Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A ARTE NAÏF


 A ARTE PRIMITIVA MODERNA
                     Arte Naïf ou Arte Primitiva Moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior).
                             Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. 
                        O termo naïf presume a existência (por contraste) de uma forma acadêmica de proceder nas artes - uma forma "educada" na criação artística, que os artistas desta corrente não seguirão. 
                       Na prática, contudo, também existem "escolas" de artistas naïf. Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado.
                      As principais características da arte naïf (por exemplo, na pintura) são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza, etc. 
                           Por se referir à uma tendência estética e não particularmente a uma corrente de pensamento é recorrente a errônea classificação "naif" de artistas na realidade conscientes de sua produção formal que optam por uma figuração sem compromisso fotográfico com a realidade (como exemplo o pintor Henri Rousseau, exímio colorista, considerado diversas vezes um "ingênuo").
                 Tornou-se um estilo tão popular e reconhecível que já existem obras que podemos classificar como pseudo-naive.
 Correção: Pablo


UMA PONTE EM PARIS

2 comentários:

  1. Ola..fiquei impressionado, sou da terc idade e gosto muito da arte primitiva e sinto vontade de pinta-la porem, desenhar pessoas pequenas e cumplicado adorei essas pinturas. parabens.

    ResponderExcluir