Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

HISTÓRIA DOS TULLIO 10


A NOSTALGIA DE UM TULLIO
 Esta música está devidamente registrada e é de autoria do maestro Mário de Tullio - arranjo para piano:
REQUERIMENTO APRESENTADO PELO ENTÃO VEREADOR JOÃO LANARO,  À CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS E APROVADO NA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA: 22 DE MARÇO DE 1968
 TRANSCRIÇÃO:

Campinas, 22 de março de 1968

Ilmo. Sr.
MAESTRO LUIZ DE TULLIO
NESTA

Tenho a honra de transmitir a V. S. em seu inteiro teor, o REQUERIMENTO Nº192/69, apresentando a este Legislativo pelo Sr. Vereador JOÃO LANARO e aprovado em a 16ª Sessão Ordinária.:


"Um fato auspicioso ocorreu, para Campinas em a noite de terça-feira última.
Pela vez primeira, apresentou-se ao público, a Orquestra Sinfônica, que adquiriu vida própria, sob os auspícios da Secretaria de Educação e Cultura da Municipalidade e graças à compreensão da Universidade Católica de Campinas.
À frente do conjunto, regendo-o de maneira impecável, estava e está o Maestro Luiz de Tullio.
Dele nada precisaríamos falar, talvez, pois é nome sobejamente conhecido.
Ascende de uma família de musicistas. Tanto ele, quanto cada um dos integrantes da Orquestra Sinfônica de Campinas, são capazes dos maiores sacrifícios.
Aliás, destaque-se mesmo que os músicos desse conjunto passaram a formá-lo única e exclusivamente por amor à arte.
Campinas que, sendo a terra de "Carlos Gomes", reclamava uma sinfônica, passou agora a possuí-la e em alto nível.
É a cidade que está de parabéns.
É o Município que conseguiu realizar o que todos reclamavam.
Diante do exposto, REQUEREMOS conste desta um voto de congratulações com a Orquestra Sinfônica de Campinas, pelo êxito de sua primeira apresentação.
Requeremos, ainda, que do que fôr decidido seja comunicado, por Ofício, ao Maestro Luiz de Tullio e à ilustre Secretária de Educação e Cultura Profª Jacy Milani.

Sala das Sessões, 21 de março de 1968.


aa.) JOÃO LANARO
       RUY DE PAULA LEITE
       ARMANDO JOSÉ BERTASSOLLI
       JOSÉ GERALDO DE GODOY
       LINDENBERG DA S. PEREIRA


Ao ensejo, reitero a V. S. os protestos de minha elevada estima e distinta consideração."


                                             DR. ROMEU SANTINI
                                          ----------------------------------
                                                    PRESIDENTE



 IRMÃOS DI TULLIO
 (Luiz, Pompeu, Miguel)
A continuação, página 405 não pôde ser colocada aqui, então coloco seu conteúdo na íntegra, págs. 404 e 405, logo abaixo do meu comentário:
É preciso corrigir já, para que não persista o erro na leitura do conteúdo: não existe e nunca existiu nenhum Miguel entre os irmãos Tullio.
Eles (os músicos) eram Luiz, Pompeo, Mário e Angelo !
Que Miguel é este ?
E não eram 3 irmãos... eram 4 irmãos músicos dentre os 9 filhos de João e Julieta di Tullio. (10 ao todo - um faleceu ainda criança)


Outro engano: o nome da banda não era Banda de Música Italiana e sim Banda Ítalo-Brasileira e foi fundada pelo PAI deles, o maestro João di Tullio.
A família está toda em Campinas: filhos, sobrinhos, irmãos, netos...
E, há já algum tempo, tenho colocado inúmeros documentos, história, recortes de jornais, programas oficiais da Orquestra, folha de pagamento, decreto-lei, fotos, declarações, requerimentos, crônicas de amigos, estatuto da orquestra, programa da ABAL, concertos da OSMC, etc...etc...etc...
O que falta é criarem vergonha na cara e fazerem constar o nome destes campineiros tão importantes para a história da música de Campinas, no programa oficial da OSMC !
 O que aqui, é chamada de 'antiga' OSMC é a própria OSMC que existe hoje... apenas com novos músicos, é evidente.
O último parágrafo deste texto - se quem o escreveu referiu-se aos irmãos Tullio - Luiz, Pompeo, Mário e Angelo - foi buscar a informação noutro planeta, porque o que foi dito aqui não existe:


"Entre os irmãos, foi o que mais se destacou, principalmente à frente da Banda Italiana, também conhecida como Banda Luiz di Tullio, cuja importância para a vida musical da cidade foi enorme e, pode ser avaliada pelas inúmeras vezes que foi citada no decorrer desta pesquisa.
Sobre os outros dois (tres !) irmãos, pouco se sabe: Pompeo provavelmente acompanhava o irmão em seus trabalhos de marceneiro e pedreiro; Miguel consertava e restaurava instrumentos musicais e realizava serviços de organeiro (construtor de órgãos)."



Nunca existiu Banda Luiz di Tullio - o nome dela era Banda Maestro João di Tullio !
Esta família Tullio, como TODOS os campineiros da velha-guarda sabem muito bem, foi uma família de MÚSICOS... não foram marceneiros ou pedreiros ou outra coisa, que não professores de MÚSICA e MAESTROS.
Mário de Tullio lecionou em quase, senão todas as Escolas e Colégios de Campinas !
Pouco se sabe uma ova... são conhecidos por todos os campineiros de sua época !
Todo mundo foi aluno de Mário de Tullio e Pompeo !
Luizinho carregava a OSMC nas costas !!
Ora, então não me venha com essa conversa mole de 'pouco se sabe' e nem com informações colhidas sabe-se lá com quem e aonde.
A família é grande e está aí... se não bastar, tenho comigo todos os documentos a respeito desta família histórica de Campinas, que merecia mais respeito, consideração e reconhecimento.


TRANSCRIÇÃO DO TEXTO EM SUA ÍNTEGRA:


" Pouco se sabe sobre esses tres irmãos, figuras bastante importantes para a música em Campinas, fundadores da chamada Banda de Música Italiana, que se apresentou inúmeras vezes na cidade, em especial nas retretas domingueiras do Passeio Público.

Eram imigrantes italianos que aqui chegaram para tentar a sorte, mas que contribuíram de maneira decisiva para o desenvolvimento da música em Campinas.
A família di Tullio continuou a produzir músicos e, até a década de 1970 ainda havia descendentes como o maestro Luiz di Tullio, que foi regente da antiga Orquestra Sinfônica de Campinas, assim como Mário, Pompeo Sobrinho e João, de quem se sabe que nasceu na Itália em 1875.
Sobre o primeiro Luiz, sabe-se que chegou à cidade em 1863 e logo em seguida abriu uma marcenaria.
Em 1879 foi testemunha do processo conhecido como "Crime do Pinto", quando esta pessoa assassinou barbaramente Victorino de Menezes em sua casa, enterrando a vítima no chão da cozinha.
A ligação de Luiz com o crime aconteceu em função de um trabalho profissional que realizou na casa do criminoso. Ele havia sido contratado pelo assassino para fazer o assoalho (que deve ter encoberto a vítima), uma nova latrina, paredes divisórias e casa de banhos na casa em que aconteceu o crime.


Entre os irmãos, foi o que mais se destacou, principalmente à frente da Banda Italiana, também conhecida como Banda Luiz di Tullio, cuja importância para a vida musical da cidade foi enorme e, pode ser avaliada pelas inúmeras vezes que foi citada no decorrer desta pesquisa.
Sobre os outros dois (tres !) irmãos, pouco se sabe: Pompeo provavelmente acompanhava o irmão em seus trabalhos de marceneiro e pedreiro; Miguel consertava e restaurava instrumentos musicais e realizava serviços de organeiro (construtor de órgãos)."




 DISFARCE PERFEITO

7 comentários:

  1. Meu Deus do céu, embora Deus não tenha nada a ver com isso? Onde essa Lenita foi buscar esses dados? Conversou ao menos com alguem da família Tullio para se sentir no direito de escrever sobre o que, ou quem, ela não conhece? Não sabe nada e nem tentou saber. Quem é Miguel? Que banda é essa, Banda Luiz de Tullio, que nunca existiu? Que marceneiro é esse, que nunca existiu na família? Pois eu, como filha do Maestro Mário de Tullio, neta de João de Tullio, que foi o iniciador de toda essa parte da Sinfônica de Campinas, digo que a autora foi completamente desonesta, historicamente falando, ao se referir à família Tullio com todos esses disparates que acabei de ler. Lamentável, sra. Lenita, a sua ignorância sobre a minha família. Lamentável e indesculpável. Cuidado com o direito que a senhora não tem em escrever sobre coisas ou pessoas que não foram objeto de pesquisa séria. Campinas já não tem memória, e memoria como a sua são dispensáveis.

    M.Angela de Tullio Bertuzzo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Angela !
    Embora eu não seja uma Tullio,amo um Tullio e porisso, considero-me da família...fiquei absolutamente escandalizada com este texto.
    Quem me passou por e-mail foi Dulce Schmidt... parece-me que é de um livro publicado desta Lenita.
    Além de não se colocar os Tullio na história de Campinas deliberadamente, quando esta sra. se arvora em falar sobre eles, comete este descalabro.
    Ela escreve e vai publicando !
    Como se não houvesse ninguém da família para informá-la devidamente.
    Fico imaginando onde foi que ela colheu estes dados: deve ter sido abduzida !

    ResponderExcluir
  3. Essa sra. precisa rever sua profissão de historiadora !
    Onde já se viu falar o que ela fala e pior, publicar completos absurdos sobre os Tullio ?
    E o pior de tudo isso é tornar público informações errôneas !
    E dizer que da história dos Tullio 'pouco se sabe': muitíssimo se sabe, d. Lenita... a sra. é que, pelo jeito, nada sabe sobre eles.
    Campinas foi aluna deles, d. Lenita.
    Campinas viveu a música deles, d. Lenita.
    Campinas conviveu com eles, d. Lenita.
    E dos que conviveram com eles, ainda há muitos que estão vivos... colha informações e corrija o que ficou vergonhosamente errado. Sempre é tempo de se redimir.
    Campinas deveria ter vergonha dessas coisas !

    ResponderExcluir
  4. Recebi por e-mail de Helena Monteiro:

    A d o r e i e parabéns. Você é o máximo, prima. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Recebi por e-mail, de minha sogra, irmã dos Tullio:

    "Estou escandalizada com tanta mentira, invencionice dessa imbecil, que informou-se sabe-se lá aonde.
    Deve estar com muita inveja e dor-de-cotovelo de meu pai e de meus irmãos.
    Não conheço esta sra, graças a Deus, mas acho que o CCLA, no qual trabalhei por muitos anos, convivendo com gente de bem, deveria envergonhar-se de ter como diretora, uma pessoa ignorante e incompetente como ela.
    Uma historiadora que se preza, deve buscar as informações em fontes idôneas.
    Se esta sra. colheu estes absurdos de alguém, no mínimo foi de algum canalha que usurpou o lugar de direito de meu irmão Luizinho na OSMC.
    Se ela criou da sua própria cabeça, tem que ser internada."

    Leonor de Tullio Lopes - irmã dos maestros Luiz, Pompeo, Mário e Angelo e filha do maestro João di Tullio.

    ResponderExcluir
  6. Recebí por e-mail de Eliana Ramalho:

    Denise você tem a faca o queijo a goiabada e a vontade de comer. Comece a exercitar seus "dotes" de vereadora enquadrando "essa sujeita" a retratar-se. O que acha? Você tem o meu apoio se precisar - verbal, moral e físico.

    bjs

    ResponderExcluir