Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DE OUTRO PLANETA ?


Os Vales Secos de McMurdo são uma série de vales a oeste de McMurdo Sound, na Antártida. 
 Têm este nome devido à humidade extremamente baixa e à ausência de neve e de gelo. 
 Foram encontradas bactérias fotosintéticas no interior relativamente úmido da rocha. 
 Os cientistas consideram que estes Vales Secos são o mais próximo do ambiente de Marte que existe na Terra.
Socotorá ou Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África (Corno de África), a 250 km a leste do cabo Guardafui e a uns 380 km a sudeste da costa do Iémen, que administra Socotorá em nome do Sultanato de Mahra e Socotorá.
O Rio Tinto é um pequeno rio na província de Huelva, Andaluzia, sudoeste de Espanha.
 A sua coloração vermelha deve-se a um ácido com pH 2.2 que não permite a maioria das formas de vida nas suas águas. 
 Estas águas contêm muitos metais e muito pouco oxigênio, tornando-as num sítio com poucas condições para a existência de vida. 
 Durante séculos, o rio tinto foi considerado um rio morto, mas nos últimos anos foram encontradas algas microscópicas (plâncton) na sua superfície, que se alimentam de minerais e se adaptam a habitats extremos. 
 Devido a isto a NASA escolheu este rio para investigações devido às semelhanças com o planeta Marte.
O lago kliluk, está situado em Osoyoos (Canadá), e contém uma das mais elevadas concentrações de minerais no mundo, principalmente sais magnésio, cálcio e sulfato de sódio, além de oito outros minerais em menor proporção que a prata e o titânio.
 Os índios nativos  do vale Okanagan usavam as águas do lago para aliviar a dor do seu povo, sendo para eles um lago sagrado.
Uma história conta que duas tribos fizeram o acordo de uma trégua, para permitir que ambos os integrantes curassem suas feridas, no lago e, depois, continuassem a batalha.
Além do poder terapêutico do lago, foi encontrada uma outra utilidade para ele, durante a Primeira Guerra Mundial, foram extraídos sais em grandes quantidades para mandar aos Estados Unidos para a criação de munições.
 Durante o calor  do verão, a água do lago evapora, criando algumas cores como, azul, amarelo e verde que faz desse lago, um lugar único no mundo.
 (correção: SALAR)
O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
 Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico.
 Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. 
 O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km².
Um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso (GO), o Vale da Lua na verdade é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel
Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, num vale que se torna muito perigoso na época da chuva devido às repentinas trombas d'água.
 O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos rodamoinhos e funis.
 Está localizado a 11km de São Jorge pela GO-239, entrando-se por uma estradinha de terra do lado oposto ao Parque Nacional. 
Paga-se um pequena taxa na entrada mas não são necessários guias.
ÁGUAS TERMAIS SANGRENTAS DO JAPÃO
 Os Bosques das Pedras se situam no distrito homônimo, a 78 quilômetros da capital da província de Yunnan, Kunming. 
 O parque é composto por oito áreas, incluindo Bosques das Pedras Grandes e Pequenas, Bosque de Pedras Naigu, Lago Longo e Lago da Lua, entre outras. 
 A região está ligada ao Planalto de Qinghai-Tibete e era um grande mar há 270 milhões de anos. 
 As montanhas se formaram a partir de erupções vulcânicas. A floresta de pedras, contudo, nasceu há dois milhões anos, em virtude da fragmentação das rochas calcárias. Com o desgaste natural, as pedras adquiriram formas singulares que lembram animais ou bambus, por exemplo.
Na década 1950, o governo chinês mandou um grupo de pesquisa geológica ao Bosque de Pedras para avaliar e explorar a região e construir instalações turísticas. Em 1976, o prodígio natural foi aberto oficialmente aos visitantes de todo o mundo.
Nas regiões de florestas de pedras, habita principalmente a minoria étnica Sani. 
Logo depois de entrar na zona turística, pode-se sentir a hospitalidade e o entusiasmo dos habitantes locais e a fisionomia peculiar da etnia. 
A Estrutura de Richat ou domo de Richat, apelidada de "Olho da África", é uma estrutura circular situada próxima a Ouadane, na Mauritânia, no meio do deserto do Saara.
 Possui cerca de 50 quilômetros de diâmetro, e só pode ser visível em sua totalidade do espaço sideral. Descoberta em 1965 por uma missão Gemini americana, permanece um enigma científico raríssimo.
 Pelas últimas interpretações geológicas, seria o resultado duma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, no período cretáceo, que posteriormente teriam afundado devido a um longo processo de erosão

sábado, 19 de dezembro de 2009


Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt 01 - Áustria




A entrada de Eisriesenwelt, a maior formação de cavernas de gelo do mundo, na Áustria, pode ser avistada de longe: tem 20 metros de largura por 18 de altura. Mas, localizada a 1000 metros de altitude, onde a temperatura média no verão é de zero grau, essa abertura não é visível do vale do Rio Salzach, próximo de Salzburgo. 
 Por isso, as cavernas, formadas há milhões de anos, permaneceram incógnitas até 1879 e só se tornaram conhecidas do mundo 30 anos depois. Hoje, Eisriesenwelt é visitada por 200 000 turistas anualmente.
 As cavernas estendem-se por 42 quilômetros. A parte coberta de gelo e aberta aos turistas é de apenas 1 quilômetro.
 Nesse trecho de chão liso as paredes são formadas por colunas, torres e cascatas de gelo de todas as formas, que se modificam sutilmente a cada ano, esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas.
 MUNDO BRANCO

Um comentário: