Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ADEUS A NEYDE THOMAS


FALECIMENTO DE NEYDE THOMAS
 "Prezados amigos, cantores e amigos da Música Lírica;

Está sendo um dia que começou triste com a notícia de falecimento dessa grande Mestra do Canto Lírico, soprano Neyde Thomas, ocorrido há poucas horas. Já tínhamos notícia da piora do seu estado de saúde desde que Neyde Thomas participou da abertura do Festival de Londrina, realizando a primeira oficina desse evento mas tendo que se internar em seguida.

Com muito pesar, lamentando por essa perda para nossa música, e solidarizando-nos com familiares, como o grande barítono Rio Novello, esposo de Neyde, seus alunos, ex-alunos e uma imensa legião de admiradores, que vão aninhar essa saudade pela vida afora, reproduzimos a notícia que retiramos do Blog do jornalista de O ESTADO DE S. PAULO, João Luiz Sampaio:

“Chega de Curitiba a notícia da morte, hoje cedo, da soprano Neyde Thomas. Foi uma das grandes cantoras líricas brasileiras, com carreira de sucesso aqui e lá fora, onde integrou o elenco da Deutsche Oper, em Berlim. Lá, fez, entre tantas outras coisas, uma “Traviata” de sonho regida por Lorin Maazel, da qual há gravações piratas que testemunham o belo timbre, a expressividade da voz e a técnica, da qual também dão testemunho as gerações de alunos que formou ao lado do marido, o barítono Rio Novello. Estive na casa deles em Curitiba há alguns anos, para uma longa conversa, e me impressionou muito o clima familiar, com alunos reunidos em volta da mesa do almoço. À tarde, sentamos para ouvir algumas de suas criações. E nunca me esqueci dos olhos cheios de lágrimas, esboçando um sorriso, enquanto ela ouvia emocionada sua Traviata. Primeiro, Benito Maresca, agora Neyde Thomas. Ano difícil para a ópera brasileira”. João Luiz Sampaio (O Estado de S. Paulo – 1/8/2011)

Nossas condolências. Que Deus acolha em sua Glória, essa extraordinária artista lírica, que tanto bem produziu em vida!"

Alcydes Acosta

TRISTEZA DE PALHAÇO

Um comentário: