Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

FANTÁSTICO HIMALAIA !!


A CADEIA MONTANHOSA

O Himalaia, Himalaias ou Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. 

A cordilheira abrange cinco países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. 
O nome Himalaia vem do sânscrito  (pronunciada com um longo primeiro 'a' e um curto último 'a', como  'himaal-ya', em vez de 'him-u-l-yu' ou 'him-u-layaa') e significa  "morada da neve".
Os  Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale  do rio Indo ao vale do rio Bramaputra, formando um arco de cerca de  2500 km de extensão e com uma largura variando de 400 km no oeste, na  região da Caxemira-Tibete, a 150 km no leste, na região do  Tibete-Arunachal Pradesh.


O Everest (ou Evereste) é a montanha mais alta do mundo. 

Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). 


Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).


O K2 (também conhecida como monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias do Himalaia, na fronteira sino-paquistanesa (na região da Caxemira ocupada, no Baltistão). 

 É o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest. 

 Tem uma altitude máxima de 8 611 metros, mas é apenas a 22º montanha mais proeminente (4 017 m de reascensão).

A ascensão do K2 é considerada, pela maior parte dos alpinistas, como sendo mais difícil que a do monte Everest. 


 O Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo, com 8 586 m de altitude. 

 Está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia.
Esta montanha só foi escalada com sucesso em 1955, por Joe Brown e George Band (expedição britânica) tendo sido tentada pela primeira vez logo em 1905, onde quatro membros de uma expedição internacional morreram numa avalanche.

De 1838 até 1849, acreditava-se que o Kanchenjunga era a mais alta montanha do mundo, pois desconhecia-se a altitude do Everest e do K2. É uma enorme massa montanhosa com muitos cumes emergindo da sua aresta gelada. Está situada na fronteira do Nepal e Sikkim, a apenas 46 milhas a noroeste de Darjeeling. É a mais ocidental das grandes montanhas de 8 000 metros dos Himalaias.


O Lhotse é a quarta montanha mais alta do mundo, possuindo ligação com o monte Everest pela coluna sul. Até outubro de 2003 haviam subido ao topo do Lhotse 243 alpinistas, sendo que 11 morreram.

O flanco ocidental do Lhotse é conhecido como a face de Lhotse. Todos os  alpinistas que vão pela coluna sul do Everest devem escalar esta parede  de 1 125 m constituída de gelo glacial. 

 Esta face levanta-se em  declives de 40 e 50 graus com protuberâncias ocasionais de 80 graus.
Os primeiros alpinistas a atingirem o seu cume foram os suiços Ernst Reiss e Fritz Luchsinger em 18 de maio de 1956, da expedição Swiss Mount Everest/Lhotse Expedition.


Makalu é a quinta montanha mais alta do mundo, possuindo 8 462 metros de altitude. Está localizada a 22 km a leste do monte Everest. É um pico isolado cuja forma lembra uma pirâmide de quatro faces.


O Makalu é considerada uma das montanhas mais difíceis de se escalar  em todo o mundo. A montanha é conhecida por suas subidas íngremes e seus  cumes afiados.
O primeiro português a atingir o seu cume foi Gonçalo Velez, em 16 de Maio de 2002. Em 19 de Maio de 2008 o alpinista português João Garcia também atingiu o seu cume, solitário e sem recurso de oxigênio artificial. 

Esta expedição de João Garcia insere-se no âmbito do projeto À conquista dos Picos do Mundo, onde João Garcia pretendeu escalar (sem recurso de oxigênio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de oito mil metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes.
No dia 11 de Maio de 2008, às 11 horas da manhã, os alpinistas Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda, da primeira expedição brasileira (Brasil Makalu 2008) alcançaram o cume do Makalu.


Cho Oyu (ou Cho Oyo ou Zhuoaoyou) é a sexta montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia, a 20 km a oeste do monte Everest. Seu nome significa a melhor turquesa no idioma tibetano.

O Cho Oyu foi escalado pela primeira vez em 19 de Outubro de 1954, através do lado noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama, participantes de uma expedição austríaca. A primeira tentativa de escalada foi em em 1952, por uma expedição conduzida por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6 650 m provaram ser além de suas habilidades.

O primeiro alpinista português a atingir o seu cume foi João Garcia em 1993,  integrando uma expedição internacional polaca (liderado por Krzysztof  Wielicki). A ascensão foi realizada por uma nova via sem uso de oxigênio artificial. Até ao momento outros quatro alpinistas portugueses também lograram atingir posteriormente o cume: Foram eles: Gonçalo Velez em Outubro de 1997, Daniela Teixeira em 7 de Outubro de 2006, e Ângelo Felgueiras em 29 de Setembro de 2009;  todos sem recorrerem a oxigénio artificial. Daniela Teixeira foi a  primeira a alpinista portuguesa a atingir um cume de mais de oito mil  metros.

Esta montanha é considerada a menos difícil de se escalar entre todas as montanhas com mais de oito mil metros de altitude. O Cho Oyu foi o quinto pico com mais de 8 000 m a ser escalado, após o Annapurna em Junho de 1950, o monte Everest em maio de 1953, o Nanga Parbat em Julho de 1953 e o K2 em Julho de 1954.


Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia, na parte centro-norte do Nepal. Seu nome significa a montanha branca.
 
Após a sua descoberta em 1808 pelo mundo ocidental,  o Dhaulagiri ficou conhecido como sendo a montanha mais alta no mundo. 

 Isto permaneceu por vários anos, até ser ultrapassada pela estimativa da  altitude do cume do Kangchenjunga em 1852.

O Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, por Kurt Diemberger, Peter Diener, Ernst Forrer, Albin Schelbert, Nyima Dorji e Nawang Dorji, componentes de uma expedição helvético/austríaca.

 
O Manaslu (também conhecido como Kutang) é a oitava montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia. Seu nome deriva da palavra Manasa, que em sânscrito significa a montanha do espírito.

 O Manaslu foi escalado primeiramente em 9 de Maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, membros de uma expedição japonesa.
O primeiro português a atingir o seu cume foi João Garcia, em 28 de Abril de 2009, sem recurso a oxigênio  artificial, e após cinco semanas de adiamentos devido às más condições  atmosféricas, mais agrestes do que seria de esperar, o que levou a que  muitos outros alpinistas, nesse período, tenham desistido nas suas  tentativas de chegar ao cume. 

Esta expedição insere-se no âmbito do  projecto À conquista dos Picos do Mundo, onde João Garcia pretende escalar (sem recurso a oxigénio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de oito mil metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes.


Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, com 8 125 m de altitude, e a 14ª mais proeminente. Localiza-se no na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão, e o seu nome significa, literalmente, algo que está nu em sânscrito.
É uma das montanhas mais escaladas, e mais mortíferas, dos Himalaias:

1895: o alpinista britânico Mummery morria, juntamente com dois companheiros, a cerca de 6 000 m;
1932: expedição conjunta de norte-americanos e alemães;  
1934: uma expedição alemã, chega aos 7 850 m, mas é surpreendida por uma tempestade que provoca a morte de 10 elementos desta expedição, incluíndo 6 sherpas;  
1937: nova expedição alemã, com resultados igualmente dramáticos devido a uma avalanche de neve, em que morrem 16 alpinistas;  
2009: o austríaco Wolfgang Koerbinger faleceu numa tentativa de ascensão.
    A montanha foi escalada completamente pela primeira vez em 3 de julho de 1953 por um alpinista austríaco, Hermann Buhl, e sua equipe alemã de montanhismo.

     O primeiro português a atingir o seu cume foi João Garcia, em 10 de Julho de 2009, sem recurso a oxigênio artificial. Esta expedição insere-se no âmbito do projecto À conquista dos Picos do Mundo, onde João Garcia pretende escalar (sem recurso a oxigénio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de oito mil metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes.
    A escalada ao Nanga Parbat é considerada mais difícil do que a de outras montanhas mais altas, com excepção do K2.


    O Annapurna é uma montanha do Himalaia, no Nepal. É a décima mais alta montanha da Terra. Foi a primeira montanha com mais de 8000 metros de altitude a ser escalada. Annapurna é um nome sânscrito que significa deusa das colheitas.
    O Annapurna conta com diversos picos secundários:

    Annapurna I - 8091 m;
    Annapurna II - 7937 m; 
    Annapurna III - 7555 m;  
    Annapurna IV - 7525 m;  
    Gangapurna - 7455 m;  
    Annapurna Sul - 7219 m.
    • Em 3 de Junho de 1950 Maurice Herzog e Louis Lachenal atingem o topo, uma expedição da qual participavam também Lionel Terray, Gaston Rébuffat, Marcel Schatz, Jean Couzy, Marcel Ichac, Jacques Oudot e Francis de Noyelle.


    A face sul do Annapurna foi vencida pela primeira vez em 1970 por uma expedição britânica liderada por Chris Bonnington e que incluía o alpinista Ian Clough, que morreu durante a descida, atingido por um pilar de gelo desprendido da montanha.
    Em 3 de Fevereiro de 1987, Jerzy Kukuczka e Artur Hajzer, um alpinista polonês, fizeram a primeira ascensão de um pico de mais de 8 000 metros durante o inverno.
    O primeiro alpinista português a atingir o seu cume foi Gonçalo Velez em 23 de Outubro de 1991. 

     Foi a primeira montanha com mais de 8000 m de altitude a ser atingida  por um português, bem como foi a a primeira vez que um português  ascendeu a mais de 8000 m. Também o montanhista João Garcia  escalou com êxito esta montanha em abril de 2010, tendo assim  completado a série das catorze montanhas mais altas que tem vindo a  conquistar ao longo dos anos recentes.


    Gasherbrum I (também conhecido como pico Escondido ou K5) é a décima primeira montanha mais alta do mundo. Gasherbrum I faz parte dos montes de Gasherbrum, situada na região de Karakoram, no Himalaia.
     Gasherbrum na língua local significa a parede brilhante.
    Gasherbrum I foi designado K5 (que significa o pico do Karakoram) por T.G. Montgomery em 1856. 
    Em 1892, William Martin Conway forneceu o nome alternativo, pico Escondido, em referência à sua localização extrema.


    O Broad Peak (originalmente K3) é a décima segunda montanha mais alta do mundo. O Broad Peak faz parte dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia, e está localizado aproximadamente a 8 km do monte K2. O Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri.

    A primeira ascensão do Broad Peak foi feita em 9 de Junho de 1957, por Fritz Wintersteller, Marcus Schmuck, Kurt Diemberger, e Hermann Buhl, integrantes de uma expedição austríaca, conduzida por Schmuck.
     Uma primeira tentativa pela equipe foi feita em 29 de Maio do mesmo ano, onde Wintersteller e Kurt Diemberger alcançaram a parte de ligação ao local mais alto. A primeira ascensão foi realizada sem um dispositivo automático de entrada de oxigênio suplementar, carregadores de altitude elevada e sem sustentação de acampamento.

     O primeiro português a atingir o seu cume foi João Garcia, em 17 de Julho de 2008, sem recurso a oxigênio artificial. Menos de dois meses (a 19 de Maio) antes, João Garcia tinha atingido o cume do Makalu (8 663 m), a quinta montanha mais alta do mundo. Estas expedições inserem-se no âmbito do projecto À conquista dos Picos do Mundo, onde João Garcia pretende escalar (sem recurso a oxigénio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de oito mil metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes.

    Gasherbrum II (também conhecido como K4) é a décima terceira montanha mais elevada do mundo. Gasherbrum II é o terceiro pico mais elevado dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia.
    A rota padrão é através do cume à sudoeste, que é relativamente livre de perigos, tais como as quedas e as avalanches de gelo.
    Gasherbrum II foi escalado primeiramente em 8 de Julho de 1956 por Fritz Moravec, Josef Larch e Hans Willenpart, todos integrantes de uma expedição austríaca.
    O primeiro português a atingir o seu cume foi João Garcia, em 2 de Agosto de 2001, sem recurso a oxigênio artificial.

    O Shishapangma é a décima quarta montanha mais elevada do mundo e a mais baixa das montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Apesar disso, o Shishapangma foi o último pico de 8 000 metros a ser escalado. O nome tibetano significa crista acima das planícies gramíneas. Os nomes alternativos para o Shishapangma incluem Gosainthan (lugar dos santos em sânscrito), Xixabangma (o tempo mau em chinês) e Xixabangma Feng.
    O Shishapangma foi escalado primeiramente em 2 de maio de 1964, por Hsu Ching e sua expedição com mais dez chineses.
    Em 11 de Dezembro de 2004, Jean-Christophe Lafaille, um alpinista francês, terminou a primeira ascensão solo de uma rota nova na face sul.
    Até 2006 o cume desta montanha nunca tinha sido alcançado por nenhum português. Nesse ano o alpinista português João Garcia liderou uma expedição 100% portuguesa a esta montanha que integrou, para além de João Garcia, os alpinistas Bruno Carvalho, Hélder Santos, Rui Rosado, e Ana Santos.
     O jornalista Aurélio Faria acompanhou grande parte da expedição. O cume foi atingido no dia 31 de Outubro, por João Garcia, Bruno Carvalho e Rui Rosado. Durante a descida, Bruno Carvalho faleceu, após uma queda, aos 31 anos de idade. Para Rui Rosado e Bruno Carvalho foi a primeira vez que ascenderam a uma montanha com mais de 8 mil metros. Esta expedição de João Garcia insere-se no âmbito do projecto À conquista dos Picos do Mundo, onde João Garcia pretende escalar (sem recurso a oxigênio, e entre 2006 e 2010) oito das catorze montanhas com mais de oito mil metros de altitude, totalizando assim em 2010 os catorze cumes.

    João Garcia é um exemplo de determinação, força e carácter. O alpinista está na exclusiva lista das 10 pessoas que escalaram as 14 montanhas com mais de 8.000 metros, as mais altas do mundo, sem recurso a oxigênio. 
     Escalou também os cumes mais altos de todos os continentes. Editou três livros, nos quais conta a sua extraordinária experiência.
    Ele tem toda a minha admiração !
     MONTANHA DE GELO

    4 comentários:

    1. Eu adoro montanhas. Não sei bem porque, acho que nos dão a sensação de estar mais perto de Deus. Também deve ser silencioso no alto dessas montanhas aí das fotos. Mas minha relação com elas é respeitosa. A única que subi a pé foi em Amparo. Um fato engraçado: minha amiga fez promessa de subir a montanha do Cristo Redentor se tirasse 10 de química. Ela tirou e o tempo foi passando e nada dela cumprir a promessa. Eu estava mais angustiada que ela. Até que um dia eu a intimei e para ajudar fui com ela. Não foi fácil subir três vezes seguida uma montanha. Mas foi uma experiência maravilhosa que nunca vou esquecer. Deus seja abençoado pelas montanhas. Marisilda

      ResponderExcluir