Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ITÁLIA...ITÁLIA...ITÁLIA !...


ENCANTADORA... BELA ITÁLIA !
A Itália, oficialmente República Italiana, é um país situado na Península Itálica, na Europa meridional, e em duas ilhas no mar Mediterrâneo, Sicília e Sardenha. 
 A Itália divide suas fronteiras alpinas no norte com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia.
 Os estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior da Península Itálica e Campione d'Italia é um exclave italiano na Suíça.

 O terreno conhecido hoje como Itália foi o berço de várias culturas e povos europeus, como os Etruscos e os Romanos. 
 A capital da Itália, Roma, foi durante séculos o centro da civilização ocidental. 
 Mais tarde, tornou-se o berço do Renascimento e também desempenhou um papel importante no desenvolvimento da ciência e da astronomia moderna, especialmente o heliocentrismo, bem como a Universidade e a ópera. 
 Durante a Idade Média, a Itália foi dividida em vários reinos e cidades-estados (como o Reino da Sardenha, o Reino das Duas Sicílias e o ducado de Milão), mas foi unificada em 1861, um período da história conhecido como o "Risorgimento"
 Do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, a Itália possuía um império colonial, que estendia seu domínio a Líbia, Eritreia, Somália Italiana, Etiópia, Albânia, Rodes, Dodecaneso e uma concessão em Tianjin, na China.

 A Itália Moderna é uma república democrática e um país desenvolvido, com a oitava melhor classificação no índice de qualidade de vida. 
 O país goza de um alto padrão de vida, sendo o 18º país mais desenvolvido do mundo. 
 É um membro fundador do que hoje é a União Europeia, tendo assinado o Tratado de Roma, em 1957, além de ser também um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). É membro do G8 e do G20 (com a sétima maior economia PIB nominal), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC), do Conselho da Europa, da União da Europa Ocidental e da Iniciativa Centro-Europeia. 
A Itália é um Estado membro do Acordo de Schengen. 
 O país possui o oitavo maior orçamento militar do mundo e é uma das nações que compartilha armas nucleares com a OTAN.

 A Itália, especialmente Roma, tem um papel proeminente a nível europeu e mundial em assuntos culturais, diplomáticos e militares, com grande impacto global na política e na cultura, sediando organizações mundiais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Global Forum, Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Colégio de Defesa da OTAN. A influência política, econômica social e militar do país na Europa tornou-o uma importante potência regional, a par Reino Unido, da França, da Alemanha e da Rússia. 
O país possui uma educação pública de alto nível, força de trabalho elevada, índice de caridade alto, além de ser um país globalizado. 
 A Itália também tem a 18ª expectativa de vida mais alta do mundo, a frente de países como Noruega e Áustria.

LUZ NO CAOS

3 comentários:

  1. Meu encatamento pela Itália acredito que seja pela memória atávica.

    ResponderExcluir
  2. Também sou irremediavelmente fascinada pela Itália e não é por atavismo, talvez alguma explicação 'espiritual' desvendasse melhor este fascínio.

    ResponderExcluir
  3. AMO a música italiana de paixão, o povo é fantástico, a língua acho encantadora e fácil... os costumes... as cidades me inspiram sempre um 'dejà vu', a comida, os vinhos... as tradições, a história, tudo na Itália me atrai.

    ResponderExcluir