Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

VIRACOPOS + CARLOS GOMES = PATRIMÔNIO DE CAMPINAS

UMA UNIÃO A FAVOR DA HISTÓRIA E DA CULTURA

 AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS - MAESTRO A. CARLOS GOMES
 
 Jornal "Correio Popular" de Campinas, publicação de 29 de março de 2011:
 "Campanha propõe o nome de Carlos Gomes para aeroporto Viracopos ou Orestes Quércia?
Desde que o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) resolveu propor a mudança no nome do aeroporto de Campinas, numa tentativa de homenagear o ex-governador de São Paulo, uma série de debates começou a surgir e novos nomes passaram a ser cotados.
Uma petição pública vem ganhando centenas de assinaturas com o objetivo de derrubar o projeto de lei do petebista e, se caso Viracopos vier a ter um outro nome, que seja o do Maestro Carlos Gomes.

A iniciativa partiu da sobrinha-trineta do maestro, Denise Maricato. “Eu não poderia me calar diante de tamanho despropósito. Carlos Gomes fez o Brasil e sua cidade Natal que é Campinas.
Quércia não nasceu aqui e não faz sentido nomear o aeroporto com seu nome”, disse.

A petição contava com 500 assinaturas até o final da tarde de ontem e está disponível na internet pelo site
www.peticaopublica.com.br.

O projeto de lei proposto por Marquezelli deverá ser votado na Câmara dos Deputados até o final do próximo mês. O deputado, amigo pessoal de Quércia, viu no nome do aeroporto de Viracopos uma
possibilidade de prestar a homenagem. “Como a base dele foi em Campinas, nada mais justo denominar o
Aeroporto de Viracopos com o nome do Quércia. Acho que essa denominação coroa sua memória”, disse o deputado federal." (Milene Moreto/AAN)
 A revista concerto fala da polêmica em torno de Viracopos - de 28 de março

Abaixo-Assinado tenta alterar nome do Aeroporto de Viracopos de ‘Orestes Quércia’ para ‘Carlos Gomes’ (28/3/2011)

"Familiares do compositor Antonio Carlos Gomes promovem na internet um abaixo-assinado na tentativa de alterar o projeto do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) que protocolou projeto de lei na Câmara Federal para mudar o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional ‘Orestes Quércia’. O deputado, que foi amigo pessoal de Quércia, afirma querer homenagear o político, que morreu em 24 de dezembro de 2010, vítima de câncer de próstata. A proposta, similar àquela que deu o nome de ‘André Franco Montoro’ ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, pode ser votada na Câmara no final de abril e tem um período máximo de aprovação de um ano.
Para moradores de Campinas, pessoas ligadas ao meio cultural e apreciadores da ópera, tal homenagem deveria ser prestada ao compositor Antonio Carlos Gomes (1836-1896), autor de óperas como Il GuaranyFosca, Salvador Rosa, Maria Tudor e Lo Schiavo, que projetou mundialmente o nome da cidade e do país em pleno século XIX, firmando-se como o principal compositor de óperas do Brasil.
O abaixo-assinado está disponível na internet, no link abaixo:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8200"

 CORREÇÃO: Familiar nenhum está comigo nesta idéia, a não ser meu marido, filhos, noras e genro. 
MAIS NINGUÉM...

http://blogs.estadao.com.br/joao-luiz-sampaio

"O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) protocolou na Câmara um projeto de lei que mudaria o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional Orestes Quércia, homenagem ao campineiro e ex-governador de São Paulo, morto no ano passado. Familiares de Antonio Carlos Gomes, no entanto, têm outra sugestão: batizar o aeroporto com o nome do compositor campineiro. Eles argumentam que, com a importância que sua obra atingiu mundo afora, ele acabou por projetar significativamente o nome da cidade. Como o projeto do deputado pode ser votado até o final de abril, eles resolveram correr e criaram um abaixo-assinado, disponível na internet."

 CORREÇÃO: Familiar nenhum está comigo nesta idéia, a não ser meu marido, filhos, noras e genro. 
MAIS NINGUÉM...

PORTAL DA TPTV CAMPINAS:

Família busca apoio na internet para Viracopos ser chamado de Carlos Gomes

Petição on-line para mudança de nome do aeroporto foi criada por sobrinha-trineta do músico campineiro 

 Participe da enquete:

Comentário(s) - 0

Família busca apoio na internet para Viracopos ser chamado de Carlos Gomes

Petição on-line para mudança de nome do aeroporto foi criada por sobrinha-trineta do músico campineiro

01/04/2011 - 10:18
Da redação
A sobrinha-trineta do maestro e compositor Antônio Carlos Gomes, Denise Maricato, iniciou uma petição na internet para buscar o maior número possível de assinaturas favoráveis a mudança de nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional Maestro Antonio Carlos Gomes.
Maricato teve a idéia de prestar a homenagem ao ancestral ilustre depois que tomou conhecimento da proposta de projeto de lei do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), que pretende homenagear o político Orestes Quércia, que antes de se tornar deputado, governador de São Paulo e senador, foi vereador e prefeito em Campinas. 
A proposta de alteração do nome do aeroporto foi apresentada no início do mês de março pelo deputado, que foi amigo pessoal de Quércia. O político, que nasceu em Pedregulho, morreu de câncer em 2010, aos 72 anos.
A parente de Carlos Gomes expõe os argumentos dela para abrir um debate sobre a figura que teria mais méritos para receber a homenagem." O deputado que fez esse projeto não é de Campinas, e Quércia também não era. Não faz sentido”. Ela afirma que contou com o apoio de algumas pessoas da família e amigos para criar o abaixo-assinado on-line e desabafa: “Fiz em forma de protesto. Não acho justo com a cidade nem com o aeroporto, receber o nome de uma pessoa que não foi da cidade. Acho mais sensato colocar o nome de uma pessoa que evidenciou Campinas no Brasil e no mundo em uma época em que não tínhamos os meios de comunicação que temos nos dias de hoje.
Denise ficou supresa com a adesão à sua petição on-line: “Não esperava uma resposta tão positiva em tão pouco tempo. Até agora (01/04) temos 4104 assinaturas.” O abaixo-assinado para a mudança do nome do aeroporto é o terceiro mais popular em um site que hospeda petições públicas online.

Apoio

A causa conta com o apoio de um vereador que estuda a possibilidade de instalar um quiosque no centro de Campinas para conseguir mais assinaturas.
A proposta feita pela familiar do maestro poderá ser votada no final deste mês na Câmara, e se aprovada, terá o período máximo de um ano para aprovação.
O músico campineiro Antonio Carlos Gomes morreu em 1896 em Belém e compôs óperas como O Guarany, Fosca, Salvador Rosa entre outras.
Para aderir ao movimento em favor de Carlos Gomes basta acessar o site clicando aqui.

CORREÇÃO:

O nome que proponho para o aeroporto é:
Aeroporto Internacional de Viracopos - Maestro A. Carlos Gomes.
E é 'o tal projeto do tal deputado' que vai ser votado no final de abril e terá até um ano para ser aprovado.
E é isso que vamos derrubar !
 
CORRIDA CONTRA O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário