Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

10 ANOS DE WIKIPÉDIA

                         Ao ganhar a Wikipédia no dia 15 de janeiro de 2001, a internet consolidou sua posição como o grande repositório de informações no formato digital e colaborativo. Com 10 anos de idade, o site criado por Jimmy Wales e Larry Sanger chega a mais de 17 milhões de artigos em seu banco de dados, alimentado e editado por cerca de 14 milhões de usuários cadastrados, além de 410 milhões de pessoas que apenas visitam o endereço a cada mês. Números que impressionam, principalmente para um projeto sem fins lucrativos, sustentado pela Wikimedia Foundation.
Para manter toda essa estrutura, são necessários milhões de dólares. Dinheiro obtido através de doações de usuários e empresas que apoiam os ideais do site. A meta de 2010, por exemplo, foi de 16 milhões de dólares - uma média de 32 dólares a cada um dos 500.000 colaboradores. É mais do que o dobro necessário para o ano de 2009. Diante da dificuldade, Wales teve de vir outra vez a público pedir ajuda.
                   A presença em diversos países e culturas contribui para o volume crescente de usuários e colaboradores. O valor total de artigos está dividido entre 262 idiomas representados no site, sendo que a língua que mais contribui com conteúdo é a inglesa, com 3,5 milhões de textos. No segundo lugar no ranking, está o alemão, com 1,1 milhão de artigos. O português aparece na nona posição, com cerca de 666.000 textos.
                Como um projeto aberto para a edição, a Wikipédia continuamente traz dores de cabeça a seus criadores e editores voluntários. Os episódios, conhecidos como “Guerras dos Editores”, envolviam diversos usuários interessados em determinados tópicos, mas com visões diferentes sobre os assuntos.
                    Em 2001, por exemplo, o artigo “Jesus Cristo” em inglês foi alvo de uma disputa quase interminável sobre o uso correto de identificadores de períodos como A.C. e D.C., enquanto que fãs dos Beatles discutiam incessantemente como a banda deveria aparecer em uma lista em ordem alfabética (utilizando-se ou não o artigo “the”, em inglês, antes do nome do grupo). Nem o fundador do próprio site escapou das batalhas. A página do usuário “Jimbo Wales” (apelido do desenvolvedor) foi alvo de uma discussão em 2002. O motivo? A cor de fundo a ser utilizada no perfil.
Credibilidade – Uma das principais preocupações dos criadores e editores do site é a credibilidade de seus artigos. Para garantir que não haja vandalismo, a Wikipédia possui diversas camadas de edição. A primeira depende de um login do usuário. Caso haja algum tipo de vandalismo, sua conta pode ser banida e o artigo, “trancado”, para que seja ajustado de acordo com os padrões do projeto. Artigos polêmicos, geralmente ligados à religião, política e cultura, só recebem contribuições de indivíduos específicos, previamente autorizados. Isso provoca a ira de muitos participantes.
                     Essas restrições podem ir contra o conceito básico de colaboração aberta, defendido pela Wikipédia, mas parecem necessárias, já que, vale lembrar, 410 milhões de pessoas visitam o site mensalmente, procurando informações confiáveis para a confecção de pesquisas, relatórios e até trabalhos escolares. Hoje, a exatidão dos dados publicados na enciclopédia virtual a coloca em posição de rivalidade com a tradicional Britannica. O feito exigiu dez anos de aprimoramento e ainda parece estar longe da perfeição.

RÔXA DE FRIO... 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário