Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A PACÍFICA NORUEGA


A BELA NORUEGA
 A Noruega, oficialmente Reino da Noruega, é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. 
 A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia, ao sul com a Finlândia e a leste com a Rússia. 
 O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. 
 A Ilha Bouvet e a Ilha de Pedro I são territórios dependentes da Noruega, mas não são considerados parte do Reino. 
 A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido
 A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o Oceano Atlântico Norte e para o Mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.
 A Noruega mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social.
 A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001. (com dados referentes entre 1999 e 2010)
Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. 
 A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.
  
COMPLEXO DE INFERIORIDADE
 

Um comentário: