Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

MÚSICA DAS ESFERAS

 Ministério da Cultura e Petrobras apresentam o
IV Festival Música das Esferas –
Festival Internacional de Bragança Paulista 2011

                     Estão abertas as inscrições para o IV Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Bragança Paulista 2011. O festival acontecerá de 21 a 31 de julho. Os professores serão brasileiros e estrangeiros (Estados Unidos, Finlândia, Bulgária e Cuba). Além das aulas dos instrumentos, haverá uma orquestra residente, a Orquestra de Câmara Engenho Barroco, um Núcleo de Ópera e curso de História da Música e Apreciação Musical. Diariamente acontecerão apresentações gratuitas na cidade e serão realizados workshops. O festival proporcionará 100 bolsas de estudos. A Direção é do pianista Paulo Gazzaneo, do maestro Sergio Chnee e de Leila Gazzaneo, que também assina a produção do festival. Realização da Retrato Brasileiro Interartes. O festival foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Patrocínio da Petrobras.
                                     Os alunos inscritos passarão por um processo seletivo através de gravações enviadas pelo site youtube. São 238 vagas distribuídas entre todos os cursos das quais 100 bolsas de estudo que contemplam acesso gratuito às aulas e aos concertos, hospedagem em hotel e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

No final, o IV Festival Música das Esferas outorga três prêmios: Raphael Baker, ao melhor aluno do festival que ganhará uma bolsa de estudos integral para a edição seguinte e um prêmio de R$ 4.000,00, Demétrio Kipman, ao professor que se destacou nesta edição do festival e estará automaticamente confirmado na edição seguinte e um prêmio de R$ 1.000,00 e Antônio Pimentel, dado a uma personalidade de Bragança Paulista que tenha promovido o desenvolvimento cultural da cidade no ano corrente.
  Os professores estrangeiros são: Dos Estados Unidos: Kathryn Hartgrove (Canto), Amanda Pepping (Trompete), Josh Bynum (Trombone), Laura Medisky (Oboé), Sergio Gallo (Piano). De Cuba, Saraí Sarmiento (Piano). Da Finlândia: Ville Mankkinen (Viola).

Farão workshops Miroslav Georgiev da Bulgária sobre o Virtuosismo Pianístico de Franz Liszt, Amanda Pepping dos Estados Unidos sobre Repertório Sinfônico para Trompete e Laura Medisky dos Estados Unidos sobre Técnica Alexander para Músicos e do Brasil, Maria José Carrasqueira sobre Performer – sua importância e atuação e Zimbo Trio com um Ensaio Aberto.

Os professores brasileiros do festival são: Mauricy Martin (Piano), Sergio Chnee (Regência), Laércio Diniz (Regente – Núcleo de Ópera), Paulo Ésper (Òpera), Aída Machado (História da Música e Apreciação Musical), Achille Picchi (Composição), Stella Almeida (Cravo), Alessandro Borgomanero, Cecília Guida e Claudio Micheletti (Violino), Emerson de Biaggi e Henrique Müller (Viola), Everton Gloeden (Violão), Ana Maria Chamorro e Watson Clis (Violoncelo), Alexandre Rosa (Contrabaixo), Marcelo Barboza (Flauta), Gustavo Barbosa Lima (Clarineta), Paulo Andrade (Fagote), André Ficarelli (Trompa). 

O Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Bragança Paulista é de iniciativa e direção dos músicos Paulo Gazzaneo e Sergio Chnee. O primeiro aconteceu em 2007e promoveu uma nova etapa na cultura musical da região serrana de Bragança Paulista e no Estado de São Paulo. 
     Desde 2007, a cidade de Bragança Paulista figura como uma nova opção cultural, educacional e profissional dentro do crescente mercado de trabalho musical. Eventos como o Festival Música das Esferas fomentam a geração de empregos e ampliam as atividades culturais em sua região.
     Em julho, o Festival Música das Esferas realiza concertos, exibições, conferências que o público tem acesso gratuito. São realizadas oficinas para instrumentos de orquestra, piano, música de câmara, e regência, além de concertos diários de música erudita durante toda a realização do festival.
 BEIJO DE BEIJA-FLOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário