Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

BRASÍLIA DO BRASIL - PARTE 5


A CIDADE DE JUSCELINO
                        Fomos conhecer a FEIRA DE ARTESANATO, que antes ficava embaixo da Torre de TV, mas que mudou e ficou mais organizada. Chegamos muito cedo, mas deu pra fotografar e dar uma ideia de como é:
                   É a mais tradicional feira de Brasília, abriga barracas de artesanato, móveis, bijuterias, roupas e comidas típicas.
                      Com mais de 500 barracas, está aberta aos sábados, domingos e feriados, das 8 h às 18 h. O dia mais cheio é no domingo, quando é difícil estacionar.
Conhecemos o TEATRO NACIONAL CLÁUDIO SANTORO, mas não entramos:

Conhecemos a maravilhosa PONTE JK, um projeto audacioso:
                                    Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. 
                                 Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. 
                       A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia. 
                           Além disso, diferentemente de todos os outros monumentos arquitetônicos da cidade, a Ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá, vizinha ao Clube de Golfe e dentro do Setor de Clubes Sul, bem próxima ao Palácio da Alvorada. 

Conhecemos o ITAMARATI:

                                   O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.
                          A atuação do Itamaraty cobre as vertentes política, comercial, econômica, financeira, cultural e consular das relações externas, áreas nas quais exerce as tarefas clássicas da diplomacia: representar, informar e negociar.
                                O presente artigo tem por objetivo descrever sucintamente a atuação do MRE: sua importância histórica e presente, funções e competências legais e a pauta da agenda do Ministério, principalmente quanto aos temas de maior importância atual.

O MUSEU DE ARTE:
Mais um projeto de Oscar Niemeyer.

Conhecemos o TEATRO NACIONAL CLÁUDIO SANTORO, mas não entramos:
                         O Teatro Nacional é o maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer em Brasília destinado exclusivamente às artes. 
                     É um dos pontos centrais de interesse turístico, numa cidade em que os monumentos impressionam pela sobriedade e rigor arquitetônicos.
                         Evidentemente, está lá, mesmo que velado, nos planos de Lucio Costa, nos planos de Juscelino Kubitschek, no plano dos seus primeiros moradores. Um teatro que se construiu pela necessidade e pelo sonho.
Demos uma volta de carro pelo PARQUE DA CIDADE DONA SARA KUBITSCHEK:
                              O Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek, popularmente conhecido como Parque da Cidade, está situado em Brasília e tem 4,2 milhões de m². 
                                    Localizado no centro da cidade, junto à Asa Sul, tem o terceiro maior pavilhão coberto para feiras e exposições do Brasil, com 55 mil m². Foi fundado por volta de 1978 e originalmente recebeu o nome de Rogério Pithon Farias, um jovem - filho do então governador - que morreu em um acidente de carro.
                           É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.
                                Além do mais, é o maior parque urbano do mundo, superando até mesmo o Central Park em Nova York.
                                 O parque ganhou fama nacional por meio da música Eduardo e Mônica do grupo candango Legião Urbana. 
                              Uma de suas áreas de lazer, com brinquedos destinados as crianças é chamado de Parque Ana Lídia em uma homenagem a uma menina de 7 anos covardemente estuprada e assassinada por jovens da elite da cidade no ano de 1973.

 Conhecemos o PONTÃO DO LAGO SUL:
                           BIERFASS
                       Situado às margens do Lago Paranoá, o BierFass proporciona aos seus clientes a combinação de um restaurante cinco estrelas.       
                                  À beira do lago, com o céu deslumbrante, o Pontão é o centro gastronômico mais especial da cidade, reunindo cinco dos melhores restaurantes, todos com esta vista privilegiada de Brasília.
 
 O Pontão do Lago Sul possui uma rede de Lojas e Restaurantes selecionados a dedo. Atrativos não faltam ao maior centro de lazer e entretenimento da capital federal: cenário de cartão-postal, gastronomia variada, programação cultural e esportiva, amplo estacionamento e inúmeros serviços, além do seu clima quase praiano e do pôr-do-sol mais belo da cidade.
                                 Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília e integrá-lo ao cotidiano dos moradores da cidade.

 Até um arco-íris ganhamos ! E veio pleno nos cumprimentar !
  
Outras fotos de Brasília:
SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PALÁCIO DO PLANALTO

BANCO CENTRAL


 ZONA MILITAR

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS


Em frente do Gabinete do deputado Paulo Freire:

CENTRO MÉDICO DO CONGRESSO 

                               Isto encantou-me mais que tudo: uma moradora de Brasíliaa, que não consegui saber o nome, teve esta ideia há um tempo, de colocar prateleiras com livros nos pontos de ônibus da cidade. As pessoas podem ler enquanto esperam seu ônibus, ou até levar para casa e depois devolver.
E não é que a ideia está dando muito certo ?

PALÁCIO DA JUSTIÇA

PALÁCIO DO BURITI

Uma viagem inesquecível. Além de poder ter dado o primeiro passo decisivo para que o nome do nosso Aeroporto de Viracopos seja mudado satisfatoriamente, pudemos conhecer Brasília detalhadamente, com uma turminha muito boa nos acompanhando e nos explicando tudo.
Meus sinceros agradecimentos a todos os amigos que o Célio e eu fizemos - a turma do deputado federal Paulo Freire.
Minha parte está feita. Meu dever, cumprido.
SUAVE TRANSPARÊNCIA

5 comentários:

  1. A ideia dos livros é ótima e já está funcionando em algumas cidades no Brasil. O difícil é educar o povo para não estragar os exemplares. Mas a colaboração e receptividade é muito boa, segundo dizem os repórteres da matéria.
    E o que foi positivo ao assunto Carlos Gomes?
    Liliana

    ResponderExcluir
  2. Aquilo que eu disse, Lilis: levei um vasto material sobre ele, fiz uma palestra sobre ele e sobre o movimento aqui em Campinas, por ocasião do abaixo-assinado que, por sinal, continua, levei a Petição Pública com 10.105 assinaturas, trabalhamos durante 6 horas na quarta-feira em cima disso, a equipe do deputado esquematizou a estratégia que eles irão usar e agora é por conta da 'política'.
    A propósito: há 4 projetos tramitando por lá:em ordem de chegada:
    - Aeroporto Intern. Gov. Mário Covas
    - Aeroporto Internacional Carlos Gomes
    - Aeroporto Intern. Papa João Paulo II (obra-prima do Carlão Sampaio)
    - Aeroporto Intern. Gov. Orestes Quércia
    A intenção deles é 'acoplar' ao segundo projeto na ordem de chegada e fortalecê-lo, sugerindo inclusive que seja: Aeroporto Intern. de Viracopos - Maestro Carlos Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Nesta sequência tem muito lugar que não conheço, muitas novas construções. Brasília é mesmo classuda, não? Obrigada novamente. Marisilda

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Marisilda... se não fosse da maneira que foi, não teríamos conhecido a Brasília que conhecemos.
    O objetivo de minha viagem não foi esse, mas conhecer Brasília foi tudo de bom !

    ResponderExcluir