Brasil  Animado não é apenas mais um projeto da prolífica Mariana Caltabiano,  criadora de personagens infantis como Gui e Estopa, no ar no canal pago  Cartoon Network, e Zuzu, da série Zuzubalândia, já exibida pelo SBT.
                 Ele  é o primeiro longa-metragem de animação com tecnologia 3D do país, e  chega inserindo a produção nacional num mercado dominado por gigantes  como Pixar (de Carros) e Dreamworks (Kung Fu Panda). 
              O filme, em que  dois cachorros viajam pelo Brasil apresentando seus cartões postais e  sua história, estreia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 21, com 250  cópias.
O roteiro não é exatamente um esmero. Os personagens  Stress e Relax, que como indicam os nomes são opostos complementares,  surgem sentados sobre um sofá, lembrando as voltas que deram pelo país  em busca de uma árvore rara, o Jequitibá Rosa. 
              A história é então  narrada a partir do presente pelos dois, que despejam informações sobre o  espectador à medida que avançam em sua turnê por estados brasileiros. 
             A  simplicidade do roteiro e o excesso de didatismo, no entanto, não  parecem problema para a garotada. Em pré-estreia promovida no último  sábado, em São Paulo, era possível ouvir risadas a todo instante. As  piadas, realmente, mantêm um bom nível, atraem e entretêm os pequenos  espectadores. E o didatismo é uma forma encontrada pelo filme de passar  ao antenado público infanto-juvenil informações que eles ainda não  encontraram na internet.
             Outros  atrativos do longa são a trilha sonora, com Ed Motta e Simoninha, a  aparição em forma de desenho de personalidades brasileiras e a sua  linguagem híbrida. As cenas misturam animação a imagens reais, no estilo  Uma Cilada para Roger Rabbit, de 1988. Assim, é possível ver o Pão de  Açúcar verdadeiro, enquanto Relax e Stress apresentam o local e fazem  rir. As imagens em 3D, captadas pela TeleImage, também agradam.
           Entre  os personagens reais transformados em animação, estão a modelo Gisele  Bündchen, por quem Stress se apaixona no Rio Grande do Sul, e o tenista  Gustavo Kuerten, que aparece comendo banana – o tenista devorava  unidades da fruta para se precaver de cãimbras durante as partidas –  encostado a uma prancha de surfe numa praia de Florianópois.
             Mariana  Caltabiano, de 38 anos, também produz conteúdo adulto. É dela o livro  que tornou conhecida a história de Marcelo Nascimento Rocha, um  mentiroso compulsivo que se dizia dono da empresa aérea Gol, base para o  filme VIPs, com Wagner Moura. O longa dirigido por Toniko Melo toma  emprestado o título do livro da jornalista, que agora se prepara para  fazer sua própria versão cinematográfica da história, mas em formato  documentário. Histórias Reais de um Mentiroso deve entrar em cartaz em  março.
 HAPPY HOUR






Nenhum comentário:
Postar um comentário