo e S de Salai.
                    Assegura que, para chegar a estas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade. Mas o Louvre, proprietário da Mona Lisa, tem suas dúvidas. Consultado pela AFP, o museu lembra que "o quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição (letra ou cifra) durante estes exames.)
 
          

O SOLE È MIO...

2 comentários:

  1. Concordo com sua opinião.
    Para mim, a obra mais instigante na área da pintura, principalmente se levarmos em consideração a época em que foi concebida.
    Rogoldoni

    ResponderExcluir
  2. E aqui cabe uma frase especial, de alguém especial:

    "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena." (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir