A LINDA "VILLA BRASILIA" DE CARLOS GOMES
Eu, na casa de CARLOS GOMES em Lecco, perto de Milão
As fotos foram tiradas em Outubro de 2009, em viagem a Milão – aspecto atual da propriedade de CARLOS GOMES em Maggianico, com suas árvores tropicais por ele plantadas ainda em pé e saudáveis, mesmo em clima desfavorável.
Inicia em 1879 a construção em Maggianico de Vila Brasilia, onde é vizinho de Ponchielli e em sua casa a bandeira brasileira estará sempre exposta e será hasteada todos os dias. Essa Vila será poucos anos depois, a principal causa da falência econômica do maestro.
Jardins de Villa Brasilia - outono
O lago di Lecco, chamado por ele de Lagoa Formosa, tinha como companhia um bosque de jequitibás e falava-se só o Português.
Jardins de Villa Brasilia - outono
CARLOS GOMES frequentava Lecco já há muito tempo, passava lá longas temporadas com a família ora em hotel, ora em casa alugada. Seu colega e amigo Amilcare Ponchielli, assim que pôde, mandou construir, em Maggianico, uma vila em terreno arborizado.
Jardins de Villa Brasilia - outono
Jardins de Villa Brasilia - inverno
A Vila era e continua bonita, mas não é um exemplo máximo de luxo e de suntuosidade. E o que dizem os livros sobre a mansão ter sido construída muito maior e mais luxuosa do que CARLOS GOMES teria estabelecido com o arquiteto não é verdade. CARLOS GOMES não só sabia de tudo, como incentivava despesas maiores e não previstas.
Jardins de Villa Brasilia - inverno
A princípio, envolvido pela beleza do lugar, CARLOS GOMES esperou, em tempo relativamente curto, poder cobrir o déficit inicial. Encantava-o viver em um ambiente artístico muito animador e em um lugar de veraneio encantador.
Em Lecco, pertinho de Vila Brasilia
Era um paraíso com 4 hectares de bosques. Ao se entrar na propriedade, sente-se estar numa floresta tropical com mais de trezentas árvores Ficcus, ao lado de imensos pinheiros centenários, que me deixaram absolutamente fascinada. Quando os portões do jardim se abriam, o perfume das camélias convidava a entrar, lindas flores que no outono estão adormecidas, portanto, não tive a sorte de desfrutá-las. Mas estão lá.
O edifício era e ainda é de refinado gosto, com feições burguesas, estilo neoclássico, em alta na época, tornando-se um ponto de referência para artistas e burgueses de Milão. CARLOS GOMES cobriu as paredes da casa com os enfeites e armas dos índios: eram arcos, flechas de diversas tribos brasileiras, tacapes, cocares, inúbias, diademas e mantos de penas de araras, maças de guerra, trompas; um museu de curiosidades indígenas do mais pitoresco efeito.
Ao terminar a escadaria da casa, há uma pintura maravilhosa no teto, com águias em alto relevo, nos quatro cantos dela.
Jardins de Villa Brasilia - outono
Na casa, havia vasos pintados pelos índios tupi-guarani.
No pomar, famílias de saguis habitavam muitas lindas casinhas de madeira construídas especialmente para abrigá-los.
Eu, nos Jardins de Villa Brasilia - outono
Batí esta foto da fachada da casa de CARLOS GOMES este ano de 2012 - maio - primavera
A pequena porção do Lago di Como, que fora batizado por ele de Lagoa Formosa, passa em frente e CARLOS GOMES manda colocar uma canoa com o nome de Pindamonhangaba pintado de verde e amarelo, para divertir-se com os italianos que quebravam a língua ao tentar pronunciar o comprido e estranho nome.
Em frente à mansão, havia, e ainda hoje estão lá, as enormes estátuas de Peri e o Cacico, presentes de seu editor.
Jardins de Villa Brasilia - inverno
Um edifício monumental.
Apenas uma coisa deixou-me muito triste: o histórico e lindo coreto está abandonado, restando dele apenas a armação de ferro.
A fonte, em frente à mansão, também está sem vida. Não resistindo ao impulso, procurei uma pedra bem do fundo dela e trouxe-a comigo para o Brasil, como uma recordação de momentos especiais em minha vida.
Neste coreto aconteceram festas grandiosas !
Eu no Coreto da Villa Brasilia - este ano de 2012 - primavera - mes de maio
Nos Jardins de Villa Brasilia - maio deste ano de 2012 - primavera
Sob um imenso pinheiro, plantado por CARLOS GOMES, nos Jardins de Villa Brasilia - maio deste ano de 2012 - primavera
Ao lado de uma das fontes, nos Jardins de Villa Brasilia - maio deste ano de 2012 - primavera
Ao lado da Estátua de Peri, na entrada da casa - primavera - maio de 2012
Ao lado da Estátua do Cacique, na entrada da casa - primavera - maio de 2012
Rua que tem o nome do maestro CARLOS GOMES, em Lecco - 2012
LAGO DI COMO
É um lago de origem glacial que possui uma vista maravilhosa em toda sua extensão; com uma área de 146 quilômetros quadrados, é o terceiro maior lago da Itália, depois do Lago de Garda e do Lago Maggiore.
Tem mais de 400 metros de profundidade; é um dos mais profundos da Europa e o fundo do lago é de mais de 200 metros – 656 pés – abaixo do nível do mar.
Sua beleza de águas azuis, rodeado de montanhas e pequenas vilas de casas de alto padrão, é um local onde a maior parte da elite de Milão reside.
UMA CRÍTICA E UM COMENTÁRIO SOBRE "O GUARANI"
Rubino Profeta, ex-diretor do San Carlo de Nápoles, escreveu sobre "O GUARANI" em 1971:
“A esplendorosa sinfonia, o arrebatador dueto do 1º ato, os robustos “concertati”e as poderosas cenas de conjunto, ainda hoje impressionam o público pela espontaneidade da inventiva e por aquela prepotente carga de teatralidade que estava nos alicerces da personalidade incomum de Carlos Gomes.”
Cleber Papa comenta que:
“O Guarani de Belo Horizonte é para mim uma versão dramatúrgica definitiva porque pude encontrar soluções cênicas que me deixaram muito satisfeito e acho que com os achados desta partitura, a obra ganhou um sabor particularíssimo”.
FRASE DA VEZ:
Em carta a amigo, CARLOS GOMES fala sobre o HINO A CAMPINAS:
“(…) O TONICO DE 1836 JÁ ESTÁ MEIO VELHOTE, MAS O CORAÇÃO DO CAIPIRA É SEMPRE MOÇO PARA AMAR CAMPINAS E O POVO DE SUA TERRA NATAL. (...)
ACEITE, POIS, CAMPINAS, DO FILHO AUSENTE, NESSAS POBRES HARMONIAS, AS HOMENAGENS E AS EXPRESSÕES DE VIVO E SINCERO AMOR."
Fonte: Meu livro "OLHOS DE ÁGUIA - ANTONIO CARLOS GOMES - A TRAJETÓRIA DE UM GÊNIO" - a ser publicado.
A melhor pesquisa: "in loco"!
ResponderExcluirBelo, Denise!
Estou mudando para a Italia e para minha surpresa fui ver um apartamento em término de construção para comprar em frente ao Parque Carlos Gomes!
ResponderExcluirAndrea
Em que lugar da Itália, Andrea ?
ExcluirDenise, prazer em conhecê-la.
ResponderExcluirSou Miriam Prado, fotógrafa e jornalista brasileira.
Estou em Lecco e pretendo fazer uma reportagem sobre a Vila Brasilia e principalmente sobre a ópera Il Gaurani que foi composta quando ele estava na Itália. Se tiveres alguma informação a além do que está escrito aqui e puderes me enviar por email, fico grata.
miprado.fotos@hotmail.com
Segue meu facebook: Miriam Prado Guarani kaiowá.
Um abraço.
Miriam Prado.
ResponderExcluirParabéns pelas fotos e pelo texto.
Estou relendo "O SELVAGEM DA ÓPERA' de Rubens Fonseca e seu texto com as fotos saciou
minha curiosidade sobre a morada de Carlos Gomes na Itália.
Somos,apaixonados,eu e minha esposa pelo lago de Como,pela sua magia e poesia.
O local ideal para compositores,sem dúvida.
Leonir Carlos Krupa.