Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MACACOS SABEM TUDO !

Macaco transforma galho em ferramenta de pedicure

Depois de remover as cascas de um galho, o macaco começou a limpar as unhas do pé.

                      Pesquisadores da Universidade de Durham, da Inglaterra, flagraram um mandril — primata da família dos babuínos — usando a lasca de uma vareta para retirar a sujeira das unhas. A descoberta, abordada em estudo publicado no periódico Behavioural Processes, da editora holandesa Elsevier, reforça a tese de que espécies menores de macacos são mais inteligentes do que se imaginava.
                         Os mandris foram filmados no zoológico de Chester durante um estudo relacionado ao stress. Os animais já foram vistos no meio selvagem limpando o ouvido com ferramentas rudimentares para evitar infecção.
                        De acordo com os cientistas, a fabricação de varetas para limpar as unhas pode ter sido estimulada pelo ambiente em cativeiro. Isso porque, quando presos, os macacos têm mais tempo para fazer atividades não relacionadas à caça e à reprodução. Em seu habitat, alguns macacos e grandes símios usam varetas rudimentares para extrair cupins de seus ninhos.
                               Como os macacos do estudo não precisam sair à procura de alimento por estarem em cativeiro, a ferramenta foi usada para outro fim. É como se tarefas comuns no meio selvagem fosse adaptadas para objetivos menos importantes no cativeiro, afirmam os cientistas.
                              A fabricação de ferramentas rudimentares, que até recentemente era creditada apenas aos humanos, já foi observada em macacos e grandes símios. 
                        Esses animais utilizam diversos objetos — pedras, galhos e até fios de cabelo — para ajudar na procura pelo alimento e higiene pessoal. O exemplo mais famoso já observado entre os macacos é a utilização de um galho para remover cupins de seus ninhos.
 TERNURA AFRICANA

Um comentário: