Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

IMAGENS DO BRASIL

Correios apresentam o projeto musical Imagens do Brasil com recitais do

São Paulo Arte Trio



         
                       



                       Em setembro, o projeto Imagens do Brasil, que tem o patrocínio dos Correios, acontece em duas cidades, Curitiba e Brasília. Os recitais do São Paulo Arte Trio acontecerão no dia 2 de setembro, sexta-feira, às 20h no Memorial de Curitiba, Teatro Londrina em Curitiba e no dia 9 de setembro, sexta-feira, às 20h na Casa Thomas Jefferson em Brasília. Grátis!



                      O grupo de câmara São Paulo Arte Trio é formado por Laércio Diniz ao violino, Ana Chamorro ao violoncelo e Paulo Gazzaneo ao piano. O trio viajará ainda por Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. A realização é da Retrato Brasileiro Interartes.



                     O projeto foi concebido com a intenção de levar ao público a música de concerto para trio (piano, violino e violoncelo) composta por dois autores consagrados e representativos da história da música erudita brasileira, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno.



                    O primeiro recital aconteceu em julho no Theatro São Pedro, em São Paulo, em agosto foi no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro/RJ.

                         O projeto Imagens do Brasil apresenta duas obras musicais do acervo nacional compostas por Alexandre Levy, o Trio Opus 10 e Alberto Nepomuceno, o Trio em fá sustenido menor, criações de importância ímpar na história da música de câmara brasileira.



                        As obras constantes nos programas compreendem o final do século XIX e início do século XX e foram selecionadas de forma que o ouvinte possa, além de apreciar a arte musical brasileira, diferenciar, tanto similaridades, como as diferenças e inclinações pelas quais a música brasileira atravessou durante esse período através das obras dos compositores Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno, que, contemporâneos entre si, apresentam proximidades textuais e estilísticas que os legitimam como autênticos e principais representantes das características culturais brasileiras no romantismo.



                    As obras foram cuidadosamente selecionadas para uma clara identificação da penetrante textura nacional destes compositores na forma de ritmos característicos de nossa música ou na utilização de temas de conhecimento popular, bem como, o total domínio das formas e da equilibrada timbragem concebida aos três instrumentos que compõem as obras.



Agenda:



Dia 2 de setembro, sexta-feira, às 20h - Memorial de Curitiba – Teatro Londrina em Curitiba/PR



Dia 9 de setembro, sexta-feira, às 20h - Casa Thomas Jefferson em Brasília/DF



Dia 11 de outubro, terça-feira, às 20h - Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS



Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 18h30, na UCSAL – Universidade Católica de Salvador em Salvador/BA



Dia 26 de novembro, sábado, às 20h - Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG



Programa:



Alberto Nepomuceno (1864-1920)

Trio em fá sustenido menor para piano, violino e violoncelo.

1. Molto lento – Doppio Movimento – Allegro enérgico e marcato

2. Lentamente

3. Con spirito

4. Largo assai e molto espressivo - Allegro



Alexandre Levy (1864-1892)

Trio em si bemol maior op. 10 para piano, violino e violoncelo.

1. Allegro

2. Andante

3. Scherzo-Fugato (Presto)

4. Finale - Allegro Molto



São Paulo Arte Trio

Paulo Gazzaneo, piano

Laércio Diniz, violino
Ana Maria Chamorro, violoncelo
 DIA D

Um comentário: