Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MACACOS SABEM TUDO !


Macacos sabem quando suas 'conhecidas' estão férteis

                 Em meio a macacos rhesus, o rosto de uma fêmea fica mais escuro quando ela está ovulando e os machos captam esse sinal. Porém, alguns deles recebem a mensagem de forma mais clara do que outros.                 

Conforme aparece na edição on-line de The Proceedings of the Royal Society B, pesquisadores encontraram evidências experimentais de que os machos são muito melhores em captar sinais de fêmeas que eles já conhecem, em relação àquelas que lhes são estranhas.

                           Os cientistas testaram macacos machos soltos em Porto Rico, apresentando-lhes imagens de rostos de fêmeas durante períodos férteis e inférteis. Os machos que já conheciam as fêmeas contemplaram os rostos escurecidos por mais tempo, sugerindo que estavam entendendo a diferença. Os machos de outros grupos, que não conheciam as fêmeas, não demonstraram qualquer interesse adicional pelas férteis.

                        Os pesquisadores especulam que o macho não se sinta atraído apenas pela cor do rosto de uma fêmea, mas também pelo grau de escurecimento quando ela ovula. Para fazer esse discernimento, o macho precisa conhecer a espécie.
                        O principal autor do estudo, Dr. James P. Higham, estava na Universidade de Chicago quando conduziu a pesquisa, mas hoje trabalha no Centro Alemão de Primatas, em Goettingen. Ele afirmou que os seres humanos parecem enfrentar o mesmo problema quando interpretam comunicações não verbais. “Se você não conhece a amplitude dos sinais oferecidos por um indivíduo, fica difícil saber o que eles significam”, explicou ele. “Não acho que isso já tenha sido estudado em humanos, mas é o tipo de efeito que parece intuitivo”, completa o especialista

CARINHO DE MÃE

 UMA BOA IDEIA:
Cadastre-se aqui e receba promoções !
 

Um comentário: