NEVE EM VILA BRASILIA
Esta postagem foi colocada no blog em dezembro de 2009 e eu estou repetindo aqui:
Como é bom ter amigos !!No dia em que terminei de vez a última revisão do meu livro "Olhos de Águia - Antonio CARLOS GOMES - A Trajetória de um Gênio"... e, como uma "encomenda do além"... no momento seguinte ao encerramento do livro, fui à minha caixa de correio e tive uma surpresa fantástica !
Meu amigo, Diretor da Scuola Civica (ex- VILA BRASILIA) mandou-me um e-mail especialíssimo: NEVE EM VILA BRASILIA !
Foi meu mais lindo presente de Natal, Ano Novo e chave de ouro para o meu livro !
Como tenho outras fotos inéditas, que reservei para o livro, resolvi dividir esta maravilhosa surpresa com vocês, meus amigos e com todos os gomesianos !
Podem chorar de alegria e êxtase comigo !...
TRIBUTO A CARLOS GOMES
Acabei de receber do meu querido amigo de Milão, maestro Giovanni Fornasieri, este jornal ! Divido com todos os gomesianos !
Transcrição do Artigo do Jornal Feminino de Artes, Letras e Críticas do Rio de Janeiro – 11 de Julho de 1936 (fiel à ortografia da época)
“Seu nome resôa no fragor espumante das nossas cataratas, fulgura em nossos céos, perpassa no farfalhar das nossas selvas bravias, canta na musica apaixonada das nossas melodias, sibila na quietude das nossas moitas indígenas, echôa em nossos montes, palpitaem nossa raça, vive, soluça e vibra no coração do Brasil !
Festeja-se o seu Centenario, as paginas da sua vida, carinhosamente narrada pela sua filha, D. Itala omes Vaz de Carvalho, são folheadas com enthusiasmo, revivem-se os tempos românticos em que, à luz das estrellas luminosas, as donzellas de olhos baixos cantavam, commovidas, as Arias apaixonadas do Schiavo, enquanto os poetas de longas cabelleiras suspiravam à voz maviosa das tremulas Cecys.
Rememoram-se as suas obras: “A Noite do Castelo”, “Joanna de Flandres” “Maria Tudor”, “Colombo”, “Salvador Rosa”, “Fosca”, “Condor”, “Schiavo”, “Guarany” e toda a pompa fidalga dos tempos romanricos, a galanteria amorosa dos salões antigos, a amargura da escravidão, o lyrismo de Alencar, a exuberancia artistica de 1800, resurgem na agitação do seculo em que vivemos, como a Victoria do sentimento sobre a derrota do materialismo.
Bisneto de uma índia, lhe corria nas veias a seiva tropical, ardente, vigorosa, arrebatada, melancholica e impulsiva.
A sua existencia foi uma constante manifestação desta origem indigena, os rompantes do seu temperamento febril, a fuga da casa paterna, o remorso depois, aquella tendencia pelos motivos selvicolas, aquella attracção pelas verdes florestas da Tijuca e das Paineiras, onde em certa occasião se ia envenenando com fructas do matto, o amor pela pátria, tão forte, tão enraizado, tão violento,que cousa alguma conseguirajamais arrefecer, nem as calumnias, nem as hostilidades, nem mesmo as guerras dos patricios invejosos, nem tão pouco os longos annos passadosem terras extranhas e longinquas.
O seu porte magestoso e altivo, sua cabelleira revolta, seu olhar de fogo, lembram o gigante de granito que a poesia pátria exculpiu na rocha abrupta das nossas cordilheiras cyclopicas.
Interprete impetuoso do sentir de uma raça, Carlos Gomes espalhou pelo mundo,, atravez de suas symphonias vibrantes e apaixonadas, os característicos da alma brasileira, tão gravados, tão nítidos, tão fortes nas suas manifestações musicaes, que o brasileiro, ouvindo um accorde siquer das suas operas no extrangeiro, se sente assaltado por profunda nostalgia da pátria.
Esta foi, é e será, a razão principal da sua immortalidade. Sua vida de soffrimento e de luctas foi grande porque foi bella !...
Uma das passagens mais commoventes da sua peleja pela Gloria, foi aquelle gesto de gratidão ao Imperador que o auxiliara à semelhança de Luíz II de Baviera ajudando a Wagner nas suas grandiosas aspirações artisticas.
Recebendo a notícia da queda da monarchia, narra com delicadeza subtil sua extremosa filha o profundo desgoosto que o acommettera bem como a recusa, mais tarde, quando passava pelas mais duras difficuldades, de acceitar a quantia de vinte contos em ouro, offerecida pela Republica que trahira seu Imperador, para escrever seu novo hymno.
Aqui transcrevo as suas palavras por achal-as dignas e perfeitamente em harmonia com o fino temperamento de um grande artista.
-“ Não posso... seria acceitaro eterno castigo de me ver sempre por dentro, a mancha negra da ingratidão.”
Bello e sublime gesto, inteiramente de accordo com a grandeza de suas inspirações !...
Outro trecho da vida do genial maestro, de rara perfeição moral, foi a contenda que manteve com o poeta Paravicini, por occasiãode compor o Schiavo. Não tendo este consentido que se enxertasse na sua obra litteraria o Hymno da Liberdade, com os versos especialmente escriptos por um amigo do maestro, Carlos Gomes preferiu, embora enfrentando grande sacrifício, retirar sua opera dos cartazes do theatro de Bologna, quando tudo se preparava para um novo sucesso seu.
Estes pequenos detalhes da sua vida, que denotam a qualidade superior dos seus sentimentos, tornaram-no de certo grande e victorioso.
Lendo e relendo sua existência, não se tem a decepção tão commum que, em geral, encontramos nos actos Moraes da mor parte dos gênios.
Ao contrario, tudo em Carlos Gomes foi belleza e harmonia; sua musica não é mais do que a revelação de um temperamento generoso de uma alma de escol.
Não quero deixar de destacar aquelle detalhe singelodo seu destino de artista: o raminho de jasmim estrella que lhe enviára de Campinas a irmã saudosa, dentro de uma folha de papel azul, com o perdão do pae.”
MAIS PERFUME DOS JARDINS DE VILA BRASILIA DE CARLOS GOMES:
COM SUAS ÁRVORES CENTENÁRIAS !
COM UMA FONTE SOLITÁRIA !
COM UM CORETO QUERENDO REVIVER !
COM O SOL BEIJANDO AS ÁRVORES !
COM A CASA DO AMIGO PONCHIELLI BEM AO LADO !
ASSIM ESTÁ A VILA BRASILIA, QUE VIROU SCUOLA CIVICA MUSICALE DI LECCO !
MAESTRO GIOVANNI FORNASIERI - SOBRINHO-TRINETO DA ADELINA PERI (MULHER DE CARLOS GOMES), HOJE, MEU QUERIDO AMIGO.
Maestro Fornasieri ao piano, na estréia do Especial da EPTV - Acordes de uma Vida - 2009
Yolanda Gomes e eu na estréia - Royal Palm Plaza - 2009
Célio, eu e Marino Ziggiatti Royal Palm Plaza - 2009
Gostaria de deixar aqui, o lindo discurso que ele fez e deu-me o original, por ocasião da estréia do Especial de CARLOS GOMES, no Hotel Royal Palm Plaza:
TESTO DI PRESENTAZIONE
TRANSCRIÇÃO DO TEXTO:
Queridos amigos, próximos e distantes, autoridades do mundo do Espetáculo e da Comunicação, vocês todos aqui presentes.
É com grande alegria e gratidão que aceitei o vosso gentil convite, para presenciar este avant première do documentário televisivo sobre a vida e obra do meu ilustre ancestral CARLOS GOMES.
Chego à vossa amada e esplêndida terra (Brasil), pela primeira vez, e confesso que se realiza assim, um sonho e uma inspiração que me acompanham desde criança, quando conheci a história do famoso tio GOMES; assim era chamado por minha mãe e avó maternas.
CARLOS GOMES era o tio adquirido de minha avó, também pianista e pintora.
Lembro-me com viva emoção da bacchetta de ébano de Diretor de Orquestra de CARLOS GOMES; as abotoaduras de brilhante nos pulsos engomados de sua camisa.
Lembro-me também do retrato que minha avó fez a ele, tendo sido depois, doado ao Conservatório de Milão; da Antologia de árias e Sinfonias do grande Tonico, como familiarmente era chamado; guardadas em um belo volume em brochura de cor bordô, do qual minha avó nos presenteou no ano de 1962, quando então eu tinha quatro anos; do piano de mógano e palissandro (miller & organ), modelo keystone, proveniente da Pensilvânia, Estados Unidos, como presente de suas núpcias em 1909, Dia da Liberação, acompanhando os cantos e danças daquele dia de festa para toda a nação italiana.
Piano no qual estudei e que ainda existe em perfeito estado de conservação depois de 100 anos.
Sou pianista, diretor de orquestra, docente, mas acima de tudo um estudioso no sentido etmológico da palavra, que vem do latim "studere": olhar com vivo interesse algo ou alguém, ou seja, literalmente, sou um apaixonado indagador da realidade.
Por isso, sempre me interessei por assuntos, tais como: Filosofia, Literatura, Teatro e Poesia; motivado e educado pelo meu amado pai, professor de Física e Matemática, mas também violinista e poeta amador.
Amo a Arte e tudo o que é belo e ainda não encontrou a luz e o justo conhecimento.
Neste sentido, desejo fazer aqui, hoje, diante de vocês, uma solene declaração e expressar um desejo, que precisa também da vossa generosa e viva colaboração.
A declaração diz respeito ao justo, devido e tardio reconhecimento da obra "Fosca" de CARLOS GOMES; o primeiro e original protótipo do chamado "soprano dramático", ou seja, aquela personagem com caráter de cantora/atriz, que teve depois, tanto sucesso no mundo da ópera.
Sem entrar em detalhes, se pode tranquilamente dizer, que tal reconhecimento foi atribuído injustamente a A. Ponchielli, autor da famosa "Gioconda", por um preconceito anti-estrangeiro e também por interesses de casas editoras italianas da época.
O grande desejo, que chama em causa também vocês, se quiserem, seria ter a possibilidade de representar pela primeira vez em absoluto na Itália, a obra talvez mais acabada de CARLOS GOMES - "Lo Schiavo".
Parece incrível, mas é verdade, esta obra não foi nunca representada na Itália.
Seria justo, além de artisticamente relevante, ativar cada canal possível, para tentar retomar com sucesso esta corajosa e gloriosa iniciativa. Ficaria muito honrado, se tivesse o privilégio de poder dirigí-la.
Naquela época, um brasileiro em Milão e hoje, mais de 100 anos depois, um milanês no Brasil, descendente, mesmo que indireto, do maior músico de 1880.
Surpresas da história...
Sinto-me também brasileiro, queridos amigos, e assim como GOMES elegeu a Itália como sua segunda pátria - "a pátria dos meus filhos" - dizia ele... desejo de alguma maneira, manifestar o meu agradecimento, por de certo modo, fazer parte de vossa história e quem sabe futuramente, um colaborador ativo da vossa vida musical.
Lembrei GOMES no ano de 1986, na comemoração do aniversário de 150 anos de seu nascimento, com uma Exposiçao fotográfica do Palácio Sornani em Milão, organizada pela inesquecível Maria Euterpe Nogueira do Centro Cultural Brasileiro; depois em 1996, centenário de sua morte, com um concerto monográfico inteiramente dedicado a GOMES, no Teatro Social de Lecco e enfim aqui, como se eu fosse um ator deste preciosíssimo documentário.
No próximo mes, dirigirei em Milão, músicas de um outro grande compositor brasileiro, Villa Lobos, comemorando os 50 anos de sua morte.
Faço votos que este agradável encontro possa ser início de uma grande correspondência de intenções, afeto e paixão, que liga os nossos respectivos países, escolhendo a música como referência, que como dizia Beethoven - "é a realização máxima de toda a sabedoria e filosofia." - , porque a música é beleza e a beleza, como dizia São Tomás - "É o esplendor da verdade."
Seria também justo e devido representar aqui em Campinas, sua terra natal, sua última obra "Condor", nunca antes representada.
Terei uma grande honra em poder contribuir à sua realização, fazendo voar hoje aqui, o seu majestoso "Condor" !
Obrigado de coração
É com grande alegria e gratidão que aceitei o vosso gentil convite, para presenciar este avant première do documentário televisivo sobre a vida e obra do meu ilustre ancestral CARLOS GOMES.
Chego à vossa amada e esplêndida terra (Brasil), pela primeira vez, e confesso que se realiza assim, um sonho e uma inspiração que me acompanham desde criança, quando conheci a história do famoso tio GOMES; assim era chamado por minha mãe e avó maternas.
CARLOS GOMES era o tio adquirido de minha avó, também pianista e pintora.
Lembro-me com viva emoção da bacchetta de ébano de Diretor de Orquestra de CARLOS GOMES; as abotoaduras de brilhante nos pulsos engomados de sua camisa.
Lembro-me também do retrato que minha avó fez a ele, tendo sido depois, doado ao Conservatório de Milão; da Antologia de árias e Sinfonias do grande Tonico, como familiarmente era chamado; guardadas em um belo volume em brochura de cor bordô, do qual minha avó nos presenteou no ano de 1962, quando então eu tinha quatro anos; do piano de mógano e palissandro (miller & organ), modelo keystone, proveniente da Pensilvânia, Estados Unidos, como presente de suas núpcias em 1909, Dia da Liberação, acompanhando os cantos e danças daquele dia de festa para toda a nação italiana.
Piano no qual estudei e que ainda existe em perfeito estado de conservação depois de 100 anos.
Sou pianista, diretor de orquestra, docente, mas acima de tudo um estudioso no sentido etmológico da palavra, que vem do latim "studere": olhar com vivo interesse algo ou alguém, ou seja, literalmente, sou um apaixonado indagador da realidade.
Por isso, sempre me interessei por assuntos, tais como: Filosofia, Literatura, Teatro e Poesia; motivado e educado pelo meu amado pai, professor de Física e Matemática, mas também violinista e poeta amador.
Amo a Arte e tudo o que é belo e ainda não encontrou a luz e o justo conhecimento.
Neste sentido, desejo fazer aqui, hoje, diante de vocês, uma solene declaração e expressar um desejo, que precisa também da vossa generosa e viva colaboração.
A declaração diz respeito ao justo, devido e tardio reconhecimento da obra "Fosca" de CARLOS GOMES; o primeiro e original protótipo do chamado "soprano dramático", ou seja, aquela personagem com caráter de cantora/atriz, que teve depois, tanto sucesso no mundo da ópera.
Sem entrar em detalhes, se pode tranquilamente dizer, que tal reconhecimento foi atribuído injustamente a A. Ponchielli, autor da famosa "Gioconda", por um preconceito anti-estrangeiro e também por interesses de casas editoras italianas da época.
O grande desejo, que chama em causa também vocês, se quiserem, seria ter a possibilidade de representar pela primeira vez em absoluto na Itália, a obra talvez mais acabada de CARLOS GOMES - "Lo Schiavo".
Parece incrível, mas é verdade, esta obra não foi nunca representada na Itália.
Seria justo, além de artisticamente relevante, ativar cada canal possível, para tentar retomar com sucesso esta corajosa e gloriosa iniciativa. Ficaria muito honrado, se tivesse o privilégio de poder dirigí-la.
Naquela época, um brasileiro em Milão e hoje, mais de 100 anos depois, um milanês no Brasil, descendente, mesmo que indireto, do maior músico de 1880.
Surpresas da história...
Sinto-me também brasileiro, queridos amigos, e assim como GOMES elegeu a Itália como sua segunda pátria - "a pátria dos meus filhos" - dizia ele... desejo de alguma maneira, manifestar o meu agradecimento, por de certo modo, fazer parte de vossa história e quem sabe futuramente, um colaborador ativo da vossa vida musical.
Lembrei GOMES no ano de 1986, na comemoração do aniversário de 150 anos de seu nascimento, com uma Exposiçao fotográfica do Palácio Sornani em Milão, organizada pela inesquecível Maria Euterpe Nogueira do Centro Cultural Brasileiro; depois em 1996, centenário de sua morte, com um concerto monográfico inteiramente dedicado a GOMES, no Teatro Social de Lecco e enfim aqui, como se eu fosse um ator deste preciosíssimo documentário.
No próximo mes, dirigirei em Milão, músicas de um outro grande compositor brasileiro, Villa Lobos, comemorando os 50 anos de sua morte.
Faço votos que este agradável encontro possa ser início de uma grande correspondência de intenções, afeto e paixão, que liga os nossos respectivos países, escolhendo a música como referência, que como dizia Beethoven - "é a realização máxima de toda a sabedoria e filosofia." - , porque a música é beleza e a beleza, como dizia São Tomás - "É o esplendor da verdade."
Seria também justo e devido representar aqui em Campinas, sua terra natal, sua última obra "Condor", nunca antes representada.
Terei uma grande honra em poder contribuir à sua realização, fazendo voar hoje aqui, o seu majestoso "Condor" !
Obrigado de coração
CURRICULUM DE GIOVANNI
Giovanni Fornasieri was born in Milan in an artistic family. His father, a phisician, writes poems and plays violin, whereas his grandmother, Laura Donadon, pianist and good painter, is Adelina's (Carlos gomes wife) niece. Even from childhood he knows Carlos Gomes music through grandmother's piano scores and plays "Il Guarany" at the piano she gave him. He was born in Milan where completes his classical and musical studies with Anita Porrini and Alberto Ferrari, graduating in piano from Genova Conservatory N. Paganini.
Studied "direzione d'orchestra" with Piero Bellugi and Franco Ferrara in Fiesole (Fi), having the course at Corso Nazionale di Perfezionamento and was sent to Bari by Ferrara, getting his merit degree.
Beyond that, participates with the Bologna Studio Theater through Vladimir Delman and inaugurates for two consecutive years the Estate Musicale Pescarese, conducting "Il Signor Bruschino" by Rossini and the burletta in one act "Arlecchinata" by Salieri.
Successively, gets the merit certificate in the contest Carlo Zecchi and is invited to conduct the Bari Symphony Orchestra and some concerts in "Auditorium N. Rota".
Conducted concerts with: the Milano Orchestra Angelicum, San Remo Symphony Orchestra, Orchestra Mario Gusella, Ambrosiana Academy of Chamber Music, Nuova Cameristica, Budapest Chamber Orchestra, Arad State Filarmonic, getting everywhere, consensus of critic and public.
Has collaborated with famous artists as Severino Gazzelloni and Alirio Diaz, Bruno Canino, Anna Kravcenko, conducting concerts in important events.
In 1995 does a revision of the original "Amor contrastato ossia la Molinara" by Paisiello, with messin scene and representation in co-operation with Teatro alla Scala di Milano.
Has recorded for Rugginenti-Audio and Mediolanum Channel.
He is professor of masterclass of vocal Music with piano a Accademia Internazionale della Musica di Milano.
Studied "direzione d'orchestra" with Piero Bellugi and Franco Ferrara in Fiesole (Fi), having the course at Corso Nazionale di Perfezionamento and was sent to Bari by Ferrara, getting his merit degree.
Beyond that, participates with the Bologna Studio Theater through Vladimir Delman and inaugurates for two consecutive years the Estate Musicale Pescarese, conducting "Il Signor Bruschino" by Rossini and the burletta in one act "Arlecchinata" by Salieri.
Successively, gets the merit certificate in the contest Carlo Zecchi and is invited to conduct the Bari Symphony Orchestra and some concerts in "Auditorium N. Rota".
Conducted concerts with: the Milano Orchestra Angelicum, San Remo Symphony Orchestra, Orchestra Mario Gusella, Ambrosiana Academy of Chamber Music, Nuova Cameristica, Budapest Chamber Orchestra, Arad State Filarmonic, getting everywhere, consensus of critic and public.
Has collaborated with famous artists as Severino Gazzelloni and Alirio Diaz, Bruno Canino, Anna Kravcenko, conducting concerts in important events.
In 1995 does a revision of the original "Amor contrastato ossia la Molinara" by Paisiello, with messin scene and representation in co-operation with Teatro alla Scala di Milano.
Has recorded for Rugginenti-Audio and Mediolanum Channel.
He is professor of masterclass of vocal Music with piano a Accademia Internazionale della Musica di Milano.
BRAVISSIMO, MAESTRO !!!!!!!!!!!
UM TESOURO ACHADO EM MILÃO
Partituras preciosíssimas de CARLOS GOMES que eu trouxe da Biblioteca do Conservatório de Música de Milão:
1) "AO CEARÁ LIVRE" - Marcha Popular - 25 de Março de 1884) (Edit. Ricordi)
2) "SE SA MINGA" - Rivista del 1866 - Dedicata al mio caro Maestro cav. Lauro Rossi - (R. Stabilimento - Tito di G. Ricordi)
3)"NELLA LUNA" Rivista del 1868 (All'Esimia Artista di Canto Sig. Carlotta de Barathy)(Proprietà dell'Autore per l'Impero del Brasile)(Edit. Milano F. Lucca)
(Representata al Teatro Carcano l'autunno 1868) (Proprietà dell'Editore per tutti i paesi) 23
4) "INNO ALPINO" (parole di A. Ghislansoni - Musica di A. Carlos Gomes) (Edit. F. Lucca) ( Sezione di Lecco - Club Alpino Italiano)
5)"HYMN FOR THE CENTENNIAL OF THE AMERICAN INDEPENDENCE" (To the American People celebrated by Philadelphia on the 4 of July 1876 composed by command of his Majesty Don Pedro II Emperor of Brazil.
6)"INNO MARCIA" - (espressamente composto e dedicato al Collegio Militare di Milano in Omaggio all Esercito - parole di Francesco Giganti - Ufficiale nell'Esercito) (Edit. F. Lucca - proprietà per tutti i paesi)
7)"CORO TRIUMPHAL" - Ao Povo Campineiro - (espressamente composto para solemnizar a abertura da Exposição Regional de Campinas no anno de 1885) (Edizioni Ricordi - Milano - Roma - Napoli - Firenze - Londra, 265, Regent Street W.- Per la Francia ed il Belgio V. Durdilly & Cia. - Boulevard Haussmann, 11 - Paris)
8)MARIA TUDOR" (rappresentato per la prima volta al Teatro alla Scala in Milano il 27 Marzo 1879) (Edizioni Ricordi - prop. per tutti i paesi)
9)"MARCHA MILITAR" - (dedicada aos alumnos da Escola Naval do Rio de Janeiro) (Editore Arturo Demarchi - Milano - Buenos Ayres)
10)"L'ORIUOLO" - (Galop - Biblioteca dei Corpi di Musica Civili e Militari - diretta da Giuseppe Mariani) ( R. Stabilimento Tito di Gio. Ricordi e Francesco Lucca - G. Ricordi & C.) (Editori-Stampatori) (Proprietà degli Editori - Deposto a norma dei trattati internazionali. Tutti i diritti di esecuzione, transcrizione e riproduzione sono riservati).
SOLITUDINE
Resgatando memórias do Grande Maestro.
ResponderExcluir