Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

PICASSO PARA PESQUISA

Tela de Picasso vai financiar pesquisa acadêmica




                     Um   misterioso doador americano entregou à Universidade de Sydney, na   Austrália, um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso avaliado em milhões de dólares com um objetivo inusitado: reverter o dinheiro obtido com a venda da obra de arte para a pesquisa científica.
A tela, Jovem Adormecida (1935),   será leiloada no dia 21 de junho em Londres pela galeria Christie's,   informou Giovanna Bertazzoni, diretora do departamento de arte moderna da casa. "É uma verdadeira joia da pintura de um dos gênios da arte   ocidental e estamos muito felizes em ajudar a Universidade de Sydney com   o leilão", declarou Bertazzoni.

                    O vice-reitor da universidade, Michael Spence, afirmou que o doador visitará o centro de ensino para exibir o quadro. "Em um ato de generosidade excepcional, um doador estrangeiro que deseja permanecer no   anonimato está pronto para viajar à Austrália para doar pessoalmente este quadro à universidade", declarou Spence.
                         O   quadro deve ser arrematado por cerca de 12 milhões libras esterlinas (cerca de 30 milhões de reais). A renda obtida financiará um novo centro de pesquisas sobre a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Jovem Adormecida representa Marie Therese Walter, que Picasso conheceu em 1927, quando tinha 45 anos, e ela 17. A jovem se tornou amante do artista.

 VÔO SOLO


Nenhum comentário:

Postar um comentário