Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONVERSANDO COM GOLFINHOS

Tradutor aquático poderá ajudar a conversar com golfinhos

Cientistas querem catalogar 'palavras' utilizadas pelos animais para deduzir o 'idioma' dos golfinhos

                 Os seres humanos estão cada vez mais próximos de se comunicarem com os golfinhos. Um grupo de cientistas americanos está desenvolvendo um computador submarino que tenta reconhecer os sons desses mamíferos e os responde em tempo real. Os pesquisadores esperam que, no fim do projeto, seja possível criar uma linguagem que possa ser usada para conversar com os bichos. O estudo foi publicado no periódico Acta Astronautica, informou nesta quarta-feira o jornal Daily Mail.


                     A máquina utiliza um microfone que detecta ondas de som debaixo. Para se comunicar com os mamíferos, os cientistas gravaram oito sons que representariam palavras de ordem aos golfinhos. Quando o aparelho receber um sinal emitido por um deles, os mergulhadores vão tocar uma das palavras gravadas para verificar se o animal “responde”.

                  A partir disso, os pesquisadores vão catalogar novos sons emitidos pelos golfinhos para iniciar o processo de dedução da linguagem. Depois, a equipe espera criar um “idioma” que possa ser usado para “conversar” com os golfinhos utilizando a máquina. 
Os cientistas, do Wild Dolphin Project (EUA), pretendem testar o aparelho com os sons da primeira fase nas próximas semanas.


EXOTISMO DA NATUREZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário