Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ANIMAÇÃO EM 3D

 FILME EM 3D
                 Brasil Animado não é apenas mais um projeto da prolífica Mariana Caltabiano, criadora de personagens infantis como Gui e Estopa, no ar no canal pago Cartoon Network, e Zuzu, da série Zuzubalândia, já exibida pelo SBT.
                 Ele é o primeiro longa-metragem de animação com tecnologia 3D do país, e chega inserindo a produção nacional num mercado dominado por gigantes como Pixar (de Carros) e Dreamworks (Kung Fu Panda). 
              O filme, em que dois cachorros viajam pelo Brasil apresentando seus cartões postais e sua história, estreia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 21, com 250 cópias.
O roteiro não é exatamente um esmero. Os personagens Stress e Relax, que como indicam os nomes são opostos complementares, surgem sentados sobre um sofá, lembrando as voltas que deram pelo país em busca de uma árvore rara, o Jequitibá Rosa. 
              A história é então narrada a partir do presente pelos dois, que despejam informações sobre o espectador à medida que avançam em sua turnê por estados brasileiros.
             A simplicidade do roteiro e o excesso de didatismo, no entanto, não parecem problema para a garotada. Em pré-estreia promovida no último sábado, em São Paulo, era possível ouvir risadas a todo instante. As piadas, realmente, mantêm um bom nível, atraem e entretêm os pequenos espectadores. E o didatismo é uma forma encontrada pelo filme de passar ao antenado público infanto-juvenil informações que eles ainda não encontraram na internet.

             Outros atrativos do longa são a trilha sonora, com Ed Motta e Simoninha, a aparição em forma de desenho de personalidades brasileiras e a sua linguagem híbrida. As cenas misturam animação a imagens reais, no estilo Uma Cilada para Roger Rabbit, de 1988. Assim, é possível ver o Pão de Açúcar verdadeiro, enquanto Relax e Stress apresentam o local e fazem rir. As imagens em 3D, captadas pela TeleImage, também agradam.
           Entre os personagens reais transformados em animação, estão a modelo Gisele Bündchen, por quem Stress se apaixona no Rio Grande do Sul, e o tenista Gustavo Kuerten, que aparece comendo banana – o tenista devorava unidades da fruta para se precaver de cãimbras durante as partidas – encostado a uma prancha de surfe numa praia de Florianópois.
             Mariana Caltabiano, de 38 anos, também produz conteúdo adulto. É dela o livro que tornou conhecida a história de Marcelo Nascimento Rocha, um mentiroso compulsivo que se dizia dono da empresa aérea Gol, base para o filme VIPs, com Wagner Moura. O longa dirigido por Toniko Melo toma emprestado o título do livro da jornalista, que agora se prepara para fazer sua própria versão cinematográfica da história, mas em formato documentário. Histórias Reais de um Mentiroso deve entrar em cartaz em março.

 HAPPY HOUR

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário