Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O CARVALHO MILENAR


 A ÁRVORE MILENAR DA NORMANDIA
A região conhecida como Alta Normandia, situada no noroeste da França, divide-se apenas em dois departamentos: Eure e Seine Maritime.  
Se nos dirigirmos a este último e nos aproximarmos do distrito de Rouen, provavelmente, encontraremos uma das suas mais conhecidas comunas, Allouville, uma cidade formada em 1823, graças à incorporação da cidade de Bellefosse no seu território. 
Mas, por que esta pequena aldeia de somente mil e poucos  habitantes é tão conhecida em França?  
O normal seria passar quase despercebida e seguir o seu curso normal sem despertar curiosidade a ninguém.  Mas não. O que a torna tão conhecida e visitada é que nela se ergue um grande carvalho milenário, muito próximo da  igreja da praça principal da cidade. 
Esta árvore tem mais de 1.200 anos e conta com mais de 15 metros de circunferência na base e 18 metros de altura. O seu tronco, oco, alberga duas capelas que foram construídas em 1669: Notre Dame de la Paix  (“Nossa Senhora da Paz") e Chambre de l'Ermite (“Quarto do Ermitão").  
Uma escada em espiral à volta do tronco proporciona o acesso às capelas.  Chegar à cidade de Allouville é relativamente fácil, uma vez que dista, somente, 167 kilômetros da capital, Paris, embora tomar um vôo até ao Aeroporto de Rouen fosse mais fácil, já que só nos separariam 36 kilômetros. 
As capelas do carvalho podem-se visitar, já que se construi uma escada em caracol à volta do tronco. No entanto, seria mais interessante visitar o carvalho no dia 15 de agosto, já que nesse dia se comemora o dia da Assunção da Virgem e se realiza uma peregrinação.
É considerado como o carvalho mais antigo da França e está classificado como monumento histórico desde 1932.
BELEZA DIVINA



Um comentário: